Retirado da NP4426:amfys Escreveu:Bom dia.
Num edifício com 18 pisos e com a fachada toda em vidro, que torna impossível descidas pelo exterior, como é que se pode dar a volta a esta situação.
Será que é possível fazer as descidas num ducto interior próprio? Neste caso as descidas terão de ir em conduta, e se sim que afastamento tenho de garantir entre descidas?
Agradeço desde já a ajuda.
"Quando é impossível realizar uma baixada no exterior, o cabo de baixada pode passar dentro de um tubo que percorra toda ou parte da parede.
A utilização de tubos isolantes e não inflamáveis é possível desde que estes tenham uma secção interior superior a 2000 mm2. (...) A eficácia do sistema de baixadas pode ver-se reduzida no caso em que a trajectória seja interior. O projectista deve estar consciente desta redução de eficácia do sistema de protecção contra raios, das dificuldades de realizar a manutenção e verificação, bem como dos riscos de penetração de sobretensões no interior dos edifícios."
Posto isto sugiro que contacte alguma empresa especialista neste ramo porque a realização de uma trajectória interior requer alguns cuidados!!!
P.S.: O número mínimo de descidas de acordo com a recente emenda à norma NP4426 é de duas (com pára-raios ionizante), já o era na anterior versão para edifícios com mais de 28m de altura que é o seu caso!!! Ter ainda em conta que as descidas devem ser estabelecidas em locais diferentes (independentes).