
O Leaf, carro eléctrico da Nissan com baterias produzidas em Aveiro, vai ser comercializado em Portugal, Holanda, Reino Unido e Irlanda a partir de Fevereiro do próximo ano.
Segundo anunciou hoje a empresa, citada pela Bloomberg, o Leaf vai custar 23.350 libras (27.322 euros) no Reino Unido, tendo já em conta os incentivos a conceder pelo Governo britânico para aquisição de carros eléctricos.
A empresa nipónica tinha confirmado em Março que o Leaf seria construído em Sunderland, no Reino Unido.
O Leaf será um carro familiar completamente eléctrico, sendo que a Nissan já anunciou que irá aceitar encomendas do novo modelo já este Verão em alguns mercados europeus, entre os quais Portugal.
Numa primeira fase, o carro eléctrico da Nissan, o primeiro a ser construído à escala global, não incluirá as baterias produzidas em Portugal, porque a nova fábrica portuguesa vai começar a ser construída no Outono do próximo ano no complexo da Renault em Cacia, Aveiro.
O objectivo é produzir um total de 50 mil baterias por ano", sendo que as primeiras deverão sair da unidade de Cacia no final de 2012", num investimento total de 160 milhões de euros.
O novo Leaf irá concorrer com outros no segmento C (VW Golf, Opel Astra, Renault Mégane, etc), mas com a diferença de que será totalmente movido a electricidade.
Uma carga completa da bateria fornece um alcance de aproximadamente 160 km, o que irá satisfazer as necessidades de 80 por cento dos condutores que utilizam os seus automóveis em distâncias menores num dia normal.
fonte: http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=425849