ITUR

Responder
carlos xavier
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 14 dez 2008, 10:49

ITUR

Mensagem por carlos xavier »

Sou estudante finalista de Engenharia Electrotécnica e como projecto final estou a fazer uma de uma Urbanização com 21 prédios. E estou a ter algumas duvidas, que nem a ANACOM me respondeu. Agradecia alguma ajuda.
Numa ITUR, publica com tipologia em L, temos duas entradas para os operadores certo?
Na ITUR publica só é feita a rede de tubagem, depois os operadores é que colocam a rede de cablagem?
As redes de tubagem podem ser feitas com tubo 3PEAD110+1T40 interligados com caixas CVR2 distanciadas em 120m max certo?
A interligação das CVR2 as CEMU´s dos vários prédios vão directas as CVR2 ou são interligadas com outras caixas? Quais?
O que são os ATU´s?
Com os Melhores cumprimentos.
Carlos Xavier
augustocasais
Curioso
Curioso
Registado: 22 mai 2008, 21:39

Re: ITUR

Mensagem por augustocasais »

Boas

Nas ITUR publicas apenas temos de efectuar a rede de tubagens, apenas é necessário efectuar a rede de tubagens e de cabos quando temos de dimensionar um ATU, pois a partrir deste iremos ter de garantir o sinal, logo para isso temos de preceder aos cálculos dos respectivos cálculos.

A rede de tubagem tem ser constituída por 3 tubos (Corrugado ou PEAD 110 + 1 Tritubo PEAD de 40), interligados com a respectiva CVM, Esta CVM depende do tipo de edificio que estamos a alimentar pois pelo ITUR, consoante o tipo de edifício que estamos a alimentar, temos a respectiva caixa CVM que temos de instalar pode ser do tipo CVR1, CVR2, CVR3 ou outra constante no ITUR.

A interligação das CVM (CVR) devem ser directas em caso de edifícios e em caso de moradias estas tem de ligar a CEMU, mas esta ultima não se representa nas ITUR apenas nas ITED.

Os ATU's são armários de telecomunicações urbanos, ou seja são os armários que costumamos ver a entrada dos prédios, parecidos com as caixas da EDP.

Espero ter ajudado.

comprimentos
Augusto Casais
ferrocha
Curioso
Curioso
Registado: 21 abr 2010, 19:57

Mensagem por ferrocha »

Aproveito este tópico para colocar uma questão relacionada com um projecto elaborado no gabinete onde trabalho.

O mesmo diz respeito a um loteamento com alguns lotes para moradias e alguns para prédios. O projecto de telecomunicações foi remetido á câmara municipal em Setembro de 2009. Aqui está o busílis da questão.

O Manual ITED - 2ª Edição entrou em vigor a 1 de Abril de 2010. E o Manual ITUR, também foi nesta data ou foi em Maio de 2009?

É que a câmara municipal remeteu o projecto para apreciação á Portugal Telecom e esta entidade requer agora a adequação do projecto ao Manual ITUR, ou seja, o dimensionamento da rede de telecomunicações da urbanização assim como dos pontos de interligação da mesma á rede pública (suponho que se referem a tubagens, caixas, ATUs e cabos).

É legítima esta exigência?

Agradeço desde já qualquer ajuda prestada.
lmp
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 13 nov 2007, 14:09

Mensagem por lmp »

Não pode exigir isso, pois o projecto ITUR ainda não existia em 2009.
Os projectos de telecomunicações em urbanizações, anteriores a 1 de Janeiro de 2010, poderiam ser elaborados segundo uma recomendação técnica da PT, chamada NITU.
A responsabilidade do projecto é dos projectistas, no entato as entidades podem pedir a revisão de projecto, a qual só pode ser feita por técnicos habilitados legalmente (Eng's ou Egt's) e de acordo com a legislação: Lei 31/2009 e Portaria 1379/2009, repeitando as categorias da obras I, II, III e IV.
ferrocha
Curioso
Curioso
Registado: 21 abr 2010, 19:57

Mensagem por ferrocha »

Agora estou perante um dilema...
É necessária a previsão da passagem de FO e tenho então que dimensionar os pontos de ligação á rede pública.

Se fizer um aditamento ao projecto, transformando-o num projecto ITUR, o cliente final sairá beneficiado, por outro lado, se seguir as recomendações NITU, o promotor da obra poupará uns cobres. :?

Se optar por seguir o ITUR certamente nãoestarei em falta com nada para as NITU. Tenho mais é os ATUs.

Alguém me pode indicar onde posso obter (caso exista) uma versão em formato digital das recomendações NITU?
Já pesquisei (por alto) e não encontrei, apenas a ficha que já tinha.
lmp
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 13 nov 2007, 14:09

Mensagem por lmp »

O NITU é para esquecer.

As normas a aplicar são as do ITUR.
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”