Problema de terras, ou não?

Bloqueado
joaoll
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 05 nov 2007, 11:28

Problema de terras, ou não?

Mensagem por joaoll »

:D Boas,

Tenho uma instalação com os seguintes problemas:

Sempre que ligo alguns circuitos, nomeadamente iluminação e o do forno eléctrico o diferencial dispara.
Resolvi a situação desligando o fio de terra nos mesmos circuitos e o mesmo está a funcionar embora sem protecção.
Penso que seja uma fuga à terra, a instalação está pendurada numa instalação antiga e não tenho os dados da instalação anterior nem a actual. É necessário efectuar o levantamento total da instalação.

Como verificar a avaria com multímetro e/ou busca-pólos?
é possivel medir as terras apenas com o multímetro?
Quais as resistencias entre fase/neutro e fase/terra e neutro /terra esperadas com tudo desligado?
Quais as tensões esperadas entre neutro/terra e fase/terra com os circuitos ligados?
A instalação não foi efectuada por mim mas gostava de umas dicas essenciais para verificação completa da instalação.

Desculpem tanta pergunta mas tenho alguma urgência e preciso rectificar instalação com este equipamento.
Obrigado pela ajuda.
Nefelim

Re: Problema de terras, ou não?

Mensagem por Nefelim »

Olá

È assim isso pode ser três coisas já há aí no forum um artigo

1ª análise

Com o diferencial da EDP desligado, liga tudo, liga também os receptores, senão aguentar fazes por partes

Quando digo "shunt" é ligação um ao outro

Mede com o multimetro entre "Neutro e fio de terra" se der quase "zero a 1 Ohms é porque há ligação Neutro-Terra" tenta identificar os neutro, desliga um a um do quadro eléctrico, para identificar o que está com shunt.
Mede cada neutro desligado entre cada e o fio de terra

Se o problema for esse depois só ligas o disjuntor desse circuito e tentas ver os receptores que estão em cargam, é que a avaria pode estar nalgum receptor "neutro-terra" ou nalguma tomada "um shunt"
Desliga um a um e medes na tomada se deixou de haver shunt. Se deixou de haver shunt é pq a avaria é nesse receptor, pois se o neutro da EDP tiver tensão faz retorno e dispara

Vai desligando um a um para todos os receptores até encontares a avaria.

2ª Analise
Se na analise anterior o neutro não está ligado há terra já a avaria é outra
Liga tudo em carga, liga o da EDP, e desliga os disjuntores

Põe tudo a funcionar receptores. Se a instalação não aguentar fazes 2 duas ou 3 vezes como vou escrever

Liga o da EDP, vai ligando cada disjuntor, liga os receptores um a um quando um disparar tens o circuito identificado, depois desligas todos os receptores desse circuito e ligas um a um até identificar o que está em causa.

Mas atenção os disparos podem ser "imtempestivos" istó é algum aparelho sá "dá passagem há massa ocasionalmente " e nesse caso só ligando um aparelho de cada vez e verificar qual o que dispara deixá-lo estar ligado uma hora

Eu sei que é muito exausto isso mas é a única maneira de conseguir identificar a avaria

3ª Questão

Desligar todas as cargas e um um mega-homímetro ver a resistência de isolamento, pode na canalizaão existir alguma passagem "Fase-Terra"
Ou fase NeUtro
Mas para megar tens de desligar todos os rececptores das tomaads e desligar interruptores de iluminação, não pode haver alguma carga no circuito

Ver as 3 situações

Um abraço
joaoll
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por joaoll »

ok vou experimentar no fds que é qd tenho disponibilidade mas tenho duvidas:

"diferencial da EDP desligado" e depois ligo tudo como?
a 2ª fase eu ja tenho metade feito e sim tenho um circuito onde a resistência entre fase e neutro é muito baixa, o multímetro "apita"mas mesmo com esse circuito desligado o diferencial se tiver o condutor de terra ligado dispara.

