Inquerito Acreditam que o futuro será carros eléctricos ?

admin
Admin
Admin
Registado: 02 set 2006, 13:05
Has thanked: 120 times
Been thanked: 140 times
Contacto:

Inquerito Acreditam que o futuro será carros eléctricos ?

Mensagem por admin »

aqui fica
Anexos
Capturar.JPG
Capturar.JPG (26.76 KiB) Visto 2893 vezes
Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
jpires
Curioso
Curioso
Registado: 20 abr 2010, 13:54

Re: Inquerito Acreditam que o futuro será carros eléctricos

Mensagem por jpires »

sincera/ n acredito ... acho q os carros electricos constituem uma tecnologia de transição ... apostava mais nos de Hidrogenio ou nos atómicos.
Miguel P.
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 13 jan 2008, 10:42

Mensagem por Miguel P. »

jpires Escreveu:sincera/ n acredito ... acho q os carros electricos constituem uma tecnologia de transição ... apostava mais nos de Hidrogenio ou nos atómicos.

Desculpe mas não percebi a sua ideia: que tipo de motores os veiculos de Hidrogénio ou Atómicos utilizariam?
Eng.º Electrotécnico
Perito RSECE-Energia
Auditor SGCIE
amontenegro@sapo.pt
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 24 abr 2010, 21:10

Mensagem por amontenegro@sapo.pt »

Não tenho a certeza mas os carros de combustão têm de acabar. Em termos de eficiência energética, o motor eléctrico existente é o mais eficaz, actualmente. Consta que no Youtube existe uma mota que faz dos 0-100Km/h em 1 segundo. Impressionante
Ribatejo
Curioso
Curioso
Registado: 12 abr 2010, 14:23

Mensagem por Ribatejo »

boas pessoal

eu acredito nos motores a combustão com bio combustível...

no Brasil já há muitos anos que o fazem combinado com gasolina...
durante a 2ª guerra mundial, Alemanha destilava Batatas, para alimentar tanques e aviões...

por cá a receita e os interesse políticos, tem matado esta possibilidade...

mas acredito que será o futuro a médio prazo... Bio combustível

Cumps
elektron
Curioso
Curioso
Registado: 09 fev 2010, 16:51
Been thanked: 1 time

Mensagem por elektron »

boas a todos
pois não foi só na alemanha no tempo da 2ª guerra. Se a memória não me falha no principio dos anos 70 do seculo passado quando houve tambem um problema qualquer com os produtores de petroleo em que o mesmo chegou a um preço exorbitante, no Brasil começaram a destilar a cana de açucar e a aproveitar o mesmo para os carros, actualmente nos carros a gasóleo que não usam turbo tambem se pode utilizar o óleo de cozinha embora seja proibido por lei.
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas
elektron Escreveu:boas a todos
actualmente nos carros a gasóleo que não usam turbo tambem se pode utilizar o óleo de cozinha embora seja proibido por lei.
O problema não é o turbo, mas sim os injectores e o tipo de bomba que usa. Ou seja, quanto mais electrónica, melhor tem que ser o combustível.

Os corsas 1.5D do final de 80 andam só com óleo de "verão", de inverno não muito frio a 50%, mas o preço do óleo subiu e deixou de compensar.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

Para os mais cépticos, no manual de instruções dos skoda de 2001 tinha a informação de que ele "bebia" sem problemas, biodiesel a 100%...
Aqui está a razão:
http://www.biodieselfillingstations.co.uk/approvals.htm
Aquilo tinha electrónica, turbo e mais umas coisitas...
Estas coisas é como o Mário diz, depende dos materiais usados na construção dos carros, nomeadamente os vedantes feitos de polimeros, que são os mais sensiveis. É preciso fazer escolhas.
bmxcruiser
Curioso
Curioso
Registado: 22 dez 2009, 17:27

Mensagem por bmxcruiser »

segundo sei os veiculos a hidrogenio têm motores electricos pois fazem o inverso do processo da hidrolise da água aqui a ideia passa por juntar hidrogenio ao oxigenio libertando assim vapor de agua e electricidade, e essa electriciade alimenta o motor electrico, penso que a BMW é a unica marca que têm um carro a hidrogenio com motor de explosão este mortor funciona como um sistema de GPL só que aqui o gás é o hidrogenio.

