transformador de isolamento

Responder
okinawa
Curioso
Curioso
Registado: 23 jan 2010, 17:33

transformador de isolamento

Mensagem por okinawa »

ola,
eu gostava de saber como funciona um transformador de isolamento.
eu ja andei a peskisar umas coisas e sei k e um transformador normal com uma relação de transformação 1:1. k corta o contacto fisico entre o primario e o secundario fazendo com k o neutro e a terra k são comuns(estão chantadas no pt) deixem de ser.
o k m deixa pensativo e k s tocar-mos na fase e na terra não apanhamos choque, pk o mosso corpo e condutor e a terra e uma linha de descarga s tocar-mos numa fase não ha descarga.
alguem m pode ajudar?
gatobravo
Curioso
Curioso
Registado: 15 jun 2009, 17:03
Been thanked: 1 time

Re: transformador de isolamento

Mensagem por gatobravo »

Boa noite.

Qual é a dúvida mesmo? Tente ser mais explicito e não falar como nos telemóveis.

Cumprimentos.
chip
Curioso
Curioso
Registado: 28 abr 2010, 17:57

Mensagem por chip »

Ok, está mesmo confuso.

Tente ser mais objectivo por favor

Obrigado
bacalhau
Aprendiz
Aprendiz
Registado: 08 abr 2008, 20:35

Mensagem por bacalhau »

okinawa Escreveu:ola,
eu gostava de saber como funciona um transformador de isolamento.
eu ja andei a peskisar umas coisas e sei k e um transformador normal com uma relação de transformação 1:1. k corta o contacto fisico entre o primario e o secundario fazendo com k o neutro e a terra k são comuns(estão chantadas no pt) deixem de ser.
o k m deixa pensativo e k s tocar-mos na fase e na terra não apanhamos choque, pk o mosso corpo e condutor e a terra e uma linha de descarga s tocar-mos numa fase não ha descarga.
alguem m pode ajudar?
Está um bocado confuso mas penso que sei o que queres dizer...
"que no secundário do trf de isolamento se tocares numa das fase deverias apanhar um esticão uma
vez que o teu corpo faz de condutor para a terra"

Mas não .. não tens qualquer problema só se mexeres nas duas linhas do secundário do trf
isso sim...levas como valor do potencial delas.. mas se for só numa saída não tens nenhum problema pois como tu dizes
é um trf de isolamento logo não há potencial em relação a terra comparado com alimentação do primário
o neutro está ligado á terra no posto de transformação logo se tocares na fase
truca um choque ou um lula como queiras...

Um abraço
patinhofeio
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 mar 2008, 10:45

Mensagem por patinhofeio »

Boas.
Complementando o que foi escrito pelo bacalhau(da Noruega lol)
Para que haja passagem de corrente, um circuito tem de estar fechado.
Na rede doméstica, o neutro está ligado à terra no Porto de transformação, fazendo com que haja circuito entre fase/neutro ou fase/terra. Ora, se tocar na fase, apanhará "esticão" por ficar a fazer o fecho do circuito entre a fase e a terra.
Num transformador de isolamento, nenuma das pontas é fase nem neutro. Ambas as pontas têm a mesma perigosidade pois nenhuma delas está referenciada à terra para fazer o neutro. Se não há ligação à terra no secundário de um transformador de isolamento, então, mesmo que estejamos com os pés no chão e apenas tocar-mos num dos polos do transformador, não ha "choque" porque não estamos a fechar nenhum circuito. Já se tocar-mos as duas pontas do transformador, já estamos a fechar o circuito, e apanhamos descarga equivalente à potencia do transformador.
Abraço
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
chip
Curioso
Curioso
Registado: 28 abr 2010, 17:57

Mensagem por chip »

Bom dia

Se a dúvida era essa está tudo esclarecido e bem esclarecido.

Nada a acrescentar.

Um abraço a todos
okinawa
Curioso
Curioso

Mensagem por okinawa »

ola,
peço desculpa por ter estado ausente e n ter respondido.
a minha duvida e essa, mas isso eu sei.
só não consigo perceber porque não apanhamos choque.
porque temos uma tensão, mesmo que não seja 220v na fase (entre fase e terra) e se tocar-mos nas 2 pontas ha uma diferença de potencial ha uma carga logo ha uma intensidade, porque a terra e comum a montante e a jusante do transformador e tambem uma linha de descarga.
patinhofeio
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 mar 2008, 10:45

