Alemanha quer liderar fabrico de carros a electricidade

Responder
Avatar do Utilizador
admin
Admin
Admin
Mensagens: 4724
Registado: 02 set 2006, 13:05
Localização: Algarve
Has thanked: 120 times
Been thanked: 140 times
Contacto:

Alemanha quer liderar fabrico de carros a electricidade

Mensagem por admin »

ImagemA Alemanha quer assumir a liderança do mercado de carros movidos a electricidade, e já traçou como meta ter um milhão de veículos deste tipo até 2020, num congresso realizado hoje em Berlim para criar uma plataforma nacional.

Na conferência participaram, além da chanceler, Angela Merkel, e vários ministros federais, representantes dos principais fabricantes automóveis e empresas energéticas do maior país da União Europeia.

O tema central dos debates incidiu sobre as novas tecnologias para substituir os combustíveis fósseis nos motores dos automóveis, nomeadamente a energia eléctrica e as células de hidrogénio.

A questão das infra-estruturas para o novo tipo de veículos, a respectiva formatação, a reciclagem e os materiais a utilizar no fabrico foram outras questões abordadas.

No Primeiro Congresso da Electromobilidade, em Berlim, os fabricantes de automóveis deixaram claro que são necessárias bonificações fiscais e outros apoios do Estado para acelerar a entrada no mercado dos novos veículos

O presidente da Confederação da Indústria Automóvel, Matthias Wissmann, advogou "uma via comum europeia" para desenvolver os carros eléctricos, no que se refere aos subsídios à indústria. A chanceler, Angela Merkel, não respondeu directamente às propostas dos industriais, mas admitiu que "sobretudo a investigação" dos novos veículos possa ser fomentada.

O objectivo do congresso era "coordenar melhor a concessão e produção de carros eléctricos", disse o ministro federal dos transportes, Peter Ramsauer. Para concretizar estes planos foram formados sete grupos de trabalho com a participação de responsáveis políticos e das indústrias envolvidas, os quais começarão a funcionar em finais de Maio.

Todos os fabricantes de automóveis alemães, excepto a Porsche, estão a trabalhar intensivamente na investigação de carros eléctricos, e esperam ter vários modelos no mercado em 2013.

A BMW anunciou o lançamento do Megacity Vehicle, e testa actualmente uma frota de 600 carros de dois lugares movidos a electricidade.

A Daimler quer produzir em série uma versão eléctrica do Smart a partir de 2012, e no ano seguinte quer colocar um carro eléctrico no mercado chinês, em cooperação com o fabricante local BYD.

A Audi lançará o primeiro veículo deste género no mesmo ano, o e-tron, um carro de desporto da gama alta, com 330 cavalos de potência, e uma velocidade de ponta de 230 quilómetros por hora, que custará mais de 100.000 euros.

Além disso a fábrica de Ingolstadt projecta também uma versão eléctrica do A1, cuja versão a gasolina estará à venda ainda este ano.

A Volkswagen, maior fabricante europeu, já anunciou também o mini-carro Up, a partir de 2012, e no mesmo ano versões movidas a electricidade do bestseller Golf e do Jetta, além do E-Lavida, para o mercado chinês, este último talvez ainda mais cedo.

Quanto à Opel, já revelou que comercializará na Europa, também até 2013, uma versão híbrida do Ampera (Volt norte americano), a electricidade e com um pequeno motor a gasolina para carregar a bateria, semelhante ao Volt, que começará a ser vendido em 2011 nos EUA.



Fonte: http://diariodigital.sapo.pt/dinheiro_d ... 325&page=0
Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
Responder

Voltar para “Notícias”