engº Pedro Ferreira
Faeron
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 19 mai 2010, 00:13

Mensagem por Faeron »

Ribatejo Escreveu:boas pessoal

eu acredito nos motores a combustão com bio combustível...

no Brasil já há muitos anos que o fazem combinado com gasolina...
durante a 2ª guerra mundial, Alemanha destilava Batatas, para alimentar tanques e aviões...

por cá a receita e os interesse políticos, tem matado esta possibilidade...

mas acredito que será o futuro a médio prazo... Bio combustível

Cumps
Embora pareça, essa solução "bio", uma grande ideia, enganem-se!
Não se esqueçam da parte económica: Aumenta a procura...aumenta o preço... mesmo que sejam batatas transgénicas não comestíveis, o preço acabará sempre por subir...
E depois mm a nível de politiquices não me parece nada ético produzir batatas para combustível quando elas poderiam saciar a fome a muitas pessoas...
Vamo-nos lá deixar destes pensamentos, que na minha opinião são bastante precipitados ou então, na pior das hipóteses, muitos retrogrados..

Quanto à solução do eléctrico, parece-me ser uma óptima opção pois vejamos:
SE as fontes de energia provenientes para o carregamento forem de PRE, vulgo renováveis, temos uma situação ideal no que toca à temática dos transportes:
- Mais eficiência
- Menos GEE

Agora ponham lá mas é o preço da produção do regime PRE correcto...

Bem, acho que é uma temática tão discutível que vou deixar para outro post

Cumprimentos a todos
Ribatejo
Curioso
Curioso
Registado: 12 abr 2010, 14:23

Mensagem por Ribatejo »

Faeron Escreveu: Embora pareça, essa solução "bio", uma grande ideia, enganem-se!
Não se esqueçam da parte económica: Aumenta a procura...aumenta o preço... mesmo que sejam batatas transgénicas não comestíveis, o preço acabará sempre por subir...
E depois mm a nível de politiquices não me parece nada ético produzir batatas para combustível quando elas poderiam saciar a fome a muitas pessoas...
Vamo-nos lá deixar destes pensamentos, que na minha opinião são bastante precipitados ou então, na pior das hipóteses, muitos retrogrados..
A agricultura esta parada e há muito Alentejo para semear...
e à muitos agricultores que dizem não ter a quem vender os produtos...
portugal é um país que sabe fazer vinho, bagaço, etc...
o principio é o mesmo, fazer álcool com batatas, trigo, tremoços, limões, cevada, etc
a muito campo e sol disponível para tal...

A Electricidade actualmente vem da queima de combustível, e é uma energia pouco limpa em Portugal...
As barragens e as Ventoinhas fornecem um pequena parte... e o resto é comprado em Espanha...

O exemplo da autarquia Ericeira, era um bom exemplo do aproveitamento dos bio combustíveis...
e digo era porque foram multados e proibidos de fazer bio diesel pelo governo...

As batatas que eu falei não é para levar à letra, é um simples exemplo que é uma energia velha e que funciona...
no Brasil aproveitam a cana de açúcar, e funciona as mil maravilhas...

mas venha lá essa electricidade com rodas...
mas a médio prazo não me parece a mais pratica,
eu não tenho dinheiro para comprar um carro velho, e muito menos um eléctrico...

Parece que o país e as famílias portuguesas estão de tanga para umas coisas, e com os bolsos bem forrados para outras...

Se realmente isto estiver de tanga, a curto prazo a mudança não pode ser radical...
trocar a gasolina pelo Bio fuel, não é nada radical...

Eu tenho uma mota 600cc e para poder andar a bio fuel basta comprar um kit de 130€ na Holanda
(mas não tenho onde comprar bio fuel em Portugal)

Para ter uma mota eléctrica tenho que gastar um balúrdio...

