Motor de 220V para 110V

Responder
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 12 jan 2008, 00:53
Enviou: 17 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes
Contacto:

Motor de 220V para 110V

Mensagem por BLima »

Viva colegas,

Tenho colega meu que tem um motor de rega, com pistões, que trabalha a 220V. O problema dele é que a pressão é demasiado alta e por isso queria reduzi-la.

Como tem um transformador de 110V em casa, "pensei" que poderia rodá-lo a 110 em vez de 220. Rodando mais devagar e consequentemente diminuir a pressão. MAS, se ao rodar a 110V não vamos reduzir a frequência para 25hz, como acontece nos variadores de frequência. Assim vai rodar à mesma velocidade, a produzir a mesma pressão, mas a consumir o dobro da amperagem? Certo?

Cumps,
Bruno
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 220 vezes

Re: Motor de 220V para 110V

Mensagem por Mário »

Boas "BLima"

"Tenho colega meu que tem um motor de rega, com pistões, que trabalha a 220V. O problema dele é que a pressão é demasiado alta e por isso queria reduzi-la."

Para reduzir a pressão tens que aumentar o diâmetro da saída

"Como tem um transformador de 110V em casa, "pensei" que poderia rodá-lo a 110 em vez de 220."

Errado, não podes por a 110 o que nasceu para 220 sem alterares a bobinagem

"Rodando mais devagar e consequentemente diminuir a pressão. MAS, se ao rodar a 110V não vamos reduzir a frequência para 25hz, como acontece nos variadores de frequência. Assim vai rodar à mesma velocidade, a produzir a mesma pressão, mas a consumir o dobro da amperagem? Certo?"

Certo, tensão é uma frequência é outra.
Com o variador vais ter menos rotação (menos caudal, menos pressão), cuidado com os Hz abaixo de 30.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
jasilva
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 19 set 2007, 14:05

Mensagem por jasilva »

Boa tarde,

Não seria mais vantajoso e eficaz colocar uma válvula redutora de pressão à saída da bomba? Até porque com a válvula é-lhe permitido regular para a pressão pretendida...
Cumprimentos,
José Silva
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Contacto:

Mensagem por BLima »

Viva colegas,

Obrigado pelas dicas. De facto uma válvula é o melhor sistema.

Fiquei apenas com uma pequena dúvida. Ao rodar com os 110V, o consumo do motor não iria aumentar "teoricamente" para o dobro? Para manter a mesma potência?

Obrigado,
Bruno
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas "jasilva"

"Não seria mais vantajoso e eficaz colocar uma válvula redutora de pressão à saída da bomba? Até porque com a válvula é-lhe permitido regular para a pressão pretendida..."

Atenção que a bomba é de pistão. Não se pode instalar uma válvula redutora.

"Fiquei apenas com uma pequena dúvida. Ao rodar com os 110V, o consumo do motor não iria aumentar "teoricamente" para o dobro? Para manter a mesma potência?"

Sim, se o motor fosse de 110/220, irias ligar em 110 e claro, o consumo ia para o dobro de 220 com a mesma potencia e rotação

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
jasilva
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 19 set 2007, 14:05

Mensagem por jasilva »

Boas tardes, colega "Mário".
Efectivamente não tinha reparado que estavamos a falar de uma bomba de pistões. Agradeço a rectificação.
Dependendo do modelo da bomba, sei que existem algumas em que se pode variar o caudal (alterando o curso dos pistões), no entanto mesmo que fosse o caso não resolveria o problema de "pressão" do colega "BLima". Nesta situação a alternativa (e é a única coisa que pode ser feita para ter resultados directos) é mesmo alterar a área de passagem da água (diâmetro do tubo).
Cumprimentos,
José Silva
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas "jasilva"

Tambem não sei porque uma bomba de pistão para rega, se calhar é a que está mais à mão.

Cump.
Mário
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Contacto:

Mensagem por BLima »

Viva,

Obrigado pelas dicas pessoal.

De facto Mário era o que estava mais à mão para o meu colega.

Cumps,
Bruno
Atentamente,
Bruno
Responder

Voltar para “Dúvidas”