Problema com EDP (segunda vez em poucos anos)
Problema com EDP (segunda vez em poucos anos)
Antes de mais boa noite a todos.
Aconteceu aqui há uns dias que no poste de onde é alimentada a minha habitação, aparentemente e segundo o empreiteiro ao serviço da EDP que se deslocou ao local, se terá soltado o neutro.
Resultado disto, sendo que daquele poste são abastecidas 5 casas, foram torrados uma série de electrodomésticos em minha casa e em casa de uma vizinha, sendo que nas outras 3 casas não houve qualquer tipo de problema.
Já há uns 5 ou 6 anos aconteceu exactamente a mesma coisa sendo que as habitações afectadas foram exactamente as mesmas.
O assunto está devidamente encaminhado e já foram entregues os orçamentos para substituição dos equipamentos que ficaram inutilizáveis.
No entanto fico curioso, e algo alarmado, pela repetição deste evento afectando (por coincidência??) as mesmas habitações.
Há algo que deva solicitar à EDP para que tal não volte a ocorrer?
De referir que isto ocorreu de manha sendo que quando me levantei não tinha luz, e o diferencial da EDP e o "pessoal" se encontravam ambos desligados.
Longe de pensar que haveria alguma avaria na rua liguei ambos (sendo que permaneci sem energia depois de o fazer).
Quando me dirijo à janela tenho oportunidade de ver as lâmpadas a piscar com uma intensidade anormal tendo fundido grande parte destas.
Neste momento nenhum dos 2 diferenciais se desligou e tive que proceder ao corte manualmente. É normal isto acontecer?
Não é estranho os técnicos terem reposto a corrente no ramal que alimentava estas casas não estando a anomalia ainda resolvida?
Desde já obrigado por qualquer esclarecimento que possam dar.
Aconteceu aqui há uns dias que no poste de onde é alimentada a minha habitação, aparentemente e segundo o empreiteiro ao serviço da EDP que se deslocou ao local, se terá soltado o neutro.
Resultado disto, sendo que daquele poste são abastecidas 5 casas, foram torrados uma série de electrodomésticos em minha casa e em casa de uma vizinha, sendo que nas outras 3 casas não houve qualquer tipo de problema.
Já há uns 5 ou 6 anos aconteceu exactamente a mesma coisa sendo que as habitações afectadas foram exactamente as mesmas.
O assunto está devidamente encaminhado e já foram entregues os orçamentos para substituição dos equipamentos que ficaram inutilizáveis.
No entanto fico curioso, e algo alarmado, pela repetição deste evento afectando (por coincidência??) as mesmas habitações.
Há algo que deva solicitar à EDP para que tal não volte a ocorrer?
De referir que isto ocorreu de manha sendo que quando me levantei não tinha luz, e o diferencial da EDP e o "pessoal" se encontravam ambos desligados.
Longe de pensar que haveria alguma avaria na rua liguei ambos (sendo que permaneci sem energia depois de o fazer).
Quando me dirijo à janela tenho oportunidade de ver as lâmpadas a piscar com uma intensidade anormal tendo fundido grande parte destas.
Neste momento nenhum dos 2 diferenciais se desligou e tive que proceder ao corte manualmente. É normal isto acontecer?
Não é estranho os técnicos terem reposto a corrente no ramal que alimentava estas casas não estando a anomalia ainda resolvida?
Desde já obrigado por qualquer esclarecimento que possam dar.
Re: Problema com EDP (segunda vez em poucos anos)
cliente trifásico, aliás o único cliente trifásico servido por aquele poste. a potência contratada são 27,6 kVA para o caso de ajudar.ante Escreveu:Boas nipnip, és cliente trifasico ou mono??
-
- Velha Guarda
- Registado: 25 out 2009, 17:03
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 18 times
Boas nipnip
Pelo que posso imaginar que esteja a acontecer visto que acontece so em 2 habitações e que a sua potência contratada 27.6 kva (40A) é provavelmente a de maior potência ligada a essse poste e a outra habitação em causa deve estar ligada no mesmo ligador de neutro porque ao serem várias as que estão ligadas ao poste um só ligador normalmente não chega para tudo e dai existirem pelo menos dois e como isso já tinha acontecido antes e normalmente acontece devido a maus apertos e alguma oxidação entre o cabo da linha e o ligador e fica para ali a aquecer até que isola o neutro e quando aconteceu a primeira avaria de certeza que foi só dar um apertozinho no parafuso e ja está resolvido mas a oxidação na ligação ficou o que pode originar nova avaria e a probabilidade de acontecer e maior quando a potência contratada tambem é maior como é o seu caso mas a EDP "ou outro ao serviço deles" nestes casos deviam ter um pouco mais de cuidado.
Pelo que posso imaginar que esteja a acontecer visto que acontece so em 2 habitações e que a sua potência contratada 27.6 kva (40A) é provavelmente a de maior potência ligada a essse poste e a outra habitação em causa deve estar ligada no mesmo ligador de neutro porque ao serem várias as que estão ligadas ao poste um só ligador normalmente não chega para tudo e dai existirem pelo menos dois e como isso já tinha acontecido antes e normalmente acontece devido a maus apertos e alguma oxidação entre o cabo da linha e o ligador e fica para ali a aquecer até que isola o neutro e quando aconteceu a primeira avaria de certeza que foi só dar um apertozinho no parafuso e ja está resolvido mas a oxidação na ligação ficou o que pode originar nova avaria e a probabilidade de acontecer e maior quando a potência contratada tambem é maior como é o seu caso mas a EDP "ou outro ao serviço deles" nestes casos deviam ter um pouco mais de cuidado.
pelo que me pude aperceber o que foi feito novamente desta vez foi exactamente um simples aperto no ligador... da última vez foram rápidos na indemnização e não puseram nenhum entrave e espero comportamento idêntico.Narciso Ferreira Escreveu:Boas nipnip
No entanto é sempre uma situação desagradável de acontecer.
ao que sei na outra habitação os danos foram ainda mais "dramáticos" visto que para além de danificar os equipamentos parece que o frigorífico basicamente começou a arder sem no entanto causar grandes danos para além da avaria do equipamento.
