Aumento da potência contratada para o condómino
Aumento da potência contratada para o condómino
boa tarde.
Sou novo aqui e não sou electricista.
No meu prédio antigo em Lisboa, foi efectuada uma obra para substituição da coluna motante e entradas do prédio do seguinte modo : (esta obra foi feita e certificada pela Certiel)
A ficha electrotécnica indica :
1 cave, 1 r/c, 9 andares (2 instalações por piso) = Totais 20
Potências previstas :
Habitações: 18*10,35=186,3 (coeficiente de simultaneidade=0,48)
Potência a alimentar=89,4KVa
Serviços comuns : 1*27,6=27,6KVa
Totais=117KVa
Agora existiu um condómino que pediu à EDP o aumento do contador de 3,45KVa para 6,9 8penso eu).
A EDP informou que não era possível porque o ramal não suportava e que tinha de pagar ~3000€ por um cabo que suportasse 117KVa ???
Que ramal é este que a EDP fala ?
Ramal do posto da EDP para o prédio : Responsbilidade de quem ?
Ramal da caixa existente em cada piso que vai para cada condómino até ao contador do condómino : responsabilidade de quem ?
Estou um bocado confuso e não sei o que dizer ao condómino. (sou administrador do prédio)
Se alguêm puder esclarecer com conceitos simples o que tenho que fazer agradecia
obrigado
Sou novo aqui e não sou electricista.
No meu prédio antigo em Lisboa, foi efectuada uma obra para substituição da coluna motante e entradas do prédio do seguinte modo : (esta obra foi feita e certificada pela Certiel)
A ficha electrotécnica indica :
1 cave, 1 r/c, 9 andares (2 instalações por piso) = Totais 20
Potências previstas :
Habitações: 18*10,35=186,3 (coeficiente de simultaneidade=0,48)
Potência a alimentar=89,4KVa
Serviços comuns : 1*27,6=27,6KVa
Totais=117KVa
Agora existiu um condómino que pediu à EDP o aumento do contador de 3,45KVa para 6,9 8penso eu).
A EDP informou que não era possível porque o ramal não suportava e que tinha de pagar ~3000€ por um cabo que suportasse 117KVa ???
Que ramal é este que a EDP fala ?
Ramal do posto da EDP para o prédio : Responsbilidade de quem ?
Ramal da caixa existente em cada piso que vai para cada condómino até ao contador do condómino : responsabilidade de quem ?
Estou um bocado confuso e não sei o que dizer ao condómino. (sou administrador do prédio)
Se alguêm puder esclarecer com conceitos simples o que tenho que fazer agradecia
obrigado
-
- Velha Guarda
- Registado: 10 ago 2009, 10:15
- Has thanked: 16 times
- Been thanked: 39 times
Re: Aumento da potência contratada para o condómino
Boa tarde.
Há aqui qualquer coisa que não estou a perceber...então, se nos cálculos de potência são indicados 10,35kVA por instalação de utilização, e depois vem alguém pedir um aumento de potência para 6,9kVA ???
Salvo erro, a responsabilidade da EDP termina na entrada da instalação colectiva, neste caso, o prédio. Em concreto, será na entrada do quadro de colunas do edificio.
Há aqui qualquer coisa que não estou a perceber...então, se nos cálculos de potência são indicados 10,35kVA por instalação de utilização, e depois vem alguém pedir um aumento de potência para 6,9kVA ???
Salvo erro, a responsabilidade da EDP termina na entrada da instalação colectiva, neste caso, o prédio. Em concreto, será na entrada do quadro de colunas do edificio.
Obrigado Raibow pelo comentário.
O entendimento que eu faço é que a coluna do prédio ficou dimensionada para ter 10,33KVa por condómino.
Mas a decisão de ter um contador da EDP com esta potência ou menor é de cada condómino.
O entendimento que eu faço é que a coluna do prédio ficou dimensionada para ter 10,33KVa por condómino.
Mas a decisão de ter um contador da EDP com esta potência ou menor é de cada condómino.
-
- Velha Guarda
Boa tarde.
Então sendo assim, qual é o problema da EDP? Também não estou a perceber.
Uma pergunta...qual a potência (contratada) fornecida pela EDP ao prédio, antes e depois da remodelação?
Porque uma coisa é remodelar a instalação e prepará-la para um futuro aumento da potência. Outra coisa é efectivamente pedir esse aumento.
Então sendo assim, qual é o problema da EDP? Também não estou a perceber.
Uma pergunta...qual a potência (contratada) fornecida pela EDP ao prédio, antes e depois da remodelação?
Porque uma coisa é remodelar a instalação e prepará-la para um futuro aumento da potência. Outra coisa é efectivamente pedir esse aumento.
