Novos projectistas ITED, uma questão

Responder
Androxys
Curioso
Curioso
Registado: 29 abr 2010, 20:48

Novos projectistas ITED, uma questão

Mensagem por Androxys »

Boa noite.

Gostaria de colocar uma questão, pois tenho andado a pesquisar em vários tópicos e em várias fontes mas tenho obtido respostas divergentes e não consegui perceber bem.

É o seguinte, eu estou prestes a sair da universidade (Engenharia Electrónica e Telecomunicações) e gostaria de tirar um curso de projectista de ITED para complementar a minha formação, e até gostava de trabalhar na área. Contudo o meu curso não é creditado pela Ordem dos Engenheiros nem pela ANET.

Se eu for no futuro tirar projectista de ITED, o facto de ele ser reconhecido pela ANACOM é o suficiente para ter permissão de assinar projectos? Ou agora é mesmo necessário ser membro da Ordem ou da ANET para poder assinar, e só tirar o curso de ITED não me servirá de nada? (a ideia com que fiquei, mas não sei se é mesmo assim, é que se antigamente bastava a carteira de profissional da ANACOM, agora é necessário ser membro da OE/ANET).

Muito obrigado, espero que seja desta que obtenha a minha resposta.
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Has thanked: 1 time
Been thanked: 3 times

Re: Novos projectistas ITED, uma questão

Mensagem por gemini »

Boas.
Antes de mais, estás a tirar um curso não acreditado ?!? Mas depois podes trabalhar na área e ser responsável por projectos, direcção de obra, etc?

em resposta á tua pergunta, como sempre, o Decreto Lei é quem tem as respostas:

DL258/2009
Artigo 67.º
Qualificação do projectista ITED
1 — Podem ser projectistas ITED:
a) Os engenheiros e os engenheiros técnicos, inscritos
em associações públicas de natureza profissional
que,
nos termos da lei que estabelece a qualificação profissional
exigível aos técnicos responsáveis pela elaboração e
subscrição de projectos, se considerem habilitados para
o efeito;
b) Os técnicos de áreas de formação de electricidade e
energia e de electrónica e automação, os técnicos detentores
de certificação de curso técnico -profissional, com
módulos ITED
, com número de horas e conteúdos idênticos
aos previstos para a formação habilitante, e outros técnicos
de telecomunicações que se encontrem inscritos no ICP-
-ANACOM como projectistas ITED na data de entrada
em vigor do presente decreto -lei
;
c) As pessoas colectivas que tenham a colaboração de,
pelo menos, um engenheiro ou um engenheiro técnico que
cumpra os requisitos referidos na alínea a).

2 — Os projectistas ITED referidos na alínea b) do número
anterior encontram -se habilitados a subscrever projectos
ITED em edifícios com uma estimativa orçamental
global da obra até à classe 2 de alvarás de construção.
3 — (Revogado.)
4 — As associações públicas de natureza profissional
referidas na alínea a) do n.º 1 do presente artigo devem
disponibilizar ao ICP -ANACOM, nos termos a acordar,
informação relativa aos técnicos que consideram habilitados
para realizar projectos ITED.
5 — Compete às associações públicas de natureza profissional
assegurar que os técnicos nelas inscritos e habilitados
para efeitos do presente decreto -lei como técnicos
ITED actualizem os respectivos conhecimentos.
Learning is the goal!!
Androxys
Curioso
Curioso

Mensagem por Androxys »

Obrigado, então quer dizer que examezinho da ordem lá vou eu lol.

Posso trabalhar na área, com algumas limitações pois não posso assinar projectos por exemplo.

