Novos projectistas ITED, uma questão
Novos projectistas ITED, uma questão
Boa noite.
Gostaria de colocar uma questão, pois tenho andado a pesquisar em vários tópicos e em várias fontes mas tenho obtido respostas divergentes e não consegui perceber bem.
É o seguinte, eu estou prestes a sair da universidade (Engenharia Electrónica e Telecomunicações) e gostaria de tirar um curso de projectista de ITED para complementar a minha formação, e até gostava de trabalhar na área. Contudo o meu curso não é creditado pela Ordem dos Engenheiros nem pela ANET.
Se eu for no futuro tirar projectista de ITED, o facto de ele ser reconhecido pela ANACOM é o suficiente para ter permissão de assinar projectos? Ou agora é mesmo necessário ser membro da Ordem ou da ANET para poder assinar, e só tirar o curso de ITED não me servirá de nada? (a ideia com que fiquei, mas não sei se é mesmo assim, é que se antigamente bastava a carteira de profissional da ANACOM, agora é necessário ser membro da OE/ANET).
Muito obrigado, espero que seja desta que obtenha a minha resposta.
Gostaria de colocar uma questão, pois tenho andado a pesquisar em vários tópicos e em várias fontes mas tenho obtido respostas divergentes e não consegui perceber bem.
É o seguinte, eu estou prestes a sair da universidade (Engenharia Electrónica e Telecomunicações) e gostaria de tirar um curso de projectista de ITED para complementar a minha formação, e até gostava de trabalhar na área. Contudo o meu curso não é creditado pela Ordem dos Engenheiros nem pela ANET.
Se eu for no futuro tirar projectista de ITED, o facto de ele ser reconhecido pela ANACOM é o suficiente para ter permissão de assinar projectos? Ou agora é mesmo necessário ser membro da Ordem ou da ANET para poder assinar, e só tirar o curso de ITED não me servirá de nada? (a ideia com que fiquei, mas não sei se é mesmo assim, é que se antigamente bastava a carteira de profissional da ANACOM, agora é necessário ser membro da OE/ANET).
Muito obrigado, espero que seja desta que obtenha a minha resposta.
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 jan 2008, 17:00
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 3 times
Re: Novos projectistas ITED, uma questão
Boas.
Antes de mais, estás a tirar um curso não acreditado ?!? Mas depois podes trabalhar na área e ser responsável por projectos, direcção de obra, etc?
em resposta á tua pergunta, como sempre, o Decreto Lei é quem tem as respostas:
DL258/2009
Artigo 67.º
Qualificação do projectista ITED
1 — Podem ser projectistas ITED:
a) Os engenheiros e os engenheiros técnicos, inscritos
em associações públicas de natureza profissional que,
nos termos da lei que estabelece a qualificação profissional
exigível aos técnicos responsáveis pela elaboração e
subscrição de projectos, se considerem habilitados para
o efeito;
b) Os técnicos de áreas de formação de electricidade e
energia e de electrónica e automação, os técnicos detentores
de certificação de curso técnico -profissional, com
módulos ITED, com número de horas e conteúdos idênticos
aos previstos para a formação habilitante, e outros técnicos
de telecomunicações que se encontrem inscritos no ICP-
-ANACOM como projectistas ITED na data de entrada
em vigor do presente decreto -lei;
c) As pessoas colectivas que tenham a colaboração de,
pelo menos, um engenheiro ou um engenheiro técnico que
cumpra os requisitos referidos na alínea a).
2 — Os projectistas ITED referidos na alínea b) do número
anterior encontram -se habilitados a subscrever projectos
ITED em edifícios com uma estimativa orçamental
global da obra até à classe 2 de alvarás de construção.
3 — (Revogado.)
4 — As associações públicas de natureza profissional
referidas na alínea a) do n.º 1 do presente artigo devem
disponibilizar ao ICP -ANACOM, nos termos a acordar,
informação relativa aos técnicos que consideram habilitados
para realizar projectos ITED.
5 — Compete às associações públicas de natureza profissional
assegurar que os técnicos nelas inscritos e habilitados
para efeitos do presente decreto -lei como técnicos
ITED actualizem os respectivos conhecimentos.
