Mistério de quadro disparar - URGENTE

Bloqueado
Andria
Curioso
Curioso
Registado: 10 mai 2010, 12:07

Mistério de quadro disparar - URGENTE

Mensagem por Andria »

Bom dia,

Ando com um problema na minha moradia que ninguém sabe como resolver...

Então é assim:

A minha casa é nova, e quase todos os dias por volta das 07:30 da manhã o diferencial geral do quadro dispara...não tenho nada programado para ligar a essa hora e depois vou ao quadro, ligo o diferencial e fica tudo bem....não volta a disparar mais!!!!!!!!!!!!!!
O piquete da edp diz que não é nada com eles porque não é o diferencial deles que dispara. O electricista diz que não sabe como descobrir uma avaria destas!!!!!!!
Será que alguém me consegue ajudar????
Se fosse alguma coisa a fazer curto circuito, o quadro disparava mais vezes...se fosse algum electrodoméstico que estivesse programado para essa hora disparava todos os dias, mas às vezes está quase uma semana sem disparar...e depois dispara dois ou três dias seguidos...não sei que fazer para achar solução.

Háaaa, e o electricista já trocou o diferencial porque poderia ser defeito do mesmo...mas ficamos na mesma...

Obrigada,

Ândria
Ândria Matias
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Has thanked: 16 times
Been thanked: 39 times

Re: Mistério de quadro disparar - URGENTE

Mensagem por rainbow »

Boa tarde.

Pois, como você própria diz, é mesmo um mistério. Com certeza que haverá um acontecimento, provavelmente esporádico, que levará a que o disjuntor dispare, mas é dificil de adivinhar.
Aconselho a tomar alguma atenção quando o quadro disparar, para poder tentar associar algum acontecimento com o disparo. Acontecimento esse que poderá inclusivé, ser alheio à sua instalação.
Disse que dispara o diferencial geral do quadro. Visto ser uma instalação recente, estamos mesmo a falar do diferencial geral, ou do ACE do quadro (o da EDP)?
Andria
Curioso
Curioso

Mensagem por Andria »

Olá Rainbow, boa tarde

Pois é mesmo um grande mistério...o que dispara é mesmo o diferencial geral, não é o da EDP, tanto mais que chamei um piquete da EDP e o sr disse logo que não era nada com eles porque não era o deles que disparava.

Eu estou acordada sempre que o quadro dispara...e a única coisa que se ouve é mesmo o barulho do botão a disparar, mas amanhã vou estar lá de plantão em frente ao quadro para ver se mais alguma coisa acontece, mas é mesmo estranho...porque depois não volta a disparar a não ser no dia seguinte à mesma hora....e por vezes não acontece todos os dias.

O meu electricista anda à nora...diz que estas avarias são quase impossiveis de encontrar, diz que se continuar assim, me troca o diferencial de novo por um de rearme automático.mas tem de haver uma causa para que tal aconteça....o que poderá ser????
Ândria Matias
Miguel P.
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 13 jan 2008, 10:42

Mensagem por Miguel P. »

Se houver manobras de aparelhagem (seccionadores, etc), pode originar o aparecimento de uma sobretensão, um sinal de tensão bastante superior à normal, que faça disparar o diferencial. Esse sinal pode propagar-se nas linhas de transmissão de energia alguns kilometros.

Se for esse o caso, a instalação na entrada do QE de um DST (descarregador de sobretensões) pode resolver o problema.

Boa sorte, vá dando notícias,

MP
Eng.º Electrotécnico
Perito RSECE-Energia
Auditor SGCIE
Andria
Curioso
Curioso

Mensagem por Andria »

Boa tarde Miguel P.

Desculpe mas não se importa de me trocar isso por linguagem de leigos...hehehe, quando fala nessas aparelhagens, quer dizer que possam estar nos arredores da minha casa??
e quem é que coloca essa peça?? e fica muito cara?

Obrigada.
Ândria Matias
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por rainbow »

Andria Escreveu:Olá Rainbow, boa tarde

Pois é mesmo um grande mistério...o que dispara é mesmo o diferencial geral, não é o da EDP, tanto mais que chamei um piquete da EDP e o sr disse logo que não era nada com eles porque não era o deles que disparava.

