Mistério de quadro disparar - URGENTE
Re: Mistério de quadro disparar - URGENTE
Olá rainbow, bom dia.....
ao almoço já reparo se tem as cruzinhas ou não...
pois é verdade, dispara sempre à mesma hora e não há nada manual ou automático programado para essa hora....quanto à iluminação pública, a essa hora as luzes já estão desligadas....não sei se desligam muito antes ou não....
enfim isto é uma chatice, todos os dias cada vez que me levanto lá vou eu ligar a porcaria do botão....o electricista diz que não sabe o que há-de pensar...enfim...
ao almoço já reparo se tem as cruzinhas ou não...
pois é verdade, dispara sempre à mesma hora e não há nada manual ou automático programado para essa hora....quanto à iluminação pública, a essa hora as luzes já estão desligadas....não sei se desligam muito antes ou não....
enfim isto é uma chatice, todos os dias cada vez que me levanto lá vou eu ligar a porcaria do botão....o electricista diz que não sabe o que há-de pensar...enfim...
Ândria Matias
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 18 abr 2010, 12:23
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 50 times
Ora Viva,
Queria só deixar aqui mais uma dica, não pretendo levar a água ao meu moinho, a pretensão é so ajudar, estou a ver que é necessário chamar um técnico ao local do crime para solucionar o problema.
Tal como tinha dito a concepção da sua instalação não é a melhor para a detecção deste tipo de anomalia, e o que é provável acontecer é o seguinte, a rede de distribuição de energia tem variações ao longo do dia, com a ligação de carga sobre a rede, e se existir um defeito ou defeitos nos circuitos controlados pelo seu aparelho que garante a protecção contra correntes de defeito, pode dar origem a haver potencial entre o Neutro e a Terra o que poderá fazer com que ultrapasse a sensibilidade do aparelho provocando o disparo.
Pelo que a sugestão que lhe dei anteriormente, na minha opinião é a que deve ser seguida.
Queria só deixar aqui mais uma dica, não pretendo levar a água ao meu moinho, a pretensão é so ajudar, estou a ver que é necessário chamar um técnico ao local do crime para solucionar o problema.
Tal como tinha dito a concepção da sua instalação não é a melhor para a detecção deste tipo de anomalia, e o que é provável acontecer é o seguinte, a rede de distribuição de energia tem variações ao longo do dia, com a ligação de carga sobre a rede, e se existir um defeito ou defeitos nos circuitos controlados pelo seu aparelho que garante a protecção contra correntes de defeito, pode dar origem a haver potencial entre o Neutro e a Terra o que poderá fazer com que ultrapasse a sensibilidade do aparelho provocando o disparo.
Pelo que a sugestão que lhe dei anteriormente, na minha opinião é a que deve ser seguida.
- mitos
- Velha Guarda
- Registado: 02 jul 2009, 15:37
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 17 times
Cara amiga,
uma dica para a ajudar e nos ajudar, esta noite deixe metade do quadro desligado (desligue o que não lhe fizer falta) e depois veja se de manhã volta a disparar (pode desligar circuitos de maquinas de lavar, garagem, tomadas gerais, forno e placa e todos os que conseguir)
com isto podemos eliminar possiveis problemas, caso volte a disparar sabe que o problema não está nesses circuitos e terá de desligar os restantes na proxima noite, isto até encontrar um possivel causador deste problema...
agora para os colegas tecnicos - aparentemente existe um diferencial de 30mA, que no caso de pequenas correntes de fuga pode deixar o sistema muito instavel e disparar á minima flutuação, volto a sugerir um diferencial Hiper imunizado ou caso os valores de resistencia de terra o permitam um diferencial de 300mA (garantindo os 30mA onde for necessario caso das casas de banho)
uma dica para a ajudar e nos ajudar, esta noite deixe metade do quadro desligado (desligue o que não lhe fizer falta) e depois veja se de manhã volta a disparar (pode desligar circuitos de maquinas de lavar, garagem, tomadas gerais, forno e placa e todos os que conseguir)
com isto podemos eliminar possiveis problemas, caso volte a disparar sabe que o problema não está nesses circuitos e terá de desligar os restantes na proxima noite, isto até encontrar um possivel causador deste problema...
agora para os colegas tecnicos - aparentemente existe um diferencial de 30mA, que no caso de pequenas correntes de fuga pode deixar o sistema muito instavel e disparar á minima flutuação, volto a sugerir um diferencial Hiper imunizado ou caso os valores de resistencia de terra o permitam um diferencial de 300mA (garantindo os 30mA onde for necessario caso das casas de banho)
Ipse se nihil scire id unum sciat
MiToS
MiToS
-
- Velha Guarda
- Registado: 10 ago 2009, 10:15
- Has thanked: 16 times
- Been thanked: 39 times
Boa tarde.
