Formação para tecnicos inscritos na OE e ANET
-
- Velha Guarda
- Registado: 20 out 2008, 18:36
- Has thanked: 3 times
Formação para tecnicos inscritos na OE e ANET
Boas Pessoal.
como sabem, os tecnnicos inscritos na OE e na ANET tambem vão ter de fazer uma formação ITED.
Por acaso, já sabem acerca de entidades formadoras para dar essa formação?
Um abraço.
como sabem, os tecnnicos inscritos na OE e na ANET tambem vão ter de fazer uma formação ITED.
Por acaso, já sabem acerca de entidades formadoras para dar essa formação?
Um abraço.
- LinceS@T
- Velha Guarda
- Registado: 21 jan 2008, 22:54
- Localização: Évora - Engº de Energia e Sistemas de Potência e Automação
Re: Formação para tecnicos inscritos na OE e ANET
Penso que os referênciais existentes são para os técnicos e não para Engenheiros.
Cumprimentos
Cumprimentos
Saber não ocupa espaço.
Boas,
Liguei recentemente para a ANET e a informação que me foi dada é que neste momento ainda não existe nenhum curso de actualização para Eng.ºs ou entidade formadora, que estejam "oficialmente" reconhecidos pela ANET.
Tenho 1 colega que pediu recentemente na ANET as competencias de projectista de ITED, teve de apresentar o cartão em como estava inscrito na ANACOM e o curriculo e foi-lhe atribuido a competencia para projectista.
Liguei recentemente para a ANET e a informação que me foi dada é que neste momento ainda não existe nenhum curso de actualização para Eng.ºs ou entidade formadora, que estejam "oficialmente" reconhecidos pela ANET.
Tenho 1 colega que pediu recentemente na ANET as competencias de projectista de ITED, teve de apresentar o cartão em como estava inscrito na ANACOM e o curriculo e foi-lhe atribuido a competencia para projectista.
-
- Velha Guarda
- Registado: 27 abr 2009, 18:38
Boas...
Essa é engraçada!
Então, a ANACOM já reconheceu algumas entidades com competências para dar formação de actualização ITED, mas a ANET, não as reconhece?
Enfim...
Essa é engraçada!

Enfim...
Ferreira Cruz
- Varejo
- Team Apoio
- Registado: 14 jun 2007, 01:17
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 12 times
Boas,
1º a questão das formações obrigatórias foi pensava já no manual ITED1, porque a maior parte dos projectos estavam mal feitos por projectistas e mal executados por instaladores que também não tinham formação e limitavam-se a seguir o errado projecto, como sabem a maior parte deles já vinham do RITA e não fizeram formação ITED e muito menos percebiam de telecomunicações alem do RITA que era um sistema muito básico.
2º Sabendo que 95% dos projectos são feitos por engenheiros e 5% por electricistas, quero que me expliquem o que com as formações de actualização vai mudar na pratica, pelo que se está a ver as ordens e associações ainda não "aceitaram" o que a lei manda, ou seja quem vai ter de fazer mesmo as formações são os projectistas electricistas que estão inscritos na ANACOM, ou seja os tais 5% do mercado, o resto vai continuar na mesma, mal ou ainda pior porque o ITED2 é ainda mais evoluido que o ITED1.
3º pelo que vejo a maior parte dos projectistas que não teem formação ITED e fazem projectos basicamente de copy paste também não estão muito interessados em fazer formações e saber um pouco daquilo que andam a assinar, assina-se e depois logo se resolve se houver problemas!
1º a questão das formações obrigatórias foi pensava já no manual ITED1, porque a maior parte dos projectos estavam mal feitos por projectistas e mal executados por instaladores que também não tinham formação e limitavam-se a seguir o errado projecto, como sabem a maior parte deles já vinham do RITA e não fizeram formação ITED e muito menos percebiam de telecomunicações alem do RITA que era um sistema muito básico.
2º Sabendo que 95% dos projectos são feitos por engenheiros e 5% por electricistas, quero que me expliquem o que com as formações de actualização vai mudar na pratica, pelo que se está a ver as ordens e associações ainda não "aceitaram" o que a lei manda, ou seja quem vai ter de fazer mesmo as formações são os projectistas electricistas que estão inscritos na ANACOM, ou seja os tais 5% do mercado, o resto vai continuar na mesma, mal ou ainda pior porque o ITED2 é ainda mais evoluido que o ITED1.
3º pelo que vejo a maior parte dos projectistas que não teem formação ITED e fazem projectos basicamente de copy paste também não estão muito interessados em fazer formações e saber um pouco daquilo que andam a assinar, assina-se e depois logo se resolve se houver problemas!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
- eng_jersilva
- Velha Guarda
- Registado: 01 fev 2008, 14:51
- Has thanked: 10 times
- Been thanked: 17 times
tenho estado varias vezes em contacto com a OE e la dizem exactamente a mesma coisa, e acrescentaram algo.. para Engºs só será necessaria formação se quiserem projectar ITED para 3ª e 4ª Categoria abaixo disso não será necessário!!!jmgaspar1 Escreveu:Boas,