Este é o meu ponto de vista, curto médio prazo...
agora no que toca a transportes públicos,
a conversa pode ser outra, seguindo o exemplo dos comboios eléctricos...

fica aqui o link do tal kit de 100€ para motas
http://www.hennovanbergeijk.nl/index.ph ... &Itemid=76

CUMPS
Faeron
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por Faeron »

nham nham..discussão saudável =)
Ribatejo Escreveu:A agricultura esta parada e há muito Alentejo para semear...
e à muitos agricultores que dizem não ter a quem vender os produtos...
É verdade. Mas ao preço que eles querem é preferível comprar em Espanha.. Talvez se tivessem gasto o dinheiro dos apoios que recebem em maquinaria moderna e actualização de métodos em vez de comprarem grandes carros e casas no Algarve seriam capazes de ser competitivos..Assim não!
Ribatejo Escreveu:portugal é um país que sabe fazer vinho, bagaço, etc...
o principio é o mesmo, fazer álcool com batatas, trigo, tremoços, limões, cevada, etc
a muito campo e sol disponível para tal...
Também é verdade..mas com a mesma problemática supra citada associada...infelizmente...
Quanto ao espaço..Se no Alentejo continuar a reinar a estupidez fotovoltaica, que, desculpem meus caros, é o único nome que lhe posso dar, não deverá sobrar muito espaço..
Ribatejo Escreveu:A Electricidade actualmente vem da queima de combustível, e é uma energia pouco limpa em Portugal...
As barragens e as Ventoinhas fornecem um pequena parte... e o resto é comprado em Espanha...
Isto é que já não é nada verdade. Fez agora um ano que chegaram a haver dias em que o diagrama de carga foi, quase na totalidade, preenchido pelo sector eolico. Aliás está a ser ponderado o despacho de eólica devido a esses acontecimentos....
Ribatejo Escreveu:O exemplo da autarquia Ericeira, era um bom exemplo do aproveitamento dos bio combustíveis...
e digo era porque foram multados e proibidos de fazer bio diesel pelo governo...
Confere.

Quanto à fonte "bio" prefiro a reutilização de óleos... em vez da batata, cereal...convém que seja algo que não seja um bem de primeira necessidade, como é o caso dos géneros alimentares.

Atenção! Eu não sou contra o biofuel ou biodiesel!!
Aliás acho que poderá ser uma alternativa...mas tem de ser bem pensada...
Miguel P.
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por Miguel P. »

"Estupidez fotovoltaica" :roll:

Porquê?

Que tipo de fotovoltaica se refere?

Só está a favor das eólicas?

Em matéria de energia não deve haver lugar a posições radicais... para a discussão permanecer "saudável"! :lol:
Eng.º Electrotécnico
Perito RSECE-Energia
Auditor SGCIE
Faeron
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por Faeron »

Refiro me exatamente à centralização fotovoltaica na zona de Serpa..nomeadamente Brinches...

É um espaço enorme para produzir uns meros 9MW de pico... olhemos para "nuestros hermanos" na zona de Granada, ou até para os desertos americanos... o sitema solar de parabólica tem um rendimento muitíssimo superior...
Miguel P.
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por Miguel P. »

Faeron, há muitos tipos de sistemas fotovoltaicos. Como há muitos tipos de aerogeradores, hidrogeradores, biomassa, etc.

Acredite que é muito melhor começar por algum lado (tipicamente a evolução dita o caminho) do que não se fazer nada. Os sistemas FV são ineficientes? Por enquanto ainda são, embora já hajam as novas gerações de células com rendimentos da ordem dos 20% (CIGS e tripla junção). Temos os sistemas de concentração (FV e outros) que têm rendimentos bastante bons (o motor Stirling situa-se nos 30%, os sistemas baseados no ciclo de Rankine cerca de 35%).

As eólicas isoladas não são a solução, fazem parte da solução: o vento não está sempre disponível e não se podem "plantar" geradores eólicos à vontade: há leis da mecânica de fluidos que têm que ser respeitadas.

O Hidrogénio tem o problema da produção e armazenamento, embora a Bloom Energy tenha uma solução interessantíssima (http://www.bloomenergy.com/).

Enfim, podíamos estar aqui a escrever até amanhã de manhã!!!

Abraço,

MP
Eng.º Electrotécnico
Perito RSECE-Energia
Auditor SGCIE
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”