Ligação de variador de frequência
Ligação de variador de frequência
Boa tarde, desejava ajuda na possibilidade de ligar um variador de frequência a controlar 4 motores de 0,55Kw, todos vão funcionar ao mesmo tempo.
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Re: Ligação de variador de frequência
Teóricamente, o somatório das potencias dos motores, irá indicar a potência do variador. No entanto é preciso parametrizar o variador para desligar a detecção de sobrecargas de motor e colocar um relé térmico para cada um dos motores a realizar essa função.
Na prática não recomendo.
- mitos
- Velha Guarda
- Registado: 02 jul 2009, 15:37
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 17 times
presumo que basta ligares todos em paralelo á saida do variador, tendo em atenção que devem de ser todos iguais e todos tem de levar protecção termica individual, e não esquecer que o variador tem de suportar a totalidade dos motores á carga maxima (convem deixar uma margem de segurança)
Ipse se nihil scire id unum sciat
MiToS
MiToS
- mitos
- Velha Guarda
- Registado: 02 jul 2009, 15:37
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 17 times
na empresa onde estive anteriormente utilizamos este metodo para controlar um equipamento que tinha cerca de 12 motores (agitadores)nelmindo Escreveu:Teóricamente, o somatório das potencias dos motores, irá indicar a potência do variador. No entanto é preciso parametrizar o variador para desligar a detecção de sobrecargas de motor e colocar um relé térmico para cada um dos motores a realizar essa função.
Ipse se nihil scire id unum sciat
MiToS
MiToS
- carlos_cfr7
- Quadro de Honra
- Registado: 11 jun 2007, 15:37
- Been thanked: 1 time
http://www.eletricidade.net/viewtopic.php?f=4&t=7598
neste topico ta um esquema para o que queres com microcontroladores. o controlo é feito por PWM, e regula a frequencia e a amplitude, que para baixas frequencias, as bobines sao quase curto-circuitos, logo tens de controlar a corrente.
em traços gerais é o k precisas, dpois falta dimensionar os componentes.
neste topico ta um esquema para o que queres com microcontroladores. o controlo é feito por PWM, e regula a frequencia e a amplitude, que para baixas frequencias, as bobines sao quase curto-circuitos, logo tens de controlar a corrente.
em traços gerais é o k precisas, dpois falta dimensionar os componentes.
Eng. de electrónica e telecomunicações
Bom dia.
Seria interessante saber qual a aplicação pois a solução pode variar em função do controlo e precisão necessárias...
Cumprimentos,
José Silva
Seria interessante saber qual a aplicação pois a solução pode variar em função do controlo e precisão necessárias...
Cumprimentos,
José Silva
Cumprimentos,
José Silva
José Silva
O objectivo é rodar 4 tapetes de linha de montagem ao mesmo tempo.
Olá ,
Estou neste momento a fazer uma aplicação semelhante com 4 motores de 2,2Kw
Estou a utilizar um variador de 11KW.
Com cada motor estou a colocar um térmico
utilizando o contacto nc dos témicos dos 4 motores em série para disparar o varidor em caso de falha de algum
motor.
Estou a utilizar resistência de frenagem pois estou utilizar arranques e paragens muito curtas penso
que para o teu caso não é necessário só se precisares de paragens com rampas de valor muito baixo
depende de cada caso.
Estes estão montados numa situação muito idêntica a que precisas mas com paragens quase instantâneas e
arranques.
Um abraço
Estou neste momento a fazer uma aplicação semelhante com 4 motores de 2,2Kw
Estou a utilizar um variador de 11KW.
Com cada motor estou a colocar um térmico
utilizando o contacto nc dos témicos dos 4 motores em série para disparar o varidor em caso de falha de algum
motor.
Estou a utilizar resistência de frenagem pois estou utilizar arranques e paragens muito curtas penso
que para o teu caso não é necessário só se precisares de paragens com rampas de valor muito baixo
depende de cada caso.
Estes estão montados numa situação muito idêntica a que precisas mas com paragens quase instantâneas e
arranques.