Abraço
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
A OE enviou-me uma declaração que, numa parte, diz o seguinte:
Ainda não sei nada das formações, apenas sei que têm que ser!
MP
Para ITUR estou á espera...Ainda não sei nada das formações, apenas sei que têm que ser!
MP
Eng.º Electrotécnico
Perito RSECE-Energia
Auditor SGCIE
Perito RSECE-Energia
Auditor SGCIE
Ainda não posso ver os ficheiros em anexo
mas gostava de saber o que tem escrito.
Já me disseram que para os Eng.ºs electrotécnicos que estão inscritos nas respectivas ordens e que estavam inscritos na ANACOM não é necessária qualquer formação de actualização, sendo só necessário para os projectistas que estavam inscritos na ANACOM e não são engenheiros, ou sendo eng.ºs não são da especialidade de electrotécnia, enfim..... já não sei em quem acreditar.
Cumps.

Já me disseram que para os Eng.ºs electrotécnicos que estão inscritos nas respectivas ordens e que estavam inscritos na ANACOM não é necessária qualquer formação de actualização, sendo só necessário para os projectistas que estavam inscritos na ANACOM e não são engenheiros, ou sendo eng.ºs não são da especialidade de electrotécnia, enfim..... já não sei em quem acreditar.
Cumps.
Eng.º Electrotécnico
Perito RSECE-Energia
Auditor SGCIE
Perito RSECE-Energia
Auditor SGCIE
-
- Velha Guarda
Bom colegas.
Parece que pelo que estou a ver, vamos mesmo de ter de continuar a esperar.
Assim que alguém tiver novidades, agracecemos o post.
Cumprimentos a todos.
Parece que pelo que estou a ver, vamos mesmo de ter de continuar a esperar.
Assim que alguém tiver novidades, agracecemos o post.
Cumprimentos a todos.
A formação vai ser dada em Universidades e Instritutos Superiores onde se leccionam cursos de engª.
Possivelmente serão dados ECTS, além do certificado, o que vai ser bom para os curriculum vitae e para a valorização profissional.
Possivelmente serão dados ECTS, além do certificado, o que vai ser bom para os curriculum vitae e para a valorização profissional.
Sempre é melhor do que formação tipo "chapa 5".lmp Escreveu:A formação vai ser dada em Universidades e Instritutos Superiores onde se leccionam cursos de engª.
Obrigado pela informação.
MP
Eng.º Electrotécnico
Perito RSECE-Energia
Auditor SGCIE
Perito RSECE-Energia
Auditor SGCIE
Todos os interessados devem fazer as suas pré-inscições nas respectivas associações públicas profissionais (OE ou ANET).
Devem "pressionar" as Universidades e Institutos, pois esses estão a atrasar tudo.
Devem "pressionar" as Universidades e Institutos, pois esses estão a atrasar tudo.
-
- Velha Guarda
Tive a ver o formulario da OE que o Miguel P. pos em link, mas na ANET não está nada do tipo disponivel ainda.
estou correcto?
estou correcto?