Opção pelo nuclear sim ou não?

bacalhau
Aprendiz
Aprendiz
Registado: 08 abr 2008, 20:35

Re: Opção pelo nuclear sim ou não?

Mensagem por bacalhau »

joaoosvaldo Escreveu:Boas.

O estado português gasta todos os anos milhões com energia que tem de ser importada a Espanha e França."

Gasta não...pagamos nós....

Qualquer dia aqui em Portugal já nem o Vinho do Porto é Português
Na energia Nuclear a tecnologia e segurança tem melhorado muito mesmo muito.
Penso que será o futuro.
Boa Páscoa
jonatas
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 02 abr 2010, 20:29

Mensagem por jonatas »

LinceS@T Escreveu:Só com as energias renováveis não chega vê o gráfico respectivo, mesmo assim ainda importamos energia.
Cumps
Olá portugueses

Deve se ter um bom plano de ação para essa energia, não vejo nescecidade de ter uma energia tão complexa e com tantos riscos ao ambiente.
Vejo nosso colega LinceS@T só tendo olhos para uma solução. Não sei exatamente o grau do problema de Portugal visto que sou brasileiro(5 estrelas :D ) mas cito aqui a solução do Brasil que não tem problemas com a energia graças aos 95% de energia eletrica e vejo uma solução viavel e que não agride tanto o meio ambiente quanto a nuclear.
Imagem
bruno_duarte
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 27 out 2006, 12:31
Been thanked: 3 times

Mensagem por bruno_duarte »

Boa noite

Sou a favor do nuclear por um lado mas contra por outro.

A favor:

É uma energia barata, basta ver as equivalências entre matérias primas para se produzir a mesma quantidade de energia. É bastante inferior o caso do urânio.

Menor dependência externa de combustíveis fosseis, no entanto não nos esqueçamos que a maior fatia nas importações de petróleo está nos transportes e não na produção de electricidade.

Energia para o consumidor final mais barata, o que significa maior competitividade nos produtos produzidos na industria, custos energéticos mais baixos.

Contra:

A questão da segurança, o que a mim não me faz grande confusão visto mesmo aqui ao lado existir uma mesmo na fronteira.

Os resíduos, esses sim seriam um problema, cerca de 3% desses resíduos não são recicláveis. o que fazer com eles? dar a um pais do terceiro mundo em troca de favores, comida, agua... ERRADO!

Custos com projecto, construção e manutenção elevados.... será que compensa para um pais como o nosso.

Na minha opinião o resolução deste problema " a Energia" passa pela racionalização. Acho que devemos pensar que em vez de produzirmos mais deve-se pensar se não estamos a gastar de mais!! Perdas, Gastos irracionais, edifícios públicos, Aquecimento e arrefecimento, etc... no poupar e que está o ganho.

Um abraço.
carlosfilipeab
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 07 mar 2010, 11:16

Mensagem por carlosfilipeab »

Embora eu já tenha sido contra a energia nuclear acho que neste momento já não faz sentido para Portugal não ter uma ou mais centrais nucleares. Temos centrais em Espanha que colocam em risco a segurança do país, portanto se já estamos numa zona de risco nós também podemos ter o proveito. Como tem vindo a ser mencionado, a centrais nucleares neste momento já estão com níveis de segurança aceitáveis. A nível do impacto no ambiente, comparativamente com as barragens estas centrais não são assim tão más. Uma barragem destrói ecossistemas e influencia directamente o curso da Natureza e afecta as populações circundantes. Já para não falar da poluição que vai provocar quando a sua vida útil chegar ao fim.
O importante quando investir-mos na energia nuclear é não virar-mos costas às renováveis. Tomando como exemplo França. É o país com mais centrais nucleares na Europa mas também foi o primeiro a ter "Edifícios auto-suficientes". Isso implica alterações na forma de construir logo desde o tipo de materiais usados, o cuidado com a luz que é aproveitada, criar divisões com o máximo rendimento energético. E isto não é muito futurista! Já existem prédios de habitação, escolas e outros edifícios a funcionar assim e são um sucesso. É um conceito que ainda não se vê muito em Portugal. Agora é fácil perceber que nem tudo pode auto-suficiente - indústrias, grandes espaços, etc - daí também necessitarmos da produção em massa de energia.
eletrodo
Curioso
Curioso
Registado: 08 jul 2009, 18:55

Mensagem por eletrodo »

Eu sou a favor da energia nuclear, somos dependentes de Espanha e França. Não produzimos, mas vamos comprar a energia que os outros produzem!!
Sendo autónomos energética-mente podemos depois melhor os investimentos em energias renováveis e melhor controlar os caudais das nossas albufeiras, e com isso melhorar na questões ambientais.

Caso não se inicie o processo para produção energia em centrais nucleares penso que seremos cada vez mais dependentes de terceiros, o que economicamente é um desastre.
É a minha opinião..
Responder

Voltar para “Notícias”