Antes de mais, estás a tirar um curso não acreditado ?!? Mas depois podes trabalhar na área e ser responsável por projectos, direcção de obra, etc?
em resposta á tua pergunta, como sempre, o Decreto Lei é quem tem as respostas:
DL258/2009
Artigo 67.º
Qualificação do projectista ITED
1 — Podem ser projectistas ITED:
a) Os engenheiros e os engenheiros técnicos, inscritos
em associações públicas de natureza profissional que,
nos termos da lei que estabelece a qualificação profissional
exigível aos técnicos responsáveis pela elaboração e
subscrição de projectos, se considerem habilitados para
o efeito;
b) Os técnicos de áreas de formação de electricidade e
energia e de electrónica e automação, os técnicos detentores
de certificação de curso técnico -profissional, com
módulos ITED, com número de horas e conteúdos idênticos
aos previstos para a formação habilitante, e outros técnicos
de telecomunicações que se encontrem inscritos no ICP-
-ANACOM como projectistas ITED na data de entrada
em vigor do presente decreto -lei;
c) As pessoas colectivas que tenham a colaboração de,
pelo menos, um engenheiro ou um engenheiro técnico que
cumpra os requisitos referidos na alínea a).
2 — Os projectistas ITED referidos na alínea b) do número
anterior encontram -se habilitados a subscrever projectos
ITED em edifícios com uma estimativa orçamental
global da obra até à classe 2 de alvarás de construção.
3 — (Revogado.)
4 — As associações públicas de natureza profissional
referidas na alínea a) do n.º 1 do presente artigo devem
disponibilizar ao ICP -ANACOM, nos termos a acordar,
informação relativa aos técnicos que consideram habilitados
para realizar projectos ITED.
5 — Compete às associações públicas de natureza profissional
assegurar que os técnicos nelas inscritos e habilitados
para efeitos do presente decreto -lei como técnicos
ITED actualizem os respectivos conhecimentos.
Learning is the goal!!
Obrigado, então quer dizer que examezinho da ordem lá vou eu lol.
Posso trabalhar na área, com algumas limitações pois não posso assinar projectos por exemplo.
Pois, infelizmente vim parar a este curso por uma reviravolta do destino, após a reestruturação de Bolonha há 3 anos. Parece que já foi pedida a avaliação da ordem e diz-se pelos corredores da faculdade que o próximo ano pode ser decisivo (mas toda a gente duvida um pouco que venha a ser creditado). Eu ainda tenho que fazer a minha dissertação ao longo do próximo ano por isso pode ser que termine mesmo a tempo.
Posso trabalhar na área, com algumas limitações pois não posso assinar projectos por exemplo.
Pois, infelizmente vim parar a este curso por uma reviravolta do destino, após a reestruturação de Bolonha há 3 anos. Parece que já foi pedida a avaliação da ordem e diz-se pelos corredores da faculdade que o próximo ano pode ser decisivo (mas toda a gente duvida um pouco que venha a ser creditado). Eu ainda tenho que fazer a minha dissertação ao longo do próximo ano por isso pode ser que termine mesmo a tempo.
- carlos_cfr7
- Quadro de Honra
- Registado: 11 jun 2007, 15:37
- Been thanked: 1 time
atençao que para inscriçao na ordem é necessario o mestrado de bolonha, ou licenciatura antiga.
para a ANET é a licenciatura de bolonha ou o bacharelato antigo.
para a ANET é a licenciatura de bolonha ou o bacharelato antigo.
Eng. de electrónica e telecomunicações
Sim disso já estava informado
falta-me fazer a dissertação no próximo ano lectivo, talvez aproveite esse tempo também para tirar o curso de ITED (e outras formações que ache relevantes), mesmo que não possa assinar logo projectos, pode ser uma mais-valia no meu currículo. E quando tiver o mestrado terminado começo a preparar-me para o exame.

- carlos_cfr7
- Quadro de Honra
depois posta aqui o exame
ja tenho um de telecomunicaçoes para me basear, que tambem estou a pensar mudar-me para a ordem. gasta-se menos em declaraçoes hehe. o meu curso tambem nao é reconhecido na ordem, tenho que fazer exame.

ja tenho um de telecomunicaçoes para me basear, que tambem estou a pensar mudar-me para a ordem. gasta-se menos em declaraçoes hehe. o meu curso tambem nao é reconhecido na ordem, tenho que fazer exame.
Atenção que as declarações da OE agora já tem prazo de validade infeior.
- carlos_cfr7
- Quadro de Honra
desde que nao seja uma para cada projecto, ja é melhor que a ANET.
