esquema - bomba circuladora com um pressostato diferencial

Responder
Alvarini
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 22 dez 2008, 17:44
Localização: Gandra Paredes
Contacto:

esquema - bomba circuladora com um pressostato diferencial

Mensagem por Alvarini »

Boa tarde, caros companheiros;

Estou a fazer uma instalação solar ao abrigo do programa solar para as IPSS.
Acontece que o ISQ, manda-me comandar a bomba circuladora com um pressostato diferencial.
Que, em caso de anomalia, faz acender uma luz no quadro informando que a bomba X está parada!
Mas, eu nunca fiz uma instalação com este tipo de soluções.

Podem-me ajudar enviando um esquema que me ilustre como devo efectuar a ligação eléctrica?

Muito obrigado pela colaboração;

Alvarini


Narciso Ferreira
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 230
Registado: 25 out 2009, 17:03
Localização: Barcelos
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 18 vezes

Re: esquema - bomba circuladora com um pressostato diferenci

Mensagem por Narciso Ferreira »

Boas

Mas o pressostato é para fazer protecção de alta ou baixa pressão ou ambas.

Tente descrever melhor qual e a função do pressostato:
- Será para parar a bomba no caso de haver um vazamento do fluido e não deixar funcionar a bomba sem a pressão normal (baixa de pressão)
Alvarini
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 22 dez 2008, 17:44
Localização: Gandra Paredes
Contacto:

Re: esquema - bomba circuladora com um pressostato diferenci

Mensagem por Alvarini »

Boas;

Esta bomba circuladora é para fazer circular água misturada com aditivos. Sempre que a instalação seja bloqueada ou entupida, há um pressostato diferencial que deverá actuar por diferença de pressão, a montante e a jusante do filtro.
Este, estará ligado num quadro electrico que deverá, através duma luz sinalizadora, assinalar a anomalia e interromper a corrente à bomba...
Também tem um pressostato simples, que em caso de vazamento do fluido primário, actua abrindo o circuito à bomba circuladora e acende uma outra luz sinalizadora.
Contudo, o que faz actuar as bombas circuladoras é uma central de controlo (electronica) que monitoriza a diferença de temperatura do primário solar. Sempre que seja detectado ganhos de temperatura, as bombas deverão ser postas em marcha.
Algum erro que ocorra, os pressostatos devem actuar.
Espero ter conseguido descrever a instalação...

Obrigado pela ajuda!
Abraço!

Álvaro Pinheiro.
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: esquema - bomba circuladora com um pressostato diferenci

Mensagem por Mário »

Boas

Podes usar um fluxostato, que vai dar sinal que tens o fluido a circular independente da pressão existente.
Com o pressostato diferencial tens que receber a pressão a montante e a jusante e depois de afinado tens o contacto eléctrico para o teu sinal.

Se em caso de anormalia (colmatação do filtro, ou obstrução) tiveres um pressostato diferencial, o fluxo em circulação pode ser extremamente baixo que continuas dentro dos parâmetros de pressão do pressostato diferencial.
Se for utilizado um fluxostato quando o caudal baixar vai dar sinal de anormalia.

Se tiveres um válvula de passagem fechada depois do sinal de pressão (do filtro) o pressostato diferencial não acusa nada. Se for fluxostato vai disser que não circula o fluido.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Narciso Ferreira
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 230
Registado: 25 out 2009, 17:03
Localização: Barcelos
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 18 vezes

Re: esquema - bomba circuladora com um pressostato diferenci

Mensagem por Narciso Ferreira »

Boas
Para fazer esse tipo de proteção o melhor será mesmo aplicar um fluxostato como diz o mário e desde que este seja calibrado para o caudal em causa ao haver uma pequena variação de caudal vai fazer parar a bomba.
Com um presssostato penso que não é a melhor forma de fazer esse tipo de proteção e esse a partida teria que ser aplicado a montante do filtro e a jusante da bomba para que no caso de obstrução do filtro ou tubagem a jusante deste ouve-se uma diferença de pressão mas o problema é que com a variação de temperatura nesses sistemas a pressão tambem varia o que torna mais dificil calibrar um pressostato enquanto que o caudal se mantém fixo.
É claro que para aplicar o fluxostato têm que meter um temporizador para fazer o arranque porque com a bomba parada não há caudal e ao haver ordem para o funcionamento da bomba esta não vai arrancar porque o fluxostato não vai permitir e é aqui que entra o temporizador para que a bomba trabalhe durante alguns segundos até que o fluxostato detete caudal.
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: esquema - bomba circuladora com um pressostato diferenci

Mensagem por ohmico »

Alvarini Escreveu:Boa tarde, caros companheiros;

Estou a fazer uma instalação solar ao abrigo do programa solar para as IPSS.
Acontece que o ISQ, manda-me comandar a bomba circuladora com um pressostato diferencial.
Que, em caso de anomalia, faz acender uma luz no quadro informando que a bomba X está parada!
Mas, eu nunca fiz uma instalação com este tipo de soluções.

Podem-me ajudar enviando um esquema que me ilustre como devo efectuar a ligação eléctrica?

Muito obrigado pela colaboração;

Alvarini

Boas,

o melhor será esclarecer junto do ISQ a função exigida, pois pelo que diz não deve ter percebido exactamente o pretendido.

A aplicação do pressostacto diferencial só pode ter a ver com a necessidade de controlar a colmatação do filtro e como tal deve ser instalado de modo a cortar o funcionamento da bomba e eventualmente a sinalizar (luminoso ou sonoro) em qualquer lado.

ohmico
Responder

Voltar para “Esquemas Elétricos”