subsituir rede rj11 por rj45

Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 12 vezes

Re: subsituir rede rj11 por rj45

Mensagem por Varejo »

Cabo STP? o UTP não te serve?
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
jpires
Curioso
Curioso
Registado: 20 abr 2010, 13:54

Mensagem por jpires »

servir serve ... mas o stp é + fiável ...
carlos_cfr7
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 11 jun 2007, 15:37
Agradecimento recebido: 1 vez

Mensagem por carlos_cfr7 »

stp é para ambientes com ruidos electromagneticas intensos, tipo industriais onde tens arcos electricos nas escovas de motores.
Em casa não tens nenhuma vantagem nesse cabo...
Eng. de electrónica e telecomunicações
jpires
Curioso
Curioso

Mensagem por jpires »

ok
e sendo Cat5a qual é o mais fino?
é q por estranho a pareça tenho aqui um Cat7 da DRAKA S/STP (multimedia cable) q é mais fino q um cabo Cat5a UTP.
carlos_cfr7
Quadro de Honra
Quadro de Honra

acho que é impossivel um cabo que cumpra a cat7 ser mais fino que um cat5e.

um cat5e comum, tem 5.1mm. custa cerca de 0.10€/m
Imagem

um cat7 tem no minimo 6.9mm. Os condutores de cobre sao mais grossos (0.6), tem blindagem por cada par, tem cruzeta tem blindagem exterior e tem malha. custa cerca 0.90€/m
Imagem
jpires
Curioso
Curioso

Mensagem por jpires »

p garantir 1Gbps Cat5a UTP serve, certo?
aonde posso comprar bobines a 1 preço acessivel?
carlos_cfr7
Quadro de Honra
Quadro de Honra

sim, consegues na boa, gigabit. desde que tenhas distancias mais curtas que 100m, mas para uma moradia dificilmente chegas aos 30m.

qualquer revendedor de material electrico tem essas bobines.
300m - cerca de 40€
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

UTP Cat.5E chega e sobra para Gigabit...
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
jpires
Curioso
Curioso

Mensagem por jpires »

já agora aonde é q posso adquirir minswitches ou algo do género p fazer a divisão da rede por piso ... de acordo com o esquema apresentado num post anterior?
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

Loja de informática!
LEMENE
Curioso
Curioso
Registado: 15 mai 2010, 18:20

Mensagem por LEMENE »

Uma informação adicional.

Por vezes vamos atrás das specs dos cabos para maior velocidade de transferência.
Esquecemos de alguns pontos:
- Os connectores dos dois lados devem ser compatíveis, e num projeto ITED vale a pena essa atenção, mas não é isto que queria apontar.
- São os discos nos PCs e laptops que ainda são muito lentos e nunca atingem os 90 e tal Mbps dos cabos. Perto só mesmo um RAM disk.

Sim CAT 5e, vá lá CAT 6, UTP é mais que bom para moradias e para muitos anos (pronto 10 anos).
ooo(@@)ooo
|||||||||||||||
www.aquinaoentras.haha
LEMENE
Curioso
Curioso
Registado: 15 mai 2010, 18:20

Mensagem por LEMENE »

Mais uma chega sobre cabos, tanto útil para quem é instalador ITED e faça cabos, ou desconheça SW.
Pelo menos ajuda quando estão perante um cliente conhecedor de software e um tanto chato, como eu lol.

Aqui no subforum "Redes" coloquei este tópico "Medição de taxas de Transferências e Qualidade do Cabo"
http://www.eletricidade.net/viewtopic.php?f=41&t=8078.

Algo diferente dos cable testers http://en.wikipedia.org/wiki/Copper_cable_certification
Alguns testers permitem de facto muita informação útil, e no final o que pesa é manter a velocidade no cabo.
ooo(@@)ooo
|||||||||||||||
www.aquinaoentras.haha
carlos_cfr7
Quadro de Honra
Quadro de Honra

LEMENE Escreveu:Uma informação adicional.

Por vezes vamos atrás das specs dos cabos para maior velocidade de transferência.
Esquecemos de alguns pontos:
- Os connectores dos dois lados devem ser compatíveis, e num projeto ITED vale a pena essa atenção, mas não é isto que queria apontar.
- São os discos nos PCs e laptops que ainda são muito lentos e nunca atingem os 90 e tal Mbps dos cabos. Perto só mesmo um RAM disk.

Sim CAT 5e, vá lá CAT 6, UTP é mais que bom para moradias e para muitos anos (pronto 10 anos).

so queria dizer que os discos chegam na boa a 1gbps. sata2 chega aos 3gbps. 2discos sata em raid chegam aos 6Gbps. as placas normais de rede é que so suportam 100mbps, as melhorzitas 1gbps. mas é preciso que do outro lado tenhas um pc que grave a 1gbps, com placa de rede tambem a 1gbps e se tiveres switch, que seja gigabit.

la no meu escritorio tenho um servidor com 4 discos sata em raid5, um servidor com 2 placas gigabit em trunk( 2gbps), switch smart gigabit, e varios pcs com placas gigabit. o disco do servidor debita na boa os 2gbps que a placa suporta, e ainda sobra pra tarefas proprias do servidor.

em casa 100mbps sao suficiente para filmes Fhd, telefone IP, internet e etc.. 1gbps ja da uma grande margem, e um PC bem configurado da uso a isso..
jpires
Curioso
Curioso

Mensagem por jpires »

é como eu tenho na minha casa actual correr tudo a 1 gbps ... pois montei tudo e configurei tudo o esse efeito ... na altura a fibra nem se ouvia falar.
agora tb estou a pensar no futuro e como tal 1 gbps é o minimo dos minimos ... o ideal é q a coisa pudesse chegar aos 10 gbps no futuro.
O tipo q instalou a linha telefonica ligou-a em série, logo, se quiser ter internet em todas as divisões tenho q utilizar a infraestrutura da TV ... q foi ligada em estrela.
é engraçado pq a maioria dos electricistas com q falei n percebem nada de redes ... mesmo os certificados.
obrigado por todo o feedback q obtive.
carlos_cfr7
Quadro de Honra
Quadro de Honra

pois.. ha os tecnicos de telecomunicaçoes e ha os electricistas.. sao areas diferentes. mesmo que tenham formaçao ited, nao os torna tecnicos de telecomunicaçoes, mas de infraestruturas de telecomunicaçoes.
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”