Um abraço
Última edição por bacalhau em 10 mai 2010, 01:48, editado 1 vez no total.
boas pessoal,
alguem disse que os motores têm que ser todos da mesma potencia, mas isso não é verdade, podem ser de potencias difrentes, têm é que copnsiderar protecção individual para todos.
abraço
alguem disse que os motores têm que ser todos da mesma potencia, mas isso não é verdade, podem ser de potencias difrentes, têm é que copnsiderar protecção individual para todos.
abraço
Bom dia
Penso que está tudo dito. Eu aconcelho o que o Bacalhau mencionou, mas tendo em conta o que o coiote escreveu.
Um abraço e fiquem bem
Penso que está tudo dito. Eu aconcelho o que o Bacalhau mencionou, mas tendo em conta o que o coiote escreveu.
Um abraço e fiquem bem
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas "xtemas"
"O objectivo é rodar 4 tapetes de linha de montagem ao mesmo tempo."
Ou no mesmo tempo, queres sincronismo, ou queres arranque e paragem em simultâneo.
Os motores devem de ser iguais. Mas podem ser de potencias diferentes, têm é que considerar o binário que pretendem, e a protecção individual para cada um em separado. Não podes é querer mais binário num que em outro.
Cump.
Mário
"O objectivo é rodar 4 tapetes de linha de montagem ao mesmo tempo."
Ou no mesmo tempo, queres sincronismo, ou queres arranque e paragem em simultâneo.
Os motores devem de ser iguais. Mas podem ser de potencias diferentes, têm é que considerar o binário que pretendem, e a protecção individual para cada um em separado. Não podes é querer mais binário num que em outro.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 04 abr 2010, 01:41
- Has thanked: 10 times
- Been thanked: 34 times
Boas tardes.
Chamo a atenção para a possibilidade de os 4 tapetes terem necessidade de rolarem a velocidades diferentes; ao serem controlados pelo mesmo variador isto não será possivel.
Cps
A. CAstro
Chamo a atenção para a possibilidade de os 4 tapetes terem necessidade de rolarem a velocidades diferentes; ao serem controlados pelo mesmo variador isto não será possivel.
Cps
A. CAstro
OláCF,Lda Escreveu:Boas tardes.
Cps
A. CAstro
Pode ser possivel se houver caixas redutoras com relação diferente.
Um abraço
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 04 abr 2010, 01:41
- Has thanked: 10 times
- Been thanked: 34 times
Boa Tarde.
Sim, é verdade. Mas para isso será necessário calcular muito bem as velocidades dos quatro tapetes, o que implica que este projecto não seja um prótotipo, o que não parece ser o caso.
Tenho visto grandes alterações de projectos que em fase de projecto - ainda em papel - funcionavam muito bem, e que depois as coisas não foram bem assim.. Alguns ficaram na zona Norte outros seguirão ainda para a zona centro outros já seguiram para a Polónia...
A minha opinião é que cada tapete deveria ter o seu variador, contactor e térmico e se for montagem em cadeia toda essa linha deveria parar em caso de anomalia em qualquer motor.
Fica mais caro é certo, mas fica um trabalho em condições,em que todos os tapetes poderem ser regulados individualmente, sem necessidade de comprar várias caixas redutoras para experimentar qual é a que se adapta melhor a cada tapete
Um abraço
A. Castro
Sim, é verdade. Mas para isso será necessário calcular muito bem as velocidades dos quatro tapetes, o que implica que este projecto não seja um prótotipo, o que não parece ser o caso.
Tenho visto grandes alterações de projectos que em fase de projecto - ainda em papel - funcionavam muito bem, e que depois as coisas não foram bem assim.. Alguns ficaram na zona Norte outros seguirão ainda para a zona centro outros já seguiram para a Polónia...
A minha opinião é que cada tapete deveria ter o seu variador, contactor e térmico e se for montagem em cadeia toda essa linha deveria parar em caso de anomalia em qualquer motor.
Fica mais caro é certo, mas fica um trabalho em condições,em que todos os tapetes poderem ser regulados individualmente, sem necessidade de comprar várias caixas redutoras para experimentar qual é a que se adapta melhor a cada tapete
Um abraço
A. Castro
bacalhau Escreveu: Olá
Pode ser possivel se houver caixas redutoras com relação diferente.
Um abraço