Mensagem por patinhofeio »

okinawa Escreveu:ola,
peço desculpa por ter estado ausente e n ter respondido.
a minha duvida e essa, mas isso eu sei.
só não consigo perceber porque não apanhamos choque.
porque temos uma tensão, mesmo que não seja 220v na fase (entre fase e terra) e se tocar-mos nas 2 pontas ha uma diferença de potencial ha uma carga logo ha uma intensidade, porque a terra e comum a montante e a jusante do transformador e tambem uma linha de descarga.
Boas.
Volte a ler o meu anterior post, e a reler se necessário.
Se ligar a terra a um dos condutores de saída do transformador, a outra extremidade passará a dar choque. Na pratica, nenhuma das saídas do secundário de um transformador de isolamento é ligada a outra coisa que não à carga. É essa a função dele, alimentar apenas a carga. Se apenas liga à carga, apenas há fecho de circuito se tocar nas 2 pontas(secundário).(voltamos ao que disse atrás: só há circulação de corrente quando um circuito se fecha)
Abraço
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
okinawa
Curioso
Curioso

Mensagem por okinawa »

o que eu disse foi que o terra estas ligado ao terra.
ou seja no primário do transformador tem fase e neutro, no secundário igual. e o terra esta ligado ao barramento porque tudo o que e metálico e não só esta ligado ao barramento terra.o que me faz confusão e porque e que a seguir ao transformador se tocarmos na fase e na terra não apanhamos choque. deve de haver mais alguma explicação para alem do corte físico que o transformador faz.
bacalhau
Aprendiz
Aprendiz

Mensagem por bacalhau »

Olá,

Pois tens de tirar essa confusão da tua cabecinha.
A entrada (PRI ) do TRF tem a fase e o neutro fechando circuito no enrolamento
do primário , a terra que liga á estrutura do TRF ou seja chapa magnética e todos os componentes
dor TRF , para que em caso de falha do TRF possa disparar as devidas protecções.
Num transformador com um primário e um secundário a transferência de energia é feita através do
campo magnético do núcleo portanto não há contacto entre o enrolamento do primário e
enrolamento do secundário este fica totalmente separado .
TRF.jpg
TRF.jpg (35.41 KiB) Visto 4175 vezes
Bacalhau (da Noruega)
okinawa
Curioso
Curioso

Mensagem por okinawa »

não tenho permissão para ver anexos nem anexa-los :(
a seguir ao transformador não existem diferenciais.
eu trabalho num hospital e nos blocos há um equipamento que e um bisturi eléctrico em que o principio de funcionamento de +- assim:

o bisturi e ligado a um aparelho (que certamente a saída tem uma tenção baixa e um frequência alta) e depois temos 2 possibilidades
1- o bisturi tem 2 pólos, o positivo e o negativo e por ai passa a corrente
2- o bisturi deve de ter 1 pólo (não tenho a certeza) e faz passagem a massa. ou seja a mesa de operações esta ligada a terra e quando o bisturi toca no doente a intensidade flui através do doente passa pela mesa ate a terra.
logo deixa-me a pensar se eu tocar na fase e na terra também deveria de passa intensidade por mim ou não?
e deve de haver um efeito qualquer que o transformador faça para alem da do corte físico, ou uma explicação mais teórica.
bacalhau
Aprendiz
Aprendiz

Mensagem por bacalhau »

"logo deixa-me a pensar se eu tocar na fase e na terra também deveria de passa intensidade por mim ou não?
e deve de haver um efeito qualquer que o transformador faça para alem da do corte físico, ou uma explicação mais teórica
".

A explicação é que não há potencial entre das duas linhas do secundário do trf e a terra , não havendo diferença
de potencial não há corrente .. não apanhas choque....
okinawa
Curioso
Curioso

Mensagem por okinawa »

eu uma vez estava a ligar uns comandos de um quadro, nesse quadro tinha um transformador de 220/24V e eu para ver se o transformador estava bom medi com o aparelho e normalmente 1º meço a ddp nos pólos em relação a terra e depois entre os pólos. e para meu espanto quando medi em relação a terra ambos os pólo tinham certa de 130v cada mas entre eles tinham apenas 24v. ou seja mesmo com uma ddp de 130v eu mexi nos fios com as mãos na boa e na apanhei nenhum choque.
eu por acaso isso nunca medi mas deve haver uma ddp entre um pólo e a terra mesmo que não sejam 230v.
okinawa
Curioso
Curioso

Mensagem por okinawa »

e quero agradecer a quem me desbloqueou os anexos

obrigado
Electro 99
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 fev 2009, 18:21
Has thanked: 5 times
Been thanked: 3 times

Mensagem por Electro 99 »

Boa noite prezados colegas,

Relativamente a esta temática dos transformadores de intensidade, há um aspecto que deixa dúvidas:

- Sendo os enrolamentos ligados em triângulo/estrela, não há risco de a razão de transformação ser diferente de 1?

Cumps,

Electro 99.
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”