Boa noite. Tenho esta duvida à qual não consigo dar resposta, pois não encontro nenhuma tabela ou fórmula para me poder ajudar. A questão é: Que potência deverá ter um transformador 400V rede trifásica para um consumo médio de 825A?
Obrigado.
Eu creio que por vezes o pessoal pensa que temos uma bola de cristal.
Se um consumo médio, é média de (neste caso Amp) em tempo, pode ser que em 16 horas o consumo seja de 50 Amp a média, e nas outras 8 horas termos os restantes para a média de 825 Amp, isto se for "dia", o que não sabemos
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
olá, bom dia. Realmente a informação que enviei não foi muita mas é realmente a questão que tenho para resolver. No entanto posso acrescentar que o consumo médio refere-se ao máximo que o transformador pode debitar num período de 24 horas, não tendo é claro, um consumo sempre igual.
Obrigado pelas respostas, mas ainda não percebi como é que se chega aos 600KVa.
obrigado amigos, as respostas ajudaram bastante.
Pedem-me para preencher o perfil mas existem informações que não possuo e para as quais não posso dar resposta, peço desculpa.
Também sou novo no assunto e por isso ainda não estou muito bem a par das formalidades.
Obrigado
Fico sempre surpreendido quando as pessoas ficam esclarecidas, sem haver nenhum esclarecimento.
Se a tua questão era meramente teórica, é esta a resolução:
S = (√3 x U x I) / 1000
S = (1,73 x 400 x 825) / 1000
S = 571 KVA
por outro lado, se o que pretendias era uma abordagem mais prática então digo-te que a resposta certa não serão os 571KVA, porque tal transformador não existe, mas sim o respectivo valor normalizado que são630KVA(salvo melhor opinião).
Bem acho que o ultimo comentário foi bem explicito.
Mas só uma ultima coisa.
Com o ultimo comentário vez a potência aparente do transformador. O que da para calculares as correntes nominais do dito cujo.
Mas só uma coisa se querias a potencia útil do transformador ninguém te conseguia esclarecer. Pois essa depende do coseno phi, resumidamente da carga que metes no transformador(como é óbvio não pode haver potencia útil sem carga). Sendo o coseno de phi variável com a carga...
Portanto tens a potência aparente.
Se fosse para um transformador monoatómico bastava tirar o sqrt(3). E mais uma vez dá para calcular as correntes nominais, sendo estas bastante importantes.
Só fiz o meu comentário depois de estar já tudo explicado pois pareceu-me que querias saber a potencia útil.