-
- Velha Guarda
- Registado: 02 dez 2007, 14:24
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 8 times
Boa noite caro Amigo TrimTrim! no meu entender e pela experiência em casos interiores é assim! fizeram uma coluna nova e dimensionada para as potências que pediram! tudo bem foi fiscalizada pela Certiel e segundo indica tudo bem! correto! agora a portinhola e o ramal da alimentação ao prédio se não foi alterado a responsabilidade é do prédio pois o mesmo sofreu um aumento de potência que tem de ser suportado pelo prédio, no que diz respeito ao ramal da caixa de coluna no andar ao inquilino até ao quadro! ou a coluna em si não se pode separar a coluna em pedaços como se fosse "ISTO DAQUI PARA ALI É MEU" a mesma pertence a todos os locotários se forem os donos das fracções, se forem inquilinos é do propritário do mesmas. Já agora e o projecto da instalação da coluna foi feita? e entrgue na EDP para ver se havia disponabilidade na zona a potência do ramal? se sim depois enviada para aprovação da CERTIEL? Cumprimentos.
Boa tarde caro CAOR. obrigado pela resposta.
Pedido de esclarecimentos adicionais :
1) A portinhola é o "quadro" que está na entrada do prédio dos cabos que vem da rua ?
2 )O que é o ramal da alimentação do prédio : é o que está dentro da portinhola ?
Esclarecimentos.
1) A nova coluna está projectada para que cada condómino tenha 10,34KVA. O que eu perguntava é se chama "ramal" ao troço que vai da caixa que está em cada andar para a casa/contador de cada condómino?
2)Sim, houve projecto de instalação com memória descritiva e Justificativa e Peças Desenhadas. ; A ficha electrotécnica tem um carimbo da EDP com um NIP, data e diz "Alimentação Viável" (Isto que dizer na prática o quê ?).
O projecto engloba :
Instalação de um quadro de colunas.
Estabelecimento de uma nova Coluna Montante,novas entradas (x condóminos), uma entrada para Serviços Comuns, um Eléctrodo de Terra do prédio.
Instalação de um Quadro Eléctrico dos Serviços Comuns
Estabelecimento do Alimentador do Quadro da Casa das Máquinas.
obrigado
Pedido de esclarecimentos adicionais :
1) A portinhola é o "quadro" que está na entrada do prédio dos cabos que vem da rua ?
2 )O que é o ramal da alimentação do prédio : é o que está dentro da portinhola ?
Esclarecimentos.
1) A nova coluna está projectada para que cada condómino tenha 10,34KVA. O que eu perguntava é se chama "ramal" ao troço que vai da caixa que está em cada andar para a casa/contador de cada condómino?
2)Sim, houve projecto de instalação com memória descritiva e Justificativa e Peças Desenhadas. ; A ficha electrotécnica tem um carimbo da EDP com um NIP, data e diz "Alimentação Viável" (Isto que dizer na prática o quê ?).
O projecto engloba :
Instalação de um quadro de colunas.
Estabelecimento de uma nova Coluna Montante,novas entradas (x condóminos), uma entrada para Serviços Comuns, um Eléctrodo de Terra do prédio.
Instalação de um Quadro Eléctrico dos Serviços Comuns
Estabelecimento do Alimentador do Quadro da Casa das Máquinas.
obrigado
-
- Velha Guarda
Boa tarde.
O teu prédio não deve ter portinhola. O inicio da instalação é o quadro de colunas do edificio.
O ramal de alimentação ao prédio essencialmente consiste no cabo eléctrico que alimenta o prédio a partir de um PT, por exemplo (não sei no teu caso em particular de onde a instalação é alimentada). Ou seja, o ramal é basicamente o cabo, embora toda a canalização seja considerada (tubagem).
Imagina o seguinte:
PT ----> ramal ----> quadro de colunas ----> coluna montante ----> condóminos
O que deve ter acontecido, como expliquei anteriormente, foi que remodelaram a instalação do quadro de colunas em diante, mas não o ramal, ou seja, o prédio ficou preparado para essa potência mas o cabo que alimenta o prédio não.
O teu prédio não deve ter portinhola. O inicio da instalação é o quadro de colunas do edificio.
O ramal de alimentação ao prédio essencialmente consiste no cabo eléctrico que alimenta o prédio a partir de um PT, por exemplo (não sei no teu caso em particular de onde a instalação é alimentada). Ou seja, o ramal é basicamente o cabo, embora toda a canalização seja considerada (tubagem).
Imagina o seguinte:
PT ----> ramal ----> quadro de colunas ----> coluna montante ----> condóminos
O que deve ter acontecido, como expliquei anteriormente, foi que remodelaram a instalação do quadro de colunas em diante, mas não o ramal, ou seja, o prédio ficou preparado para essa potência mas o cabo que alimenta o prédio não.
- Anexos
-
- esquema.pdf
- (84.74 KiB) Transferido 163 vezes
Obrigado pela resposta.
Alguem me pode explicar o seguinte :
1) O que é a portinhola ?
2 )Na ficha electrotécnica tem um carimbo da EDP com um NIP, data e diz "Alimentação Viável"
Isto quer dizer que do ponto de vista da EDP podemos aumentar a coluna porque a alimentação pela parte da PT é viável ??
3) como posso saber quanto é o cabo/capacidade actual que alimenta o prédio ? Nas facturas da EDP do condomínio ? Onde estão os 2 contadores (elevadores e Luzes) ??
obrigado
Alguem me pode explicar o seguinte :
1) O que é a portinhola ?
