Mistério de quadro disparar - URGENTE

rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Has thanked: 16 times
Been thanked: 39 times

Re: Mistério de quadro disparar - URGENTE

Mensagem por rainbow »

Bom dia Andria.

Não vale a pena o plantão em frente ao quadro :D , e quanto à ideia do diferencial de rearme automático, não sou muito a favor...pelo menos para já.
A ideia do colega mitos, de colocar um diferencial de sensibilidade menor, até pode funcionar, mas para já, eu apostava mais em descobrir qual a causa do problema.
Mas ainda voltando à questão que coloquei, tente saber se o diferencial é interruptor ou disjuntor, ou então, como o colega disse, tente colocar aqui uma foto do mesmo. Mas também, e uma vez que disse ter estado de plantão, o que implica que o quadro disparou à mesma hora, existe algum equipamento na sua habitação que ligue automaticamente de manhã, tipo caldeiras? Ou existe, na sua rua alguma coisa eléctrica que ligue ou desligue a essa hora?
mitos
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 02 jul 2009, 15:37
Has thanked: 1 time
Been thanked: 17 times

Mensagem por mitos »

pode ainda tentar saber se mais algem na vizinhança tem o mesmo problema...
O problema até pode ser originado pela iluminação publica, quando esta desliga (de manhã)
Ipse se nihil scire id unum sciat
MiToS
Andria
Curioso
Curioso
Registado: 10 mai 2010, 12:07

Mensagem por Andria »

Bom dia a todos, desde já agradeço a vossa colaboração para este mistério.... :?

Então é assim, a unica coisa em casa que está programada para ligar automaticamente é o cilindro do painel solar, mas é para a 1hora da manhã, por isso não tem nada a ver com a hora a que o quadro dispara.

Eu também me lembrei que fosse da iluminação do exterior, mas os postes que tenho na minha rua foram colocados de propósito para a minha habitação, pois é a única moradia naquela rua e não tem nennhuma lâmpada nos postes....(paguei uma fortuna por eles e nem uma lampada colocaram) mas esse é outro assunto...

Por me ter lembrado desse assunto é que liguei à EDP a explicar o que se passa, o piquete foi lá....não fez nada porque não é o botão deles que dispara e cobraram-me 9,00€ pela deslocação do sr.

Ao almoço já vou tirar uma fotografia ao quadro para colocar aqui para que possam ver se é interruptor ou não....

É muito chato porque obriga os electrodomésticos a desligar todos os dias e tenho medo que algum avarie por causa disto....e depois quem se responsabiliza??????

Será que devo ligar à EDP de novo e explicar tudo outra vez...???porque é mais ou menos a essa hora que a iluminação exterior da localidade se desliga....penso eu de que... :(
Ândria Matias
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por rainbow »

Bom dia.

Se a iluminação exterior se desliga a essa hora, poderá estar aí a causa. Se for o caso, poderá instalar um dispositivo para estabilizar a tensão. E o cilindro que falou, a que horas desliga?
Se deve ou não ligar à EDP...primeiro, descobrir o problema, depois, aplicar a solução.
Andria
Curioso
Curioso

Mensagem por Andria »

Olá Rainbow.....

O cilindro desliga por volta das 04:00hrs da manhã.

Pois resta-me saber mesmo se é a essa hora que a iluminação exterior se desliga....como posso confirmar isso????...e se realmente fôr isso quem é que resolve???é a EDP que tem de colocar essa peça??

Obrigada,

P.S. Pelos vistos vou ter de fazer plantão mas é em frente aos postes com luz...hehehehehe.
Ândria Matias
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por rainbow »

Pois resta-me saber mesmo se é a essa hora que a iluminação exterior se desliga....como posso confirmar isso????
É simples...basta olhar para os candeeiros públicos :lol: .
Os encargos da instalação do descarregador de sobretensão terão de ser suportados por si, embora possa reclamar perante a EDP, se realmente a causa for a iluminação pública.
Então e a foto do quadro?
Andria
Curioso
Curioso

Mensagem por Andria »

POis..logo vi que tinha de ser às minhas custas...e essa "coisa" fica cara?????

Ai ai....