-
- Velha Guarda
Mas se foi só voltar a reapertar o parafuso com um pouco de azar vai voltar a acontecer "isto não é previsivel" mas se ja deu mau contacto por duas vezes não é preciso muito para voltar a acontecer porque as oxidações não vão deixar que o contacto seja feito nas melhores condições e quando o consumo for maior vai haver aquecimento no ligador e com o aquecimento ha dilatações dos metais e pode voltar a acontecer o mesmo não custava nada meter um ligador novo mais ao lado uns centimetros para que a ligação fosse feita sem esses problemas.
pois... vou tentar apertar com eles para que para além da indemnização tratem de "precaver" uma eventual repetição desta situação.Narciso Ferreira Escreveu:Mas se foi só voltar a reapertar o parafuso com um pouco de azar vai voltar a acontecer "isto não é previsivel" mas se ja deu mau contacto por duas vezes não é preciso muito para voltar a acontecer porque as oxidações não vão deixar que o contacto seja feito nas melhores condições e quando o consumo for maior vai haver aquecimento no ligador e com o aquecimento ha dilatações dos metais e pode voltar a acontecer o mesmo não custava nada meter um ligador novo mais ao lado uns centimetros para que a ligação fosse feita sem esses problemas.
mas uma coisa que também fico com dúvidas é: não devia o diferencial ter disparado novamente quanto repuseram a corrente sem o neutro estar devidamente ligado?
-
- Velha Guarda
O difrencial não detecta a falta do neutro este serve para proteger contra contactos directos ou indirectos entre a massa "terra ou fio de terra" e os fios de tensão e ele deve ter disparado quando algum dos electrodomésticos estava a levar com tensões fora do normal e ficou com passagem a massa fazendo disparar o difrencial.
deixando aqui um update a esta situação.
esteve cá um técnico do empreiteiro que fez a intervenção aquando da avaria dos equipamentos e naturalmente vão-se responsabilizar pelo sucedido.
esteve cá um técnico do empreiteiro que fez a intervenção aquando da avaria dos equipamentos e naturalmente vão-se responsabilizar pelo sucedido.
Vai ao site http://www.edp.pt , explica o sucedido e solicita substituição dos ligadores do ramal trifásico que se encontram em mau estado de conservação tendo já provocado danos em duas ocasiões.
- lugodinho
- Curioso
- Registado: 18 set 2008, 21:09
- Profissão: Electrotécnico
- Been thanked: 2 times
- Contacto:
Olá amigo
Fáz uma reclamação a EDP por escrito e com aviso de recepção denunciando a má conservação do poste e dos respectivos ligadores.
Deve ser denunciado que a situação é ja repetitiva e que vais avançar com o problema as instancias reguladoras.
Isso é normal em zonas mais ou menos rurais em que não se usava colunas.
Qual é a tua zona de habitação?
Talvez resolva a situação

Fáz uma reclamação a EDP por escrito e com aviso de recepção denunciando a má conservação do poste e dos respectivos ligadores.
Deve ser denunciado que a situação é ja repetitiva e que vais avançar com o problema as instancias reguladoras.
Isso é normal em zonas mais ou menos rurais em que não se usava colunas.
Qual é a tua zona de habitação?
Talvez resolva a situação

Moro no concelho de Peso da Régua, freguesia de Loureiro.
Quanto há reclamação, quando reclamei dos equipamentos danificados referi o facto de ser a repetição de uma situação e referi o estado de conservação do poste.
Para além disso os 2500 euros de orçamento só em minha casa devem ter chegado para os alertar porque aqui há uns dias voltei a ver funcionários da edp como que a "inspeccionar" o poste.
De resto assim até vou renovando os electrodomésticos, a única coisa chata é o tempo de espera entre reclamação e pagamento.
Quanto há reclamação, quando reclamei dos equipamentos danificados referi o facto de ser a repetição de uma situação e referi o estado de conservação do poste.
Para além disso os 2500 euros de orçamento só em minha casa devem ter chegado para os alertar porque aqui há uns dias voltei a ver funcionários da edp como que a "inspeccionar" o poste.
De resto assim até vou renovando os electrodomésticos, a única coisa chata é o tempo de espera entre reclamação e pagamento.
Fiquei com uma dúvida, pelo facto de nada ter acontecido nas outras três casas. Será que o facto de ficarem imunes à falta de neutro, se deva ao facto de terem alimentação monofásica? É que, nesse caso, com a falta de neutro na rede de distribuição não acontece nada (para além da falta de tensão)
-
- Velha Guarda
- Registado: 27 out 2006, 12:31
- Been thanked: 3 times
Boas
Provalvelmente, e como já disse um colega, só afectou algumas casas porque apenas houve desligamento do neutro no ligador dessas baixadas continuando a haver neutro na rede e portanto nas outras casas.
Provalvelmente, e como já disse um colega, só afectou algumas casas porque apenas houve desligamento do neutro no ligador dessas baixadas continuando a haver neutro na rede e portanto nas outras casas.
Sim, mas a minha dúvida persiste: supondo que havia corte de neutro em toda a linha de distribuição da EDP, as instalações monofásicas ligadas a essa rede nada sofreriam com a falta do neutro?bruno_duarte Escreveu:Boas