A minha opinião é que um diferencial super imunizado não vai resolver o problema. A fazer qualquer coisa, o diferencial só vai "abafar" o problema. Para além de que, provavelmente, o problema será EXTERIOR à instalação.
A minha opinião é que um diferencial super imunizado não vai resolver o problema. A fazer qualquer coisa, o diferencial só vai "abafar" o problema. Para além de que, provavelmente, o problema será EXTERIOR à instalação.
...o DR Super Imunizado identifica se a corrente é senoidal ou se o risco realmente existe. O produto é indicado para instalações industriais, mercados de infra-estrutura, mineração, saneamento, hospitalar e data centers.
a gama “si” foi concebida para manter uma rede de segurança e de continuidade de serviço óptimo nas instalações perturbadas:
- por condições atmosféricas extremas,
- por receptores geradores de harmónicas,
- por correntes transitórias de manobras.
O meu palpite vai para as manobras...

Eng.º Electrotécnico
Perito RSECE-Energia
Auditor SGCIE
Perito RSECE-Energia
Auditor SGCIE
Antes de vir para Évora morava numa aldeia perto de Alcácer do Sal. Todos os dias, por volta das 07H30m, havia um problema na Rede.
Sublinho: todos os dias sem excepção.
Este problema era devido a manobras. Ficávamos 1-2 segundos sem alimentação.
É por isso que dou esta sugestão. Parece-me coincidência a mais ser à mesma hora, todos os dias.
A solução passa por se colocar um data logger na rede e analisar o que se passa naquele momento.
Se for um transitório um dispositivo do tipo DST resolve (ou pode resover! depende!).
Sublinho: todos os dias sem excepção.
Este problema era devido a manobras. Ficávamos 1-2 segundos sem alimentação.
É por isso que dou esta sugestão. Parece-me coincidência a mais ser à mesma hora, todos os dias.
A solução passa por se colocar um data logger na rede e analisar o que se passa naquele momento.
Se for um transitório um dispositivo do tipo DST resolve (ou pode resover! depende!).
Eng.º Electrotécnico
Perito RSECE-Energia
Auditor SGCIE
Perito RSECE-Energia
Auditor SGCIE
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 80 times
Josecalado Escreveu:Boa Noite,Andria Escreveu:Não consigo ver as imagens anexadas!!!! Alguém me explica como faço????
Deixo aqui a minha tentativa de ajuda, um dos problemas da sua instalação é a concepção da mesma, visto ter uma protecção diferencial geral a proteger toda a instalação, o que torna mais difícil a detecção de anomalia, na minha opinião o problema situa-se na sua instalação que terá de ser identificado através de medidas das condições dos diversos circuitos, e se o electricista não conseguir identificar o circuito ou circuitos com defeito, deverá subdividir a protecção diferencial por mais do que um e com esta solução ficará mais simples a detecção da anomalia.
Estes problemas por vezes a sua detecção não é fácil mas sempre possível, desde que o técnico avalie os valores nas tentativas de detecção.
Cumpr.
Boas,
o colega não desanime... estou completamente de acordo consigo, esse deve ser o caminho a seguir para tornar a exploração desta instalação mais fiável, e que vai tornar possível verificar, sem margem para dúvidas, se o problema é interior ou exterior.
No caso de o problema ser interior, que é o mais provável, será então possível identificar qual o circuito com problemas.
Para além disto convém verificar o circuito de terra e respectivo eléctrodo...nunca se sabe?!
Cump
ohmico
-
- Velha Guarda
Boa tarde colega.ohmico Escreveu:No caso de o problema ser interior, que é o mais provável, será então possível identificar qual o circuito com problemas.
Em que te baseaste para afirmares que o problema deve ser interior?
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 80 times
Boas,
99,...% das avarias deste tipo são inerentes à instalação em causa.
Até este momento não foi apresentado nenhum indício de que o problema não tivesse origem no interior, portanto, em minha opinião, devia ser este o caminho a seguir.
Pode inclusivamente ser um problema que esteja a ser transmitido pelo circuito de terra, (há por aí muitas instalações cujo eléctrodo não existe e foi substituido na altura da execução por uma ligação à armadura de ferro da construção).
Hoje em dia existe uma tendência muito grande para, logo à partida, complicar o que posteriormente se vem a verificar que é muito mais simples.
Se a srª já afirmou que o electricista dela não consegue resolver o problema, o melhor conselho parece-me que seria o de chamar um técnico mais qualificado.
ohmico
99,...% das avarias deste tipo são inerentes à instalação em causa.
