subsituir rede rj11 por rj45
Re: subsituir rede rj11 por rj45
de facto já me tinha passado pela cabeça instalar fibra ... o problema é q p o fazer tenho q encomendar o W, pois n tenho equipamento e ele é mto caro.
- Kykoo
- Velha Guarda
- Registado: 21 mar 2010, 11:50
- Enviou: 7 vezes
- Agradecimento recebido: 4 vezes
Boas,
Isso não é velocidade a mais? Se a brigada sabe que vais ter essa velocidade em tua casa ainda vais ser multado
Para que é que vais investir tanto? UTP cat.5e serve bem... Se isso é uma moradia, logo curtas distancias, não é por meteres cabo de cat.6 ou 7 que vais tirar mais partido da ligação. Os débitos de streaming local chegam a gibabit/s??...
Abraço
Isso não é velocidade a mais? Se a brigada sabe que vais ter essa velocidade em tua casa ainda vais ser multado

Para que é que vais investir tanto? UTP cat.5e serve bem... Se isso é uma moradia, logo curtas distancias, não é por meteres cabo de cat.6 ou 7 que vais tirar mais partido da ligação. Os débitos de streaming local chegam a gibabit/s??...
Abraço

Técnico de Sistemas Electrónicos de Segurança
- Varejo
- Team Apoio
- Registado: 14 jun 2007, 01:17
- Enviou: 2 vezes
- Agradecimento recebido: 12 vezes
Boas, já vejo aqui a falarem em 10Gbps e tal, não sei se já reparam nos ISP´s de fibra 100mb, como Clix, MEO etc. os ONT´s teem portas de ethernet de 100mbps, e o único que que já traz porta ethernet 1Gbps é o modem da ZON 200mb, e se repararem 1Gbps é 5 vezes mais rápido que o ZON 200mb que neste momento é a maior velocidade de acesso do mercado!
Já agora deixo aqui o preço de uma "simples" placa de rede 10 Gbps para um PC...
http://www.jpcparts.com/SMC10GPCIE-10BT.html

p.s este tópico vai para ITED.
Já agora deixo aqui o preço de uma "simples" placa de rede 10 Gbps para um PC...
http://www.jpcparts.com/SMC10GPCIE-10BT.html

p.s este tópico vai para ITED.
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
pois ... já tinha pensado nisso ... mas o problema da fibra é q n posso ser eu a montar pq n tenho equipamento ... e o equipamento é carissimo
lembrem-se de 1 coisa ... uma montagem de rede suposta/ é p durar anos e como tal n deve ser feita a pensar no q hj chega ... mas sim se vai chegar p daqui a 1ns anos.
A questão dos 10 Gbps actual/ é 1 pouco utopico principal/ por causa dos preços mas julgo q dentro de 5 a 10 anos n é assim tão irrealista q seja standard.
A questão dos 10 Gbps actual/ é 1 pouco utopico principal/ por causa dos preços mas julgo q dentro de 5 a 10 anos n é assim tão irrealista q seja standard.
- carlos_cfr7
- Quadro de Honra
- Registado: 11 jun 2007, 15:37
- Agradecimento recebido: 1 vez
olha a ADSL usa um sistema de cabos com mais de 30 anos (1 par entrançado cat3 ou menos)...e até ha bem pouco tempo, era o melhor que havia do lado do operador...
se hoje colocares o normal, de certeza que tem uso durante uns bons anos.. 1Gbps dá-te para muito tempo e funciona bem em cima de cat5e. os operadores usam fibra mas nem 100mb reais dão, e dá para muitos canais HD em simultâneo.
Cat6 dá pra ires ate aos 10Gbps com as tais placas que o varejo disse.. mas nao tou a ver uso pra isso em casa tao cedo..
