arranque de motores com escovas e resistencias
Re: arranque de motores com escovas e resistencias
as resistencias, ao contrario do que muita gente pensa não é usada para limitar a corrente no arranque, mas sim, essencialmente para deslocar o binário maximo para o momento de aranque.
- nelmindo
- Team Apoio
- Mensagens: 5438
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Localização: PORTO
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Re: arranque de motores com escovas e resistencias
Da autoria de uma das nossas melhores cabeças da área:Mário Escreveu:Boas
Antigamente não havia arrancadores de estrela-triângulo, era tudo arranque directo e as ligações normalmente em estrela, mas de arranque directo só em pequenos, porque com 10 Kw já eram (alguns) de arranque rotórico, ou seja;
Estator com bobinagem normal, (por norma em estrela), rotor bobinado, onde tinha os anéis (três) e as respectivas escovas onde eram ligados os cabos que iam ás resistências (secas ou em óleo era a mesma coisa, só tinha que haver com a dissipação térmica) e, na caixa das resistências eram postas diversas resistências para se comutar os pontos das resistências, variava entre 4 e 10 pontos.
Ou seja quando se ligava o interruptor ou contactor punha-se tensão na bobinagem do estator, e o cursor das resistencias estava em zero, o veio do rotor não se movia dado que o campo magnetico do rotor se encontrava em aberto, e a corrente absorvida era baixa sem picos (no estator), e a partir desse momento rodava-se o cursor para o 1º ponto e o veio do rotor começava em rotação (muito lento) quando se passava para o 2º ponto ía sempre a ganhar velocidade até se por o ultimo ponto que não era nada mais que os três cabos chantados. Havia ainda em complemento um dispositivo que junto aos aneis chantava mecanicamente os aneis e levantava as escovas.
Atenção que havia rotores com tensão perto dos 200 Voltes.
Fiz muitos testes a motores com rotor bobinado onde não utilizava as caixas das resistências, mas sim com agua, punha um cabo do rotor dentro de agua e com os outros dois na mão ía fazendo variar a resistência da agua com a aproximação dos cabos com barras de cobre nas pontas, isto sempre em testes para se saber a tensão e intensidades do rotor.
Cump.
Mário
http://paginas.fe.up.pt/maquel/RH/Res_Hist-01.pdf
Re: arranque de motores com escovas e resistencias
existe um sistema de arranque para motores de rotor bobinado, da EFACEC que consiste numa tina com uma solução salina que é utilizada como resistencia de arranque para esse tipo de motores. Conheço, já tem uns anos e nunca deu problemas.