Até este momento não foi apresentado nenhum indício de que o problema não tivesse origem no interior, portanto, em minha opinião, devia ser este o caminho a seguir.
Pode inclusivamente ser um problema que esteja a ser transmitido pelo circuito de terra, (há por aí muitas instalações cujo eléctrodo não existe e foi substituido na altura da execução por uma ligação à armadura de ferro da construção).
Hoje em dia existe uma tendência muito grande para, logo à partida, complicar o que posteriormente se vem a verificar que é muito mais simples.
Se a srª já afirmou que o electricista dela não consegue resolver o problema, o melhor conselho parece-me que seria o de chamar um técnico mais qualificado.
ohmico
Ola a todos, boa tarde, primeiro que tudo vou anexar em baixo um link do tipo de diferencial que tenho no meu quadro, é igualzinho ao que está neste link.
http://www.efapel.pt/catalogo/detalhes_ ... hp?id=9654
De seguida....hoje o quadro não disparou...
Vou começar então hoje a desligar cada dia um circuito deste quadro para ver se conseguimos chegar a alguma conclusão....
Uma coisa que me lembrei ( a minha cabeça não pára ), logo no 1.º dia que nos mudamos ao ligar as luzes de um dos quartos...um foco fundiu-se e fez disparar o quadro do piso dos quartos, só disparou esse quadro...mais nada...o casquilho até ficou preto...acham que poderá ter alguma coisa a ver com isso????
http://www.efapel.pt/catalogo/detalhes_ ... hp?id=9654
De seguida....hoje o quadro não disparou...
Vou começar então hoje a desligar cada dia um circuito deste quadro para ver se conseguimos chegar a alguma conclusão....
Uma coisa que me lembrei ( a minha cabeça não pára ), logo no 1.º dia que nos mudamos ao ligar as luzes de um dos quartos...um foco fundiu-se e fez disparar o quadro do piso dos quartos, só disparou esse quadro...mais nada...o casquilho até ficou preto...acham que poderá ter alguma coisa a ver com isso????
Ândria Matias
Boas.
Comigo aconteceu um caso quase identico, numa instalação nova,aconteceu o seguinte;
-de quando em vez o diferencial do quadro disparava mas da seguinte forma,eu ligava a
luz florescente e ao fim de uns minutos sem que me apercebesse ele disparava.
Conclusão falei com o electricista que por sinal era moço do meu tempo de escola e, ele
veio ver e disse-me que tinha colocado aquele diferencial mais sensivel 30ma para mais
segurança logo disparava por uma pequena passagem que neste caso se identificou num
cabo de ligação do balastro da lampada que estava partido.
Comigo aconteceu um caso quase identico, numa instalação nova,aconteceu o seguinte;
-de quando em vez o diferencial do quadro disparava mas da seguinte forma,eu ligava a
luz florescente e ao fim de uns minutos sem que me apercebesse ele disparava.
Conclusão falei com o electricista que por sinal era moço do meu tempo de escola e, ele
veio ver e disse-me que tinha colocado aquele diferencial mais sensivel 30ma para mais
segurança logo disparava por uma pequena passagem que neste caso se identificou num
cabo de ligação do balastro da lampada que estava partido.
travisco
Olá Travisco, bom dia...
E depois como resolveu ele o problema???
P.S.: Hoje o quadro já disparou...
E depois como resolveu ele o problema???
P.S.: Hoje o quadro já disparou...
Ândria Matias
-
- Velha Guarda
Cara colega, bom dia.
Já conseguiu perceber a questão da iluminação? A que horas desliga?
E diga-me outra coisa, no momento em que o quadro desliga exixte alguma coisa eléctrica ligada na sua casa? Iluminação, torradeira, alguma coisa?
Já conseguiu perceber a questão da iluminação? A que horas desliga?
E diga-me outra coisa, no momento em que o quadro desliga exixte alguma coisa eléctrica ligada na sua casa? Iluminação, torradeira, alguma coisa?
Bom dia Rainbow, ainda não consegui perceber a que horas desliga a iluminação exterior...porque estão longe as luzes....hehehe
A essa hora a única coisa que está ligada é o frigorifico, que está sempre não é verdade e é o meu despertador...mais nada...
conseguiu ver o link que mandei da efapel...o meu diferencial é igual ao do link.
A essa hora a única coisa que está ligada é o frigorifico, que está sempre não é verdade e é o meu despertador...mais nada...
conseguiu ver o link que mandei da efapel...o meu diferencial é igual ao do link.
Ândria Matias