Boas tardes
Tenho em mãos um motor trifasico com duas velocidades. O que acontece é que eu ligando-o em estrela na segunda velocidade ele funciona lindamente, quando ligo a primeira velocidade ele anda mas faz um barulho esquesito como se tivesse algo a condicionar o seu movimento. Bem, a minha pergunta pode ser um pouco noob mas aqui vai... partindo do principio que a parte mecânica do motor está toda boa, isto pode ser uma troca de fios entre o fecho do motor (1a velocidade) e a alimentação do motor??
Obrigado
Motor trifásico
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 07 mar 2010, 11:16
Re: Motor trifásico
Esse barulho pode ser a falta de uma fase... verifica o esquema e as ligações do motor...
Pois, também pensei nisso, mas eu estou a ligar o motor directamente da rede e as três bobines têm os mesmos 51ohms...
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 12 jan 2008, 00:53
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 14 times
- Contacto:
Veja se esta imagem lhe ajuda a identificar algum problema nas ligações.
- Anexos
-
- dahlander.gif (61.32 KiB) Visto 674 vezes
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
Boas,
Poder-se-á tratar de uma troca de ligações na placa ou interruptor ou algum enrrolamento em toque. Inspecçiona as ligações na placa (enrrolamento U com X, V com Y e W com Z. Tenta ligar diretamente na placa!
Espero ter ajudado. Cump.
Poder-se-á tratar de uma troca de ligações na placa ou interruptor ou algum enrrolamento em toque. Inspecçiona as ligações na placa (enrrolamento U com X, V com Y e W com Z. Tenta ligar diretamente na placa!
Espero ter ajudado. Cump.
Muito obrigado pelas respostas, BLima não consegui ver a imagem porque ainda sou novato:) Sr.J Vieira, experimentei todo o tipo de trocas de ligações e continua na mesma. A verdade é que não posso perder mais tempo com esse motor e como vai ser para uso "doméstico" fica a trabalhar só com a segunda velocidade. Qualquer dia quando tiver mais tempo, investigo melhor o caso.
Mais uma vez obrigado pela ajuda.
Mais uma vez obrigado pela ajuda.