Pois, infelizmente vim parar a este curso por uma reviravolta do destino, após a reestruturação de Bolonha há 3 anos. Parece que já foi pedida a avaliação da ordem e diz-se pelos corredores da faculdade que o próximo ano pode ser decisivo (mas toda a gente duvida um pouco que venha a ser creditado). Eu ainda tenho que fazer a minha dissertação ao longo do próximo ano por isso pode ser que termine mesmo a tempo.
carlos_cfr7
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 11 jun 2007, 15:37
Been thanked: 1 time

Mensagem por carlos_cfr7 »

atençao que para inscriçao na ordem é necessario o mestrado de bolonha, ou licenciatura antiga.
para a ANET é a licenciatura de bolonha ou o bacharelato antigo.
Eng. de electrónica e telecomunicações
Androxys
Curioso
Curioso

Mensagem por Androxys »

Sim disso já estava informado ;) falta-me fazer a dissertação no próximo ano lectivo, talvez aproveite esse tempo também para tirar o curso de ITED (e outras formações que ache relevantes), mesmo que não possa assinar logo projectos, pode ser uma mais-valia no meu currículo. E quando tiver o mestrado terminado começo a preparar-me para o exame.
carlos_cfr7
Quadro de Honra
Quadro de Honra

depois posta aqui o exame :wink:
ja tenho um de telecomunicaçoes para me basear, que tambem estou a pensar mudar-me para a ordem. gasta-se menos em declaraçoes hehe. o meu curso tambem nao é reconhecido na ordem, tenho que fazer exame.
ferrocha
Curioso
Curioso
Registado: 21 abr 2010, 19:57

Mensagem por ferrocha »

Atenção que as declarações da OE agora já tem prazo de validade infeior.
carlos_cfr7
Quadro de Honra
Quadro de Honra

desde que nao seja uma para cada projecto, ja é melhor que a ANET.
Androxys
Curioso
Curioso

Mensagem por Androxys »

Uma outra coisa, telefonei para a entidade formadora em Faro e informaram-me que para tirar o curso de projectista, é necessário já ter formação como instalador... ??! Não sei porquê mas isto não me parece que seja bem assim, até porque a pessoa que me atendeu não soube responder-me a outras questões.
carlos_cfr7
Quadro de Honra
Quadro de Honra

Projectistas ITED (175 Horas)
Projectistas ITED que não frequentaram qualquer formação habilitante. Esta formação tambem permite a inscrição como instalador ITED. Nesta situação, a entidade formadora deverá ainda avaliar se o técnico tem as competências informaticas necessárias para a eleboração de projectos e, caso tal aconteça, propôr a frequência de uma UFCD para o efeito.

Projectistas ITED - Actualização (75 Horas)
Projectistas ITED que frequentaram com aproveitamento as UFCD definidas para a formação habilitante relativa ao anterior regime

é isto o que eles tem no site... se calhar para quem nao tem nenhuma, a formaçao é constituida por uma formaçao base de 100h (talvez instalador), e depois a de projectista de 75h.. nao sei.. é um palpite.

referiste que és eng telecomunicaçoes? e te encontras, ou encontraras inscrito numa associaçao? é que se nao partirem desse principio, terás formaçao como se nada soubesses de telecomunicaçoes..
Androxys
Curioso
Curioso

Mensagem por Androxys »

Eu estou a tirar o Mestrado Integrado em Engenharia Electrónica e Telecomunicações na Universidade do Algarve, mas o meu curso não é creditado pela OE nem pela ANET. Quero fazer o exame de acesso à ordem quando tiver tudo terminado (falta-me a dissertação que estou a pensar fazer na área de antenas e infra-estruturas), mas até lá não estou associado a nenhuma delas.

A rapariga não me soube responder a isso (eu mencionei que estava a tirar engenharia de telecomunicações), meteu-me várias vezes em espera para perguntar à colega, depois de algum tempo lá me disse para enviar um e-mail que reencaminhariam para alguém que saberia responder à questão. Isto já há uns dias, porque até hoje ainda não soube de nada. Apenas me soube dizer o preço do curso de 175 horas (1000€), e que não sabia quando ia abrir. Por isso tive que me virar para outro lado para me informar hehe.
Androxys
Curioso
Curioso

Mensagem por Androxys »

Tenho uma outra questão, uma coisa para a qual me chamaram a atenção na entidade formadora. Já contactei a OE mas estou à espera que respondam.

Disseram-me que se eu tirar o curso de ITED agora, e ingressar na OE após terminar o mestrado, ainda não estarei certificado a assinar projectos de ITED pois a OE exige um certo número de anos de experiência na área antes de estar autorizado a assiná-los. E que na ANET, tal não acontece.

Alguém pode confirmar ou desmentir isto?
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”