Eu estou acordada sempre que o quadro dispara...e a única coisa que se ouve é mesmo o barulho do botão a disparar, mas amanhã vou estar lá de plantão em frente ao quadro para ver se mais alguma coisa acontece, mas é mesmo estranho...porque depois não volta a disparar a não ser no dia seguinte à mesma hora....e por vezes não acontece todos os dias.

O meu electricista anda à nora...diz que estas avarias são quase impossiveis de encontrar, diz que se continuar assim, me troca o diferencial de novo por um de rearme automático.mas tem de haver uma causa para que tal aconteça....o que poderá ser????
Boa tarde.
Pois, o seu electricista tem alguma razão. Não será mesmo nada fácil de saber o que realmente se passa. O que o colega Miguel disse, pode ser a causa, se bem que esse tipo de manobras não acontece assim com tanta frequência, e tão pontuais.
Não vale a pena ficar de plantão em frente ao quadro, até porque como eu disse, a causa pode ser alheia à sua instalação. Um dos exemplo é o que o colega mencionou.
Se o problema persistir, e se tornar muito incómodo, aconselho a contactar alguém que possa instalar (temporariamente) um analisador de energia na sua casa (existem empresas que fazem esse tipo de serviço, como por exemplo, a QEnergia, se bem que não sei quanto custaria). Poderia assim, detectar qual o problema.
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por rainbow »

A aparelhagem que o colega se referiu, são das subestações, postos de transformação, etc.
São propriedade e responsabilidade da EDP (e nalguns casos, da REN).
Já agora, uma questão...o diferencial do quadro que referiu, é interruptor ou disjuntor?
Andria
Curioso
Curioso

Mensagem por Andria »

Não sei se é interruptor ou disjuntor...como posso saber??
Ândria Matias
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por rainbow »

Andria Escreveu:Não sei se é interruptor ou disjuntor...como posso saber??
Bem...às vezes é fácil, outras nem por isso.
Alguns modelos dizem mesmo no próprio aparelho. Anexo exemplo de um interruptor diferencial.
ID.jpg
ID.jpg (24.14 KiB) Visto 2308 vezes
No caso de ser disjuntor, deverá ter uma cruzinha no simbolo, em vez de uma bolinha ou mesmo nada, como no exemplo anterior do interruptor. Repare na diferença dos dois simbolos da imagem seguinte.
ID-DDR.JPG
ID-DDR.JPG (17.55 KiB) Visto 2308 vezes
Se mesmo assim, não conseguir distinguir, então acho que só mesmo pelo código/referência que está marcada no aparelho.
Última edição por rainbow em 11 mai 2010, 09:47, editado 1 vez no total.
Andria
Curioso
Curioso

Mensagem por Andria »

Olá bom dia,

Mais uma manhã...e mais uma vez o quadro disparou....e desta vez estava lá de plantão a olhar para ele....lololol, simplesmente a única coisa que acontece é o botão desligar-se...por isso continuo na mesma!!!!
Que acham da ideia de colocar o diferencial de rearme automático????
Não se isto possa ter alguma solução...fogo....

Obrigada.
Ândria Matias
mitos
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 02 jul 2009, 15:37
Has thanked: 1 time
Been thanked: 17 times

Mensagem por mitos »

bom dia,
tira uma foto ao quadro e coloca aqui, dá especial atenção ao diferencial que dispara ok...
assim podemos ver as caracteristicas do mesmo, até pode ser que com um diferencial menos sensivel isso se resolva
Ipse se nihil scire id unum sciat
MiToS
mitos
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por mitos »

bom dia,
tira uma foto ao quadro e coloca aqui, dá especial atenção ao diferencial que dispara ok...
assim podemos ver as caracteristicas do mesmo, até pode ser que com um diferencial menos sensivel isso se resolva
MiToS
Andria
Curioso
Curioso

Mensagem por Andria »

Não consigo ver as imagens anexadas!!!! Alguém me explica como faço????
Ândria Matias
Andria
Curioso
Curioso

Mensagem por Andria »

Não consigo ver as imagens anexadas!!!! Alguém me explica como faço????
Ândria Matias
mitos
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por mitos »

podes não ter permissões para isso, envia-me o teu e-mail por PM que eu envio-te as imagens
MiToS
Bloqueado

Voltar para “Problemas Elétricos”