A minha opiniao é que a tecnologia avança bem mais depressa que o uso pratico que as pessoas precisam em casa. as empresas fazem desenvolver a tecnologia, e depois aparecem vendedores a querer impingir as pessoas em casa com coisas que nao precisam nem notam diferença alguma, apenas o consumismo as faz comprar e dizer que é melhor que o outro. eu se pudesse ter uma ligaçao de 1MB por 1/100 do preço duma ligaçao de 100mb, aderia...
As vezes ha formas simples de contornar as coisas em que cedemos um pco para ganhar ou poupar muito..
se hoje colocares o normal, de certeza que tem uso durante uns bons anos.. 1Gbps dá-te para muito tempo e funciona bem em cima de cat5e. os operadores usam fibra mas nem 100mb reais dão, e dá para muitos canais HD em simultâneo.
Cat6 dá pra ires ate aos 10Gbps com as tais placas que o varejo disse.. mas nao tou a ver uso pra isso em casa tao cedo..
A minha opiniao é que a tecnologia avança bem mais depressa que o uso pratico que as pessoas precisam em casa. as empresas fazem desenvolver a tecnologia, e depois aparecem vendedores a querer impingir as pessoas em casa com coisas que nao precisam nem notam diferença alguma, apenas o consumismo as faz comprar e dizer que é melhor que o outro. eu se pudesse ter uma ligaçao de 1MB por 1/100 do preço duma ligaçao de 100mb, aderia...
As vezes ha formas simples de contornar as coisas em que cedemos um pco para ganhar ou poupar muito..
Eng. de electrónica e telecomunicações
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 jan 2008, 17:00
- Enviou: 1 vez
- Agradecimento recebido: 3 vezes
Exacto.
Em casa tenho net a 10mb e chega perfeitamente para o uso que lhe dou...
Portanto, nem pensar estar a por fibra 100Mb, porque sei que para mim é a mesma coisa..
Em casa tenho net a 10mb e chega perfeitamente para o uso que lhe dou...
Portanto, nem pensar estar a por fibra 100Mb, porque sei que para mim é a mesma coisa..
Learning is the goal!!
n posso deixar de concordar ctg.
sabes aonde posso comprar o material + barato p redes?
estou a pensar colocar um miniswitch em cada caixa de derivaço de piso ... achas q conveniente montar um sistema PoE p alimentar o switch?
i.e., entre pisos passava 2 cabos 1 p dados (cat5e ou cat6) e outro p PoE (cat5e ou inferior) ...
o q achas?
sabes aonde posso comprar o material + barato p redes?
estou a pensar colocar um miniswitch em cada caixa de derivaço de piso ... achas q conveniente montar um sistema PoE p alimentar o switch?
i.e., entre pisos passava 2 cabos 1 p dados (cat5e ou cat6) e outro p PoE (cat5e ou inferior) ...
o q achas?
- carlos_cfr7
- Quadro de Honra
o PoE vai no mesmo cabo que os dados. nao sei se encontras esses switchs com muita facilidade( os q recebem alimentaçao por poe).
mas podes levar um cabo de alimentaçao junto com o utp. isso funciona prai a 5 ou 7V DC, é passares um cabo utp e um cabo paralelo.. e usas um switch vulgar prai de 20€..
mas podes levar um cabo de alimentaçao junto com o utp. isso funciona prai a 5 ou 7V DC, é passares um cabo utp e um cabo paralelo.. e usas um switch vulgar prai de 20€..
- Varejo
- Team Apoio
- Registado: 14 jun 2007, 01:17
- Enviou: 2 vezes
- Agradecimento recebido: 12 vezes
Boas, vejam aqui e opinem... 10GB sobre cablagem cat.5E...
Cascais, 07 de Março de 2006 – Durante a edição deste ano da CeBIT, que terá lugar em Hannover de 9 a 15 de Março de 2006, a SMC Networks apresentará as suas últimas inovações para o mercado SoHo e as PMEs. O stand da SMC estará dividido em dois ambientes reais – uma sala de estar/escritório doméstico, e uma área de redes domésticas, onde serão feitas demos em directo da maioria dos produtos e soluções do fabricante.