Desde já muito obrigado pela ajuda tão breve, se houver mais opiniões posso estuda-las na pratica apenas com a limitação da aparelhagem que tenho, "multimetro".

Até breve
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Has thanked: 2 times
Been thanked: 12 times

Mensagem por Varejo »

joaoll Escreveu::D Boas,

Sempre que ligo alguns circuitos, nomeadamente iluminação e o do forno eléctrico o diferencial dispara.
Resolvi a situação desligando o fio de terra nos mesmos circuitos e o mesmo está a funcionar embora sem protecção.
Penso que seja uma fuga à terra, a instalação está pendurada numa instalação antiga e não tenho os dados da instalação anterior nem a actual. É necessário efectuar o levantamento total da instalação.

Quais as resistencias entre fase/neutro e fase/terra e neutro /terra esperadas com tudo desligado?
Quais as tensões esperadas entre neutro/terra e fase/terra com os circuitos ligados?
A instalação não foi efectuada por mim mas gostava de umas dicas essenciais para verificação completa da instalação.

Desculpem tanta pergunta mas tenho alguma urgência e preciso rectificar instalação com este equipamento.
Obrigado pela ajuda.

Boas, e que tal só desligares a terra da ficha do forno e o resto tudo como estava, é que se calhar poupas trabalho e ves logo se o problema é do forno!! :wink:
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
Nefelim

Mensagem por Nefelim »

Olá

Na 1ª Fase mede terra neutro com os da EDP desligdos e os disjuntores para as cargas desliagadas, no barramento ou nos cabos de saíad do meutro do diferencial e terra; mas com o fio de terra ligado ás massas
Um abraço
Fernando
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 02 nov 2007, 03:33
Contacto:

Mensagem por Fernando »

Varejo Escreveu:
joaoll Escreveu::D Boas,

Obrigado pela ajuda.

Boas, e que tal só desligares a terra da ficha do forno e o resto tudo como estava, é que se calhar poupas trabalho e ves logo se o problema é do forno!! :wink:
Nefelim, desculpa ir um pouco contra a forma de analisar que explicaste.

Alem de estar 100% correcta, tb penso seja preferível começar com a analise do forno, pois parece que é apenas ele que dispara o diferencial.

Se assim for aconselho a que coloques o multímetro entre um dos bornes da ficha e o condutor de terra e depois com o outro borne efectuar a mesma operação, caso obtenhas valores de resistência indica que está a existir uma fuga á terra.

Se o forno for novo aconselho a accionares a garantia, caso seja já um forno usado...

Parece-me lógico iniciares a analise de fuga junto á ligação das resistências e depois nos botões de comando e por ai a fora.

Qualquer duvida apita

[]
joaoll
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por joaoll »

O forno já foi revisto e está ok.

O problema será numa fuga à terra ou mau dimensionamento de terras...
Vou seguir os vossos conselhos a verificar no fim-de-semana depois relato se ficou resolvido ou não e porque, de qualquer das formas o meu agradecimento pelos esclarecimentos e soluções propostas.

1 abraço
ricardo andrade
Curioso
Curioso
Registado: 18 jun 2007, 12:19

Mensagem por ricardo andrade »

boas a instalação tem bomba água se sim tem atençao a isso

1 abraço
justo
Curioso
Curioso
Registado: 04 dez 2007, 21:28

Mensagem por justo »

Olá Amigo João
O unico erro foi desligares a terra , pois existe um defeito de isolamento, podes colocar em risco pessoas que manusearm os aparelhos.
Quantos dijuntores ou interruptores difernciais tens no quadro ?( podes ter neutros trocados nos diferenciais ).
Vê a avaria até ao fim , mas não deixes a instalação sem a terra ligada, indenfica e desliga o aparelho que estiver com defeito de izolamento
Um abraço
Bloqueado

Voltar para “Problemas Elétricos”