Curva I vs U fotovoltaicos

Responder
bruno007
Curioso
Curioso
Registado: 13 jan 2010, 23:37

Curva I vs U fotovoltaicos

Mensagem por bruno007 »

Boas pessoal ando aqui a fazer um trabalho sobre fotovoltaicos e ja ando aqui com tantas formulas a volta q já nem sei o que fazer..

Bem o que eu queria mesmo era saber que formula I(V)=... utilizamos para obter a curva I-U. elas sao dadas pelos fabricantes de paineis, contudo queria fazer um teste experimental para comparaçoes com alteraçoes de temperatura e outra com comprarações de diferentes radiaçoes.

Será que alguem me pode ajudar neste pequeno problema? certamente pa quem percebe disto em 2 minutos me ajuda;)

Já agora se alguem me souber explicar como fazer em matlab um gerador fotovoltaico e assim extraia de la as curvas agradecia, não que seja necessário mas tb tive a tentar fazer um mas n correu muito bem =X senao fica feito em excel!

Cumprimentos,
Bruno Carvalho
Miguel P.
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 13 jan 2008, 10:42

Re: Curva I vs U fotovoltaicos

Mensagem por Miguel P. »

Olá Bruno,

Deixo um documento que ajuda a perceber o modelo teórico de uma célula FV.

Não esquecer que é uma fonte de corrente em paralelo com um diodo, além das resistências série e shunt.

MP
Anexos
Fotovoltaico_ed3(2).pdf
(2.46 MiB) Transferido 242 vezes
Eng.º Electrotécnico
Perito RSECE-Energia
Auditor SGCIE
bruno007
Curioso
Curioso

Mensagem por bruno007 »

Miguel P. Escreveu:Olá Bruno,

Deixo um documento que ajuda a perceber o modelo teórico de uma célula FV.

Não esquecer que é uma fonte de corrente em paralelo com um diodo, além das resistências série e shunt.

MP
Obrigado pela resposta, contudo ja tinha lido este documento.. o meu problema é temos a seguinte formula ( localizada na pagina 26 do pdf) Imax=Is-Io(exp(Vmax/mVt)-1)

O meu problema reside neste ponto...por exemplo esta formula é para as condiçoes normais T=25º e 1000W/m2 mas no datasheet d um painel temos coeficiente de temperatura para o Icc e para Vca q vao-se alterar conforme a temperatura. eu n entendo é como os consigo colocar nesta formula, principalmente no caso do Vca pois o Vt é calculado em Kelvin mas os coeficientes sao dados em ºC.
Ja agora na formula anterior quando altera a radiação o unico elemento que altera valres é o Is? segundo a formula Is=Isr* (G/Gr) o "r" significa referencia!

secalhar nao tenho também é muito jeito para me explicar =l

Obrigado
Miguel P.
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por Miguel P. »

Bruno,

A explicação iria ser longa... Envio este link:

http://pvcdrom.pveducation.org/CELLOPER/IVCURVE.HTM

Convém ler a partir daqui.

Atenção que há alguma literatura que trata a questão da NOCT (Normal Operation Cell Temperature - http://www.daviddarling.info/encycloped ... ature.html) de uma maneira um pouco leviana: apenas considera a temperatura ambiente. Inclusive há literatura que diz que a temperatura de funcionamento é o resultado da média da temperatura ambiente diurna e nocturna, o que é um perfeito disparate!!

Atenção que se uma célula (ou array) estiver a trabalhar fora do seu ponto MPP (ponto de máxima potência) ou se não estiver a ser debitada potência à célula, há alguma energia que se vai dissipar em calor no próprio elemento FV, aumentando por isso a sua temperatura.

O que significa que o rendimento desce. Inclusivamente o Factor de Forma poderá alterar a sua característica.

É necessário algum estudo térmico ao painel: um painel sem ventilação aquece mais que um painel ventilado, por exemplo.

Não percebi qual é a dúvida em relação aos graus C ou K...
Eng.º Electrotécnico
Perito RSECE-Energia
Auditor SGCIE
bruno007
Curioso
Curioso

Mensagem por bruno007 »

obrigado pelo site que me forneceu pois tem boa e bastante informação

Quando as minhas duvidas penso que ja as alcancei! da duvida entre ºC e ºK foi um lapso meu nos calculos q baralhei umas formulas

Obrigado
Miguel P.
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por Miguel P. »

OK, bom trabalho!

Seria injusto da minha parte se não referisse o seguinte livro:

Energia Solar em Edifícios
ISBN: 9789728620158
Autor: Luís Roriz, João Rosendo, Fernando Lourenço, Kathrin Calhau