Engenharia electrotécnica: Telecomunicações VS Energia

Responder
Androxys
Curioso
Curioso
Registado: 29 abr 2010, 20:48

Engenharia electrotécnica: Telecomunicações VS Energia

Mensagem por Androxys »

Boa noite a todos.

Sou novo por aqui, e não sei se este será o sítio indicado para perguntar, mas aqui vai. Ando em procura de respostas para o meu futuro profissional, e espero conseguir encontrar aqui algumas respostas para as minhas perguntas.

Sou estudante de Engenharia electrotécnica, mestrado no ramo de telecomunicações, contudo estou a ser assolado por uma série de dúvidas que me levam a ponderar largar o meu mestrado e ingressar em engenharia electrotécnica, ramo de sistemas de energia e controlo.

Tenho observado de colegas meus que têm acabado o curso e que têm estado a procurar emprego, que a situação não está fácil... a oferta de emprego na área não é muito grande em Portugal, e a maior parte dos empregos que surgem e que eles têm aceite são empregos a desempenhar funções como informáticos e programadores (o que não me agrada minimamente). Um ou outro tem a sorte e o mérito para entrar numa PT, mas é a excepção e não a regra. Alguns têm fugido para o estrangeiro por causa disso. E eu gostaria tanto de poder construir vida no Algarve... mas nas comunicações é impossível, e mesmo no ramo da electricidade será muito difícil mas parece que lá se vai arranjando qualquer coisinha.

Ora isto tem me enchido de preocupações, o que me levou a olhar para o ramo da energia... E pelo que tenho visto, a situação em termos de empregabilidade parece ligeiramente melhor neste ramo. Além disso o meu gosto por esta área, nomeadamente as instalações eléctricas mas não só, tem vindo a crescer cada vez mais, o que me faz pensar seriamente em abandonar o meu mestrado no último ano para tirar uma segunda licenciatura mas neste outro ramo.

Gostaria então de saber se alguém tem informações sobre o panorama actual em Portugal? Para engenheiros de telecomunicações e engenheiros eléctricos. Estou muito indeciso sobre o que hei de fazer à minha vida no próximo ano e espero que alguém tenha algum feedback, uma vez que estou entre profissionais da área.

Muito obrigado desde já a todos!
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Has thanked: 16 times
Been thanked: 39 times

Re: Engenharia electrotécnica: Telecomunicações VS Energia

Mensagem por rainbow »

Bom dia.

Penso que após terminares o mestrado não terás grandes dificuldades em arranjar emprego.
Por vezes, não é fácil ter de aguentar até surgir a oportunidade certa, onde nós queremos. Mas penso que ela acaba por surgir.
Quanto à escolha entre o ramo de energia ou telecomunicações, posso dizer-te, por experiência pessoal, que se eu tivesse o ramo de telecomunicações (sou de energia), poderia ter obtido trabalho mais depressa. É claro que tudo depende das oportunidades que vão surgindo no mercado, mas não creio que o ramo das telecomunicações esteja assim tão mal quanto isso.
Penso que a tua escolha se deve pautar, principalmente, pelos teus próprios gostos.
Androxys
Curioso
Curioso

Mensagem por Androxys »

Bom dia.

Obrigado rainbow. A verdade é que tenho ouvido os dois lados, que telecoms é melhor, que energia é melhor, o que torna a decisão tão mais difícil... Da visão que tens do mercado de trabalho, concordas da minha ideia que uma boa % dos empregos disponíveis para formados em telecomunicações são a desempenhar funções como informáticos/programadores? Ou é uma ideia totalmente errada que eu tenho, e a indústria das telecomunicações é suficiente para absorver todos? (não falando no estrangeiro, mas em Portugal)

Por favor, venham mais opiniões. Obrigado!
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Has thanked: 16 times
Been thanked: 39 times

Mensagem por rainbow »

Bom dia.