Uma outra coisa, telefonei para a entidade formadora em Faro e informaram-me que para tirar o curso de projectista, é necessário já ter formação como instalador... ??! Não sei porquê mas isto não me parece que seja bem assim, até porque a pessoa que me atendeu não soube responder-me a outras questões.
- carlos_cfr7
- Quadro de Honra
Projectistas ITED (175 Horas)
Projectistas ITED que não frequentaram qualquer formação habilitante. Esta formação tambem permite a inscrição como instalador ITED. Nesta situação, a entidade formadora deverá ainda avaliar se o técnico tem as competências informaticas necessárias para a eleboração de projectos e, caso tal aconteça, propôr a frequência de uma UFCD para o efeito.
Projectistas ITED - Actualização (75 Horas)
Projectistas ITED que frequentaram com aproveitamento as UFCD definidas para a formação habilitante relativa ao anterior regime
é isto o que eles tem no site... se calhar para quem nao tem nenhuma, a formaçao é constituida por uma formaçao base de 100h (talvez instalador), e depois a de projectista de 75h.. nao sei.. é um palpite.
referiste que és eng telecomunicaçoes? e te encontras, ou encontraras inscrito numa associaçao? é que se nao partirem desse principio, terás formaçao como se nada soubesses de telecomunicaçoes..
Projectistas ITED que não frequentaram qualquer formação habilitante. Esta formação tambem permite a inscrição como instalador ITED. Nesta situação, a entidade formadora deverá ainda avaliar se o técnico tem as competências informaticas necessárias para a eleboração de projectos e, caso tal aconteça, propôr a frequência de uma UFCD para o efeito.
Projectistas ITED - Actualização (75 Horas)
Projectistas ITED que frequentaram com aproveitamento as UFCD definidas para a formação habilitante relativa ao anterior regime
é isto o que eles tem no site... se calhar para quem nao tem nenhuma, a formaçao é constituida por uma formaçao base de 100h (talvez instalador), e depois a de projectista de 75h.. nao sei.. é um palpite.
referiste que és eng telecomunicaçoes? e te encontras, ou encontraras inscrito numa associaçao? é que se nao partirem desse principio, terás formaçao como se nada soubesses de telecomunicaçoes..
Eu estou a tirar o Mestrado Integrado em Engenharia Electrónica e Telecomunicações na Universidade do Algarve, mas o meu curso não é creditado pela OE nem pela ANET. Quero fazer o exame de acesso à ordem quando tiver tudo terminado (falta-me a dissertação que estou a pensar fazer na área de antenas e infra-estruturas), mas até lá não estou associado a nenhuma delas.
A rapariga não me soube responder a isso (eu mencionei que estava a tirar engenharia de telecomunicações), meteu-me várias vezes em espera para perguntar à colega, depois de algum tempo lá me disse para enviar um e-mail que reencaminhariam para alguém que saberia responder à questão. Isto já há uns dias, porque até hoje ainda não soube de nada. Apenas me soube dizer o preço do curso de 175 horas (1000€), e que não sabia quando ia abrir. Por isso tive que me virar para outro lado para me informar hehe.
A rapariga não me soube responder a isso (eu mencionei que estava a tirar engenharia de telecomunicações), meteu-me várias vezes em espera para perguntar à colega, depois de algum tempo lá me disse para enviar um e-mail que reencaminhariam para alguém que saberia responder à questão. Isto já há uns dias, porque até hoje ainda não soube de nada. Apenas me soube dizer o preço do curso de 175 horas (1000€), e que não sabia quando ia abrir. Por isso tive que me virar para outro lado para me informar hehe.
Tenho uma outra questão, uma coisa para a qual me chamaram a atenção na entidade formadora. Já contactei a OE mas estou à espera que respondam.
Disseram-me que se eu tirar o curso de ITED agora, e ingressar na OE após terminar o mestrado, ainda não estarei certificado a assinar projectos de ITED pois a OE exige um certo número de anos de experiência na área antes de estar autorizado a assiná-los. E que na ANET, tal não acontece.
Alguém pode confirmar ou desmentir isto?
Disseram-me que se eu tirar o curso de ITED agora, e ingressar na OE após terminar o mestrado, ainda não estarei certificado a assinar projectos de ITED pois a OE exige um certo número de anos de experiência na área antes de estar autorizado a assiná-los. E que na ANET, tal não acontece.
Alguém pode confirmar ou desmentir isto?