Em destaque:
* Primeiro do mercado: 10GB sobre cablagem CAT-5e
Ethernet Transceiver de 10 Gb para cablagens de cobre CAT-5e para o mercado de switching empresarial, proporciona uma alternativa atractiva e flexível às conexões de fibra de 10 Gb, já que a cablagem existente pode ser reutilizada. (SMC10GXEN-T)
http://www.smc.com/index.cfm?event=pres ... T&pid=4712
http://www.smc.com/index.cfm?event=view ... A&pid=1518
Cascais, 07 de Março de 2006 – Durante a edição deste ano da CeBIT, que terá lugar em Hannover de 9 a 15 de Março de 2006, a SMC Networks apresentará as suas últimas inovações para o mercado SoHo e as PMEs. O stand da SMC estará dividido em dois ambientes reais – uma sala de estar/escritório doméstico, e uma área de redes domésticas, onde serão feitas demos em directo da maioria dos produtos e soluções do fabricante.
Em destaque:
* Primeiro do mercado: 10GB sobre cablagem CAT-5e
Ethernet Transceiver de 10 Gb para cablagens de cobre CAT-5e para o mercado de switching empresarial, proporciona uma alternativa atractiva e flexível às conexões de fibra de 10 Gb, já que a cablagem existente pode ser reutilizada. (SMC10GXEN-T)
http://www.smc.com/index.cfm?event=pres ... T&pid=4712
http://www.smc.com/index.cfm?event=view ... A&pid=1518
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
cá estou eu de novo ... depois de pensar mto ... encontrei esta solução o q acham?
- Anexos
-
- rede0.pdf
- a ideia é substituir os cabos rj11 por rj45 ou então passar cabo rj45 junto do coaxial.
- (16.95 KiB) Transferido 167 vezes
- carlos_cfr7
- Quadro de Honra
nao estou a perceber como isso é a soluçao...
a ideia é entre pisos passar só 1 cabo ... em vez de fazer uma instalação em estrela a partir do ponto de entrada (IN), tem-se uma rede em estrela mas ramificada, poupando assim no n.º de cabos q é preciso/possivel passar nas tubagens já existentes.
- carlos_cfr7
- Quadro de Honra
mas só resolves entre pisos, e dos switch para as tomadas? so passas 2 cabos UTP por tubo.
q outras alternativas teria?
Hipotese 1:
o q pensei foi ... colocar um switch dentro da caixa de derivação do coaxial e passar ao lado do coaxial 1 cabo rj45 ... assim teria por cada tubo só 2 cabos ...
isto por piso.
Depois substituia a tomada de TV por uma dupla de TV+RJ45.
A ligação entre pisos seria feita por 1 único cabo.
Hipotese 2:
Em alternativa era utilizar a tubagem p o rj11 e substitui-lo por rj45 ... mas aí poderia por switches entre pisos pois as caixas de derivação n existem entre pisos e teria q passar + cabo.
Depois a tomada era substituida por uma dupla rj45.
A ideia é tornar a instalação viável do ponto de vista de rede de dados, na medida em q a instalação existente é a anterior ao ITED.
O tipo de cabo a passar seria em principio de Cat5a STP.
Hipotese 1:
o q pensei foi ... colocar um switch dentro da caixa de derivação do coaxial e passar ao lado do coaxial 1 cabo rj45 ... assim teria por cada tubo só 2 cabos ...
isto por piso.
Depois substituia a tomada de TV por uma dupla de TV+RJ45.
A ligação entre pisos seria feita por 1 único cabo.
Hipotese 2:
Em alternativa era utilizar a tubagem p o rj11 e substitui-lo por rj45 ... mas aí poderia por switches entre pisos pois as caixas de derivação n existem entre pisos e teria q passar + cabo.
Depois a tomada era substituida por uma dupla rj45.
A ideia é tornar a instalação viável do ponto de vista de rede de dados, na medida em q a instalação existente é a anterior ao ITED.
O tipo de cabo a passar seria em principio de Cat5a STP.