Boas
Sou programador e estou a fazer uma simulação, em que necessito saber quantos Kwatt's gasta em media um complexo industrial como uma fábrica totalmente automatizada...
não necessito de saber detalhadamente, apenas preciso de uma aproximação do consumo...
Tb, se alguém me souber dizer quanto produz em media uma estação Geotérmica, agradecia bués
Pois bem, por exemplo uma linha de montagem de automóveis totalmente automatizada... quanta energia gastaria todo esse complexo?
Em relação à estação geotérmica, qual o máximo de energia poderia uma estação desse tipo produzir(ou quantas estações seriam necessárias) para abastecer por exemplo uma cidade...
O que eu e o colega queremos dizer é que é muito dificil de prever qual o gasto dessas instalações, pois cada instalação é impar, sem igual.
O mesmo se passa com as centrais geotérmicas. A produção depende do calor que a central pode captar do solo, da maneira como é convertido, do rendimento da conversão, etc.
Veja este link.
Tenho unidades "fabris" em que um "pt" de 400 Kva chega, tenho outras em que tenho um motor de 550Kw (1.600 amp) e mais consumo, tenho outra em que tenho 4 transformadores cada um de 2.500 Kva, a média anda 8.500 a 9.000Kva hora/360 dias tenho outro que recebe duas de linhas de 60Kv e pagava cerca de 800.000€ a 1.000.000€ mês, agora tem coegeração.
Tens que tentar definir um tipo de industria "o mais real possível"
Uma unidade fabril de "engarrafamento de aguas" pode ter 2 transformadores de 800Kva cada.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Boas.
Como já foi referido, a pergunta tem a resposta dependente de vários factores. Agora uma sugestão:
Em vez de insistir em saber o consumo "de um complexo fábril", porque não explica o que pretende simular? Percebi que quererá fazer algum programa para fazer simulação de qualquer coisa. Se nos disser qual a intenção, melhor o podemos aconselhar sobre o pretendido.
De qualquer forma, deixo já uma dica(de alguém que também faz programação) Qualquer programa deve ser o mais configurável possível. No desenvolvimento do mesmo, imaginemos que se fazem as programações para (aplicando ao caso eléctrico)800 KVA. Era absurdo, ter de fazer outro programa para simular outra instalação que tivesse 6000KVA. Um menu ou um campo de texto servem perfeitamente para dar a entrada dos valores(constantes na programação) que definem os parâmetros com que se vão trabalhar.
Ficam as dicas.
Abraço
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio Participar neste fórum é um privilégio e não um direito A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
Mais uma achega ao que já foi dito: o consumo de um complexo industrial não é só eléctrico, pode estar em jogo outro tipo de combustíveis. Da mesma maneira, também têm que ser contabilizados outro tipo de consumos.
Geralmente faz-se a conversão para energia primária (Kgep ou Tep, ou seja, Kilogramas equivalentes de petróleo ou Toneladas equivalentes de petróleo).
Vou deixar uns documentos relativos ao actual SGCIE - Sistema de Gestão dos Consumos Intensivos de Energia e do antigo RGCE. Neste último documento apresentam-se alguns valores de consumos específicos de algumas indústrias.
isso e muito relativo...
na fabrica onde trabalho, existe uma central termoelectrica a biomassa que produz cerca de 87MW de energia electrica e os tres grupos de consumo sao maquinas que no total consomem 84MW, no entanto ainda vende energia à EDP.