Inversor de rede / placas de energia

Responder
Avatar do Utilizador
lugodinho
Curioso
Curioso
Mensagens: 39
Registado: 18 set 2008, 21:09
Profissão: Electrotécnico
Localização: Alentejo
Been thanked: 2 times
Contacto:

Inversor de rede / placas de energia

Mensagem por lugodinho »

:idea: Saudações a todos os utentes e técnicos deste fórum

Tenho um pequeno problema que gostaria de partilhar com todos os colegas entendidos no assunto.

Num trabalho que tenho de efectuar numa determinada residência, que neste momento esta a trabalhar com energia (placas solares).
O proprietário quer que a energia da EDP entre na residência e quando há falha ou porque não necessita da EDP ele passa para as placas.
O problema é que para a energia EDP é necessário fiscalização Certiel pois o contrato com a EDP vai ter de ser feito. A instalação da residencia está feita de acordo com as normas Certiel, mas esta situação, de ( Inversor de rede) numa residência não tenho ideia da melhor situação para que o projecto seja aceite.
Por outro lado já montei alguns inversores de rede em Geradores/Rede mas as dimensões dos quadros não são nada parecidas.
Os estimados colegas ou alguém que tenha feito algo parecido poderá dar-me uma dica?
Equipamento, inversor, sistema, qualquer coisa que me de o clike para uma situação domestica.
Desde já os meus sinceros agradecimentos :?:

Cumprimentos a todos 8)
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
NorbertoBravo
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 26 mar 2008, 18:02
Localização: Castelo Branco

Re: Inversor de rede / placas de energia

Mensagem por NorbertoBravo »

Boas!
Apesar de nunca me ter aparecido uma situação semelhante, estou neste momento a receber uma formação para ficar certificado como técnico instalador de sistemas solares fotovoltaicos, como tal, pensamos em várias hipóteses de instalação e, segundo o que entendi no teu post, penso termos falado de situações similares.
:arrow: Antes de continuar, agradecia que me pudesse responder a certas questões para que possa entender o que é pretendido e não mandar bitolas para o ar que poderão encaminhá-lo para caminhos errados.
:?: Quais as dúvidas que pretende esclarecidas, como montar um sistema fotovoltaico? Se a questão for esta colocarei em anexo um PDF que o ajudará.
Soluções ligação à rede.pdf
(113.1 KiB) Transferido 200 vezes
:?: O proprietário pretende que a energia da EDP seja o fornecedor de energia secundário? Caso seja esta tem duas hipóteses:
-Efectua uma segunda instalação tendo assim 2 circuitos totalmente autónomos, um com energia fotovoltaica e outro proveniente da EDP (solução mais dispendiosa)
-Faz um contrato de compra e venda com a EDP no qual terá que colocar o equipamento denominado inversor com as devidas protecções, tanto a juzante como a montante deste equipamento, colocar um contador de venda à EDP, que no caso, aconselho a colocar 2, um em que só o senhor tenha acesso e o outro providenciar acesso à EDP para que esta possa ver quanto tem que pagar ao proprietário para além da instalação normal que é necessário efectuar. Não sei o quanto demora este processo burocrático, mas não deverá ser muito demorado. Para mais informações sobre como vender energia à EDP, visite o site renováveis na hora que terão lá mais e melhores informações a este respeito.Caso surja mais dúvidas, poste aqui como resposta que eu depois terei todo o gosto em responder.

Sem mais a informar, por agora me despeço
atenciosamente:
Norberto Bravo
Avatar do Utilizador
lugodinho
Curioso
Curioso
Mensagens: 39
Registado: 18 set 2008, 21:09
Profissão: Electrotécnico
Localização: Alentejo
Been thanked: 2 times
Contacto:

Re: Inversor de rede / placas de energia

Mensagem por lugodinho »

Olá Norberto

Agradesso desde já o ficheiro enviado o qual serve para eu ter uma melhor noção sobre a energia renovada (como montar um sistema fotovoltaico) também
estou a pensar seriamente em tirar formação fotovoltaica. Sou electricista já com alguns km e estagios na Europa trabalho também em plc automatismo
inscrito da DGE e Anacom, mas é sempre bom sabermos mais alguma coisa que nos passa despercebido.

Agora que me pediram para efectuar a certificação de uma residencia que tem paineis surgio o desconhecimento técnico necessário para esta situação
o problema é que os proprietários não querem fazer micro produção da energia.

O que eles querem é ter os paineis como do tipo energia socorrida. Quando faltar a rede publica entrar os paineis.

Nos sabemos que a energia da EDP é mais dispendiosa mas o propriétario faz parte dos quadros administrativos da EDP e para ele é (0) despesa.

Já fiz sistemas semelhante com geradores auxiliares etc.

Mas a residencia necessita de Certificação da Certiel e como tal por ai é dificil isto se o equipamento solar não tiver um sistema seguro para a inversão.
Já solicitei um pedido técnico á Certiel mas eles não adiantáram nada os paineis é instalação classe A remeteram-me para Direcção Regional da Economia.

Assim fiquei de novo pendurado. Dai eu andar tentando umas dicas para saber o que fazer

Agradesso a tua informação

Pode ser que com mais esta informação possas encontrar mais alguma coisa

Um abraço e sempre ao dispor
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Miguel P.
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 224
Registado: 13 jan 2008, 10:42
Localização: Évora

Re: Inversor de rede / placas de energia

Mensagem por Miguel P. »

Envio em anexo exemplo de um sistema com inversor/carregador da Victron.

Talvez seja um sistema deste género que o cliente quer.

Mais info em:

http://www.victronenergy.com.es/inverte ... 00va-3kva/

Cumprimentos,

MP
Anexos
Datasheet - MultiPlus inverter charger 800VA - 5kVA - rev 08 - ES.pdf
(325.28 KiB) Transferido 173 vezes
multi with grid connected converter for solar and or wind turbine.pdf
(1.39 MiB) Transferido 157 vezes
Eng.º Electrotécnico
Perito RSECE-Energia
Auditor SGCIE
Avatar do Utilizador
lugodinho
Curioso
Curioso
Mensagens: 39
Registado: 18 set 2008, 21:09
Profissão: Electrotécnico
Localização: Alentejo
Been thanked: 2 times
Contacto:

Re: Inversor de rede / placas de energia

Mensagem por lugodinho »

Miguel P. Escreveu:Envio em anexo exemplo de um sistema com inversor/carregador da Victron.

Talvez seja um sistema deste género que o cliente quer.

Mais info em:

http://www.victronenergy.com.es/inverte ... 00va-3kva/

Cumprimentos,

MP


Olá colega. Em primeiro lugar os meus agradecimentos. Os ficheiros enviados são muito bons
Obrigado

Cumprimentos
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Miguel P.
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 224
Registado: 13 jan 2008, 10:42
Localização: Évora

Re: Inversor de rede / placas de energia

Mensagem por Miguel P. »

Bom dia colega!

No site da steca ( http://steca.com/index.php?PV_off_grid ) há exemplos muito bons descritos no catálogo de produtos que está no lado direito da página.

Abraço,

MP
Eng.º Electrotécnico
Perito RSECE-Energia
Auditor SGCIE
Responder

Voltar para “Energias Renováveis”