2 )Na ficha electrotécnica tem um carimbo da EDP com um NIP, data e diz "Alimentação Viável"
Isto quer dizer que do ponto de vista da EDP podemos aumentar a coluna porque a alimentação pela parte da PT é viável ??
3) como posso saber quanto é o cabo/capacidade actual que alimenta o prédio ? Nas facturas da EDP do condomínio ? Onde estão os 2 contadores (elevadores e Luzes) ??
obrigado
-
- Curioso
- Registado: 12 fev 2010, 17:10
Bom dia
1)já respondido
2) isso que dizer que o pt que alimenta o predio tem potencia disponivel,
mas o cabo que liga o prédio ao pt pode não suportar a potencia total(o que parece ser o caso)
3) se houver portinhola um bom electricista sabe dizer que tipo de cabo tem a baixada
comprimentos
1)já respondido
2) isso que dizer que o pt que alimenta o predio tem potencia disponivel,
mas o cabo que liga o prédio ao pt pode não suportar a potencia total(o que parece ser o caso)
3) se houver portinhola um bom electricista sabe dizer que tipo de cabo tem a baixada
comprimentos
-
- Velha Guarda
- Registado: 02 dez 2007, 14:24
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 8 times
Boa noite caro Amigo Trimtim. embora a EDP tenha autorizado a viabilidade do reforço de ramal o projecto tem de ir a aprovação na CERTIEL,! o projecto vem selado com fio inviolável a amarelo! e ai sim pode pedir á Certiel a Certificação e depois do reforço do ramal ser executado pode pedir o aumento de potencia para os 10,35KVA por fogo, na pergunta "UM" eu diria (penso que nãp haja nome próprio) derivação de C.Coluna a uma Entrada Fogo.! "2" sim é o ramal vindo do exterior que pode estar numa portinhola ou directamente ao quadro de colunas de acordo com o que a EDP tem na zona, penso que actualmente a EDP obriga que a mesma termine numa Portinhola que no seu caso é PI-400A a PI-250 já não é aceite. se tiver dado alguma informação errada desculpem mas é o que sei.
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 20 mar 2010, 22:10
Boa tarde e bom ano de 2001 para todos vós.
Sobre este tema tenho novidades e não são positivas para o condómino. Por isso necessito das vossas opiniões e suporte.
1) Em 2007 foi efectuada a alteração na coluna do prédio.(certificada pela Certiel) ; info da EDP : não se podia mudar o contador porque o ramal não estava de acordo.
2) Em Dezembro de 2010, foi efectuado, finalmente, (depois de muitas guerras no condomínio) o dito ramal da rua para a portinhola do prédio (3600€)
3) Agora em Janeiro de 2011, a EDP informa o condómino que não pode mudar o contador para os 6,90KVA pretendidos, porque necessita de uma certificação para a sua fracção da Certiel .
O condómino não realizou nenhuma obra na sua fracção; A questão colocada é : O que é que a Certiel irá certificar ?
Qual o procedimento que o condómino terá que efectuar ? Esta informação da EDP é correcta ?
Agradeço desde já as vossas repostas e ajudas
obrigado
Sobre este tema tenho novidades e não são positivas para o condómino. Por isso necessito das vossas opiniões e suporte.
1) Em 2007 foi efectuada a alteração na coluna do prédio.(certificada pela Certiel) ; info da EDP : não se podia mudar o contador porque o ramal não estava de acordo.
2) Em Dezembro de 2010, foi efectuado, finalmente, (depois de muitas guerras no condomínio) o dito ramal da rua para a portinhola do prédio (3600€)
3) Agora em Janeiro de 2011, a EDP informa o condómino que não pode mudar o contador para os 6,90KVA pretendidos, porque necessita de uma certificação para a sua fracção da Certiel .
O condómino não realizou nenhuma obra na sua fracção; A questão colocada é : O que é que a Certiel irá certificar ?
Qual o procedimento que o condómino terá que efectuar ? Esta informação da EDP é correcta ?
Agradeço desde já as vossas repostas e ajudas
obrigado
-
- Curioso
- Registado: 12 mar 2007, 21:04
Boa tarde
Esta situação é algo confusa e certos procedimentos levados a cabo pela EDP também não facilitam. Agora, quanto ao ponto 3 e por estar ligado a esse serviço na zona Norte, tudo me leva a crer que a PMA (potência máxima admissível) respeitante ao contrato dessa fracção com a EDP é inferior aos 6.9Kva. Imaginemos que a PMA é de 3.45, se assim fosse a EDP iria exigir ao condómino o preenchimento de fichas electrotécnicas e possívelmente a certificação pela Certiel.
Cumpz
Esta situação é algo confusa e certos procedimentos levados a cabo pela EDP também não facilitam. Agora, quanto ao ponto 3 e por estar ligado a esse serviço na zona Norte, tudo me leva a crer que a PMA (potência máxima admissível) respeitante ao contrato dessa fracção com a EDP é inferior aos 6.9Kva. Imaginemos que a PMA é de 3.45, se assim fosse a EDP iria exigir ao condómino o preenchimento de fichas electrotécnicas e possívelmente a certificação pela Certiel.
Cumpz