Formação para tecnicos inscritos na OE e ANET

nsilva
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 20 out 2008, 18:36
Has thanked: 3 times

Formação para tecnicos inscritos na OE e ANET

Mensagem por nsilva »

Boas Pessoal.

como sabem, os tecnnicos inscritos na OE e na ANET tambem vão ter de fazer uma formação ITED.

Por acaso, já sabem acerca de entidades formadoras para dar essa formação?

Um abraço.
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Has thanked: 1 time
Been thanked: 3 times

Re: Formação para tecnicos inscritos na OE e ANET

Mensagem por gemini »

procura pelo fórum os vários tópicos já existentes com essa dúvida... não vale a pena abrir-se outro :wink:
Learning is the goal!!
LinceS@T
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 21 jan 2008, 22:54
Localização: Évora - Engº de Energia e Sistemas de Potência e Automação

Mensagem por LinceS@T »

Penso que os referênciais existentes são para os técnicos e não para Engenheiros.

Cumprimentos
Saber não ocupa espaço.
jmgaspar1
Curioso
Curioso
Registado: 11 abr 2010, 22:14

Mensagem por jmgaspar1 »

Boas,

Liguei recentemente para a ANET e a informação que me foi dada é que neste momento ainda não existe nenhum curso de actualização para Eng.ºs ou entidade formadora, que estejam "oficialmente" reconhecidos pela ANET.
Tenho 1 colega que pediu recentemente na ANET as competencias de projectista de ITED, teve de apresentar o cartão em como estava inscrito na ANACOM e o curriculo e foi-lhe atribuido a competencia para projectista.
Ferreira Cruz
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 27 abr 2009, 18:38

Mensagem por Ferreira Cruz »

Boas...
Essa é engraçada! :) Então, a ANACOM já reconheceu algumas entidades com competências para dar formação de actualização ITED, mas a ANET, não as reconhece? :)
Enfim...
Ferreira Cruz
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Has thanked: 2 times
Been thanked: 12 times

Mensagem por Varejo »

Boas,

1º a questão das formações obrigatórias foi pensava já no manual ITED1, porque a maior parte dos projectos estavam mal feitos por projectistas e mal executados por instaladores que também não tinham formação e limitavam-se a seguir o errado projecto, como sabem a maior parte deles já vinham do RITA e não fizeram formação ITED e muito menos percebiam de telecomunicações alem do RITA que era um sistema muito básico.

2º Sabendo que 95% dos projectos são feitos por engenheiros e 5% por electricistas, quero que me expliquem o que com as formações de actualização vai mudar na pratica, pelo que se está a ver as ordens e associações ainda não "aceitaram" o que a lei manda, ou seja quem vai ter de fazer mesmo as formações são os projectistas electricistas que estão inscritos na ANACOM, ou seja os tais 5% do mercado, o resto vai continuar na mesma, mal ou ainda pior porque o ITED2 é ainda mais evoluido que o ITED1.

3º pelo que vejo a maior parte dos projectistas que não teem formação ITED e fazem projectos basicamente de copy paste também não estão muito interessados em fazer formações e saber um pouco daquilo que andam a assinar, assina-se e depois logo se resolve se houver problemas!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
eng_jersilva
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 01 fev 2008, 14:51
Has thanked: 10 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por eng_jersilva »

jmgaspar1 Escreveu:Boas,

Liguei recentemente para a ANET e a informação que me foi dada é que neste momento ainda não existe nenhum curso de actualização para Eng.ºs ou entidade formadora, que estejam "oficialmente" reconhecidos pela ANET.
Tenho 1 colega que pediu recentemente na ANET as competencias de projectista de ITED, teve de apresentar o cartão em como estava inscrito na ANACOM e o curriculo e foi-lhe atribuido a competencia para projectista.
tenho estado varias vezes em contacto com a OE e la dizem exactamente a mesma coisa, e acrescentaram algo.. para Engºs só será necessaria formação se quiserem projectar ITED para 3ª e 4ª Categoria abaixo disso não será necessário!!! :shock: ja não sei para onde me virar!!!
Abraço

João Silva
Eng.º Electrotécnico

Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
Miguel P.
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 13 jan 2008, 10:42

Mensagem por Miguel P. »

A OE enviou-me uma declaração que, numa parte, diz o seguinte:
Sem título-1 cópia.jpg
Sem título-1 cópia.jpg (92.1 KiB) Visto 2268 vezes
Para ITUR estou á espera...

Ainda não sei nada das formações, apenas sei que têm que ser!

MP
Eng.º Electrotécnico
Perito RSECE-Energia
Auditor SGCIE
jmgaspar1
Curioso
Curioso
Registado: 11 abr 2010, 22:14

Mensagem por jmgaspar1 »

Ainda não posso ver os ficheiros em anexo :( mas gostava de saber o que tem escrito.
Já me disseram que para os Eng.ºs electrotécnicos que estão inscritos nas respectivas ordens e que estavam inscritos na ANACOM não é necessária qualquer formação de actualização, sendo só necessário para os projectistas que estavam inscritos na ANACOM e não são engenheiros, ou sendo eng.ºs não são da especialidade de electrotécnia, enfim..... já não sei em quem acreditar.

Cumps.
Miguel P.
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por Miguel P. »

Podem ver aqui:

http://www.ordemengenheiros.pt/Default.aspx?tabid=3531

Estou à espera dos cursos...
Eng.º Electrotécnico
Perito RSECE-Energia
Auditor SGCIE
nsilva
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por nsilva »

Bom colegas.

Parece que pelo que estou a ver, vamos mesmo de ter de continuar a esperar.

Assim que alguém tiver novidades, agracecemos o post.

Cumprimentos a todos.
lmp
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 13 nov 2007, 14:09

Mensagem por lmp »

A formação vai ser dada em Universidades e Instritutos Superiores onde se leccionam cursos de engª.

Possivelmente serão dados ECTS, além do certificado, o que vai ser bom para os curriculum vitae e para a valorização profissional.
Miguel P.
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por Miguel P. »

lmp Escreveu:A formação vai ser dada em Universidades e Instritutos Superiores onde se leccionam cursos de engª.

Possivelmente serão dados ECTS, além do certificado, o que vai ser bom para os curriculum vitae e para a valorização profissional.
Sempre é melhor do que formação tipo "chapa 5".

Obrigado pela informação.

MP
Eng.º Electrotécnico
Perito RSECE-Energia
Auditor SGCIE
lmp
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 13 nov 2007, 14:09

Mensagem por lmp »

Todos os interessados devem fazer as suas pré-inscições nas respectivas associações públicas profissionais (OE ou ANET).
Devem "pressionar" as Universidades e Institutos, pois esses estão a atrasar tudo.
nsilva
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por nsilva »

Tive a ver o formulario da OE que o Miguel P. pos em link, mas na ANET não está nada do tipo disponivel ainda.
estou correcto?
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”