Bem, como eu disse, não sou do ramo de telecomunicações. Mas penso que a questão da percentagem dos empregos relacionados com telecomunicações serem para desempenhar funções de informática, tem a ver com dois factores: primeiro, os formados em telecomunicações tem conhecimentos da área de informática, que em muitos casos, lhes permite desempenhar essas mesmas funções; segundo, os recém-formados sentem necessidade de integrar o mercado de trabalho, e muitas vezes, quando lhes surge a oportunidade, aceitam qualquer coisa, incluindo os tais trabalhos na área de informática.
A verdade é que, por exemplo, esses recém-formados não estão assim tão limitados, podendo por exemplo, entrar para uma empresa de instalações de telecomunicações, como a NextiraOne (foi pesquisa das páginas amarelas, só a título de exemplo :D ). Mas como esta, existem centenas. Foi apenas um exemplo. E nem sequer estou a mencionar as grandalhonas.
Mas como disse no "post" anterior, tudo depende do gosto de cada um.
É claro que, quando se tira um mestrado, o formado poderá ter ambições mais altas, mas não é vergonha começar por baixo, e depois ir subindo. Como disse, depende de cada um.
carlos_cfr7
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 11 jun 2007, 15:37
Been thanked: 1 time

Mensagem por carlos_cfr7 »

da minha experiencia em telecomunicaçoes, sim, ha maior oferta de empregos proximos da informatica do que das telecomunicaçoes em si. nao temos empresas ou saída directa para a electronica e as telecomunicaçoes que estudamos. acabamos por ficar com empresas que trabalham com equipamentos ja desenvolvidos, vindos de fora, e somente os tens de instalar e configurar.
ha tambem muitos trabalhos por ai que se pensa ser de informatica mas sao de telecomunicaçoes. analistas de redes, ligaçoes, perifericos, cpus, hardware é electronica e telecomunicaçoes. informatica é o desenvolvimento de software, criar os sistemas de informaçao. fisicamente para serem possiveis, tem de recorrer a electronica e telecomunicaçoes, mas normalmente as luzes que os informaticos dao nos cursos fa-los ficar com o bolo todo. em telecomunicaçoes tambem dás programaçao ao de leve, e permite-te entrar na informatica e em desenvolvimento de software.

trabalhos para um eng de electronica e telecomunicaçoes:
administrador de redes,
projectista ited/itur CCTV satelite e distribuiçao(construçao civil)
manutençao redes de dados(zon, pt, e outros operadores privados por ai)
planeamento/manutençao de cobertura celular(tive um prof a trabalhar nisto pra vodafone)
»» »» broadcast (radio/TV/retransmissores)
feixes hertzianos e links fibra
reparaçoes electronicas (centros de reparaçao tipo toshiba e samsung)
....
entre outros

Nao é dificil arranjar trabalho nesta area nas grandes cidades, e com bons vencimentos.
Eng. de electrónica e telecomunicações
Androxys
Curioso
Curioso

Mensagem por Androxys »

Obrigado carlos_cfr7, bastante esclarecedor o teu post.

Vejo que estás em Faro... trabalhas em Faro? Posso perguntar onde? Eu também sou de Faro e estudo MIEET na Universidade do Algarve. E desses campos de trabalho que falas os que me agradam mais são os relacionados com antenas (planeamento e cobertura, realizei um trabalho na universidade que gostei bastante), e a parte das infra-estruturas (ITED/ITUR), contudo não tivemos nenhuma disciplina de infra-estruturas e o que sei disso foi apenas o que estudei de forma independente (mas estou a considerar ir tirar o curso de projectista de ITED). Mas dá-me ideia que estes dois campos são nichos um pouco limitados em Portugal, ou estou enganado?

edit: e as ITED não é algo que um engenheiro electrotécnico do ramo da energia possa tratar? Se calhar, tendo formação em projecto de instalações eléctricas, até as entidades preferem um desses pois ele pode projectar tanto as ITED como a instalação eléctrica.
Responder

Voltar para “Formação / Seminários / Jornadas”