2 condutores no mesmo borne de ligação Disjuntor
2 condutores no mesmo borne de ligação Disjuntor
Boas amigos
Alguem pode informar se e possivel colocar 2 condutores no mesmo borne de um disjuntor exemplo 2 condutores rigidos na entrada ou saida do disjuntor em parelelo!!!! qual a Norma aplicada
Obrigado
Alguem pode informar se e possivel colocar 2 condutores no mesmo borne de um disjuntor exemplo 2 condutores rigidos na entrada ou saida do disjuntor em parelelo!!!! qual a Norma aplicada
Obrigado
Re: 2 condutores no mesmo borne de ligação Disjuntor
Boa noite caro colega.
Na alimentação dos dijuntores, em vez de fazeres com pente podes fazer com fio e ai podes colocar 2 em cada borne. Mas na saida do dijuntor so podes apertar um fio.
Espero ter ajudado.
KWh
Na alimentação dos dijuntores, em vez de fazeres com pente podes fazer com fio e ai podes colocar 2 em cada borne. Mas na saida do dijuntor so podes apertar um fio.
Espero ter ajudado.
KWh
-
- Curioso
- Registado: 06 dez 2007, 10:51
Boa noite
Podes colocar 2 fios desde que sejam da mesma secção.
Cumprimentos
Podes colocar 2 fios desde que sejam da mesma secção.
Cumprimentos
Brigado
Estava convencido que só poderias colocar 2 condutores desde que o mesmo fosse flexível e fica-se apertado na mesma ponteira ( a fazer de pente na entrada) , quanto a saída do disjuntor só poderia colocar 1 condutor independentemente se forem da mesma sessão ou não . Mas não encontro documentação de suporte.
Obrigado
Estava convencido que só poderias colocar 2 condutores desde que o mesmo fosse flexível e fica-se apertado na mesma ponteira ( a fazer de pente na entrada) , quanto a saída do disjuntor só poderia colocar 1 condutor independentemente se forem da mesma sessão ou não . Mas não encontro documentação de suporte.
Obrigado
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas
Podes ter no mesmo borne na entrada de condutores em paralelo e cada um com o seu terminal, o mesmo se aplica na saída do disjuntor ou interruptor.
Cump.
Mário
Podes ter no mesmo borne na entrada de condutores em paralelo e cada um com o seu terminal, o mesmo se aplica na saída do disjuntor ou interruptor.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Obrigado
Esta duvida já há muito que me subesistia sem encontrar suporte para ela.
Esta duvida já há muito que me subesistia sem encontrar suporte para ela.
Essa foi uma dúvida que já coloquei a um técnico do IEP numa vistoria, e a resposta dele foi que se poderia apertar 2 condutores na saído do disjuntor desde que seja da mesma secção.
Isto porque tinha colocado um disjuntor a mais no quadro , e a conversa derivou daí.
Isto porque tinha colocado um disjuntor a mais no quadro , e a conversa derivou daí.
- lugodinho
- Curioso
- Registado: 18 set 2008, 21:09
- Profissão: Electrotécnico
- Been thanked: 2 times
- Contacto:
Caro colega dois condutores no mesmo borno, dentro de um quadro só se for cabo flexivel da mesma secção, e com ponteira dupla.rebotea Escreveu:Boas amigos
Obrigado
Normalmente as alimentações extras em quadros deve ser ligadas no respectivo barramento.
Como os condutores são rigidos não pode levar ponteira ou não deve. Atenção aos maus contactos, aos aquecimentos
Julgo ter dado uma ideia

boas podem tambem optar por por um ligador no dijuntor com duas saidas
Boas,
esta situação usa-se por exemplo no circuito de iluminação e de segurança, dado que os cabos dos dois circuitos estao protegidos pelos mesmo disjuntor
esta situação usa-se por exemplo no circuito de iluminação e de segurança, dado que os cabos dos dois circuitos estao protegidos pelos mesmo disjuntor
- Mário
- Team Apoio
Boas
Cump.
Mário
O que é que não é permitido?Duzia12 Escreveu:Não pode ser permitido, a não ser em casos especiais como esse.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
- Been thanked: 17 times
Por exemplo derivar para dois circuitos de tomadas, não é permitido ligar dois condutores de 2,5 mm^2 aos bornes de saída de um disjuntor de 16 A ou 10 A para iluminação
- Mário
- Team Apoio
Ah. eu pensava que era referente aMário Escreveu:BoasO que é que não é permitido?Duzia12 Escreveu:Não pode ser permitido, a não ser em casos especiais como esse.
Cump.
Mário
"Alguem pode informar se e possivel colocar 2 condutores no mesmo borne de um disjuntor exemplo 2 condutores rigidos na entrada ou saida do disjuntor em parelelo!!!!
Mário
Existem uns bornes próprios para 2 saidas do mesmo disjuntor. Não sei o nome mas é muito parecido com uma junção (daquelas como se usam em barras de junção) a diferença é que tem um perne de ligação para a SAIDA do disjuntor e 2 terminais de ligação para os fios (da mesma secção). Utilizei isto num quadro onde não cabiam mais disjuntores e não houve problema com a certiel.