Inclinação optima paineis fotovoltaicos

Responder
bruno007
Curioso
Curioso
Registado: 13 jan 2010, 23:37

Inclinação optima paineis fotovoltaicos

Mensagem por bruno007 »

Boas novamente, ando aqui com um trabalho sobre fotovoltaicos os quais n tenho experiencia nenhuma (por esse motivo ja ser o meu segundo post em dois dias=X )

O que vos peço é se alguém me conseque explicar como se acha essa inclinação optima! por exemplo no verão o sol atinge (tou a falar de portugal) cerca de 70º que é igual a latitude(40º) + 23º da posição solar de verao + 7º da diferença do polo magnetico com o polo geometrico ( se tiver enganado neste meu pensamento corrigam-me).

Desta forma o painel tem de ter a sua superficie horizontal a fazer um plano perpendicular com a direcção do sol!

desta forma se o sol tiver aos 70º que referi em cima (que n sei se ta correcto o meu pensamento), a inclinaçao do painel tera de ser de 20º??

Agradeço toda a ajuda e opinioes ;-)

Bruno Carvalho
Miguel P.
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 13 jan 2008, 10:42

Re: Inclinação optima paineis fotovoltaicos

Mensagem por Miguel P. »

Bruno,

Boa noite,

No site que enviei há uma excelente explicação para tirar essas dúvidas:

http://pvcdrom.pveducation.org/SUNLIGHT/SUNMOT.HTM

e páginas seguintes.

Umas notas: dependendo do sistema FV assim se faz a optimização: Se for um sistema com seguidor solar, podendo variar em azimute e elevação (dois eixos), o problema está resolvido. Este é o sistema ideal mas tem que ser contabilizados os custos do equipamento, de instalação, da manutenção e a energia necessária para movimentar o sistema.

Se o sistema for fixo para injectar na rede tem que ser contabilizada a energia que o sistema recebe anualmente. Aqui impera o estudo de sombreamentos (longínquos e próximos), por exemplo.

Se for um sistema autónomo a optimização tem que ser feita contabilizando o pior dos meses, tipicamente Dezembro ou Janeiro.

Para o estudo de um sistema autónomo é fundamental a análise do Diagrama de Cargas (DDC).

Sugestão: eu utilizo o software PVSYST que permite uma análise bastante aprofundada dos sistemas.

http://www.pvsyst.com/

Este software é o único (que eu conheço) que faz a análise dos sombreamentos próximos. Além disso gera os ficheiros climáticos (synthetic data) através do Meteonorm.

Nota final: o albedo é bastante importante nesta análise!

Espero que resolva os problemas.

MP
Eng.º Electrotécnico
Perito RSECE-Energia
Auditor SGCIE
Responder

Voltar para “Energias Renováveis”