A foto do quadro ponho logo ao final da tarde, porque não fui almoçar a casa...mas assim que chegar, tiro a foto e coloco aqui!!!!!
Ândria Matias
mitos
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 02 jul 2009, 15:37
Has thanked: 1 time
Been thanked: 17 times

Mensagem por mitos »

rainbow um diferencial imunizado tipo o CFH 240F da Hager (300mA 40A 2P) não poderá resolver o problema?! caso seja um defeito com origem no exterior claro
Ipse se nihil scire id unum sciat
MiToS
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por rainbow »

mitos Escreveu:rainbow um diferencial imunizado tipo o CFH 240F da Hager (300mA 40A 2P) não poderá resolver o problema?! caso seja um defeito com origem no exterior claro
Boa tarde mitos.
Penso que o diferencial só iria detectar problemas a jusante, e não a montante. Ou seja, não detectaria problemas exteriores à instalação da colega. Será necessário algo que filtre ou impeça os transitórios de "entrar" na instalação. A colega também poderia instalar uma UPS. Mas isso seria demasiado caro.
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por rainbow »

Andria Escreveu:POis..logo vi que tinha de ser às minhas custas...e essa "coisa" fica cara?????
Depende...do conceito de "caro" :lol: . Prepare-se para gastar pelo menos 100€.
PFerreira
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 28 jul 2008, 15:01
Been thanked: 1 time

Mensagem por PFerreira »

mitos Escreveu:rainbow um diferencial imunizado tipo o CFH 240F da Hager (300mA 40A 2P) não poderá resolver o problema?! caso seja um defeito com origem no exterior claro
Boas,

Eu sou da opinião de substituir o diferencial normal por um imunizado, como refere o colega "Mitos".
Pois também já tive problemas idênticos em que tive de substituir o diferencial normal por um imunizado.
Cumprimentos,
PFerreira
pgr
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 04 nov 2009, 22:11

Mensagem por pgr »

mitos Escreveu:pode ainda tentar saber se mais algem na vizinhança tem o mesmo problema...
O problema até pode ser originado pela iluminação publica, quando esta desliga (de manhã)

Duas questões:
Em que zona do pais está??
E acontece à quanto tempo?

Por acaso o seu electricista ensaiou a instalação??

cumprimentos
Andria
Curioso
Curioso

Mensagem por Andria »

Olá boa noite....

Então aqui vão as fotos do quadro e do botão em causa...o dito cujo que dispara...espero que dê para perceber...foram tiradas com o telemóvel...

Eu moro na zona centro do país...concelho de Alcanena...e isto acontece desde que tenho luz cá em casa, desde Março deste ano.

Acho que o electricista fez isso, mas realmente não tenho certeza...
Anexos
Imagem0020[1].jpg
É este o botão que desliga...fica para baixo
(47.75 KiB) Transferido 55 vezes
Imagem0019[1].jpg
(46.37 KiB) Transferido 55 vezes
Imagem0018[1].jpg
(76.63 KiB) Transferido 55 vezes
Ândria Matias
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Has thanked: 3 times
Been thanked: 50 times

Mensagem por Josecalado »

Andria Escreveu:Não consigo ver as imagens anexadas!!!! Alguém me explica como faço????
Boa Noite,
Deixo aqui a minha tentativa de ajuda, um dos problemas da sua instalação é a concepção da mesma, visto ter uma protecção diferencial geral a proteger toda a instalação, o que torna mais difícil a detecção de anomalia, na minha opinião o problema situa-se na sua instalação que terá de ser identificado através de medidas das condições dos diversos circuitos, e se o electricista não conseguir identificar o circuito ou circuitos com defeito, deverá subdividir a protecção diferencial por mais do que um e com esta solução ficará mais simples a detecção da anomalia.
Estes problemas por vezes a sua detecção não é fácil mas sempre possível, desde que o técnico avalie os valores nas tentativas de detecção.
Cumpr.
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por rainbow »

Bom dia Andria.

Está a ver aquele "boneco" desenhado no aparelho (o que dispara), que parece um esquema eléctrico? Está muito sumido, sendo que por isso, não se consegue perceber se o aparelho é interruptor ou disjuntor. Diga-me uma coisa...esse "boneco" de que falei, tem lá 4 cruzinhas?
E já conseguiu perceber se a iluminação pública desliga à mesma hora do disparo do aparelho?
Quanto ao post do colega Josecalado, não faz muito sentido, pois como foi dito antes (e pela análise feita ao que foi dito pela colega Andria), o diferencial dispara sempre à mesma hora, e após o primeiro disparo, é possível voltar a rearmá-lo, sem que haja novo disparo até ao dia seguinte (pedia o favor da colega Andria confirmar isto), o que implica que o defeito não é permanente, logo em principio, não será um defeito inerente à própria instalação. Como disse antes, assumi isto, pois após perguntar diversas vezes à colega, se havia algum motivo, seja por ligação automática ou manual de algum equipamento eléctrico, para haver suspeita, a mesma respondeu que não.
Bloqueado

Voltar para “Problemas Elétricos”