Cálculos CATV
Cálculos CATV
Boa tarde,
Que cálculos são necessários para a rede de CATV?
No ITED 1º edição assegurávamos um nível de sinal de 61 a 66 dBuV nas tomadas. No ITED 2ª edição apenas são referidos estes sinais para a MATV/SMATV. É necessário apresentar este tipo de cálculos, ou apenas as atenuações, de forma a garantirmos os valores referidas na tabela 73, que garantem a classe de ligação TCD-C-H?
Obrigado!
Que cálculos são necessários para a rede de CATV?
No ITED 1º edição assegurávamos um nível de sinal de 61 a 66 dBuV nas tomadas. No ITED 2ª edição apenas são referidos estes sinais para a MATV/SMATV. É necessário apresentar este tipo de cálculos, ou apenas as atenuações, de forma a garantirmos os valores referidas na tabela 73, que garantem a classe de ligação TCD-C-H?
Obrigado!
Re: Cálculos CATV
Caro amigo,
É necessário apresentar sim, os cálculos para as várias frequências de modulação.
É necessário também calcular o tilt da rede coaxial e o respectivo desequilibrio.
Deve garantir-se na gama 5-862MHz um tilt menor ou igual a 15dB, para a gama 950-2150MHz um tilt menor ou igual a 20dB.
Cumprimentos,
É necessário apresentar sim, os cálculos para as várias frequências de modulação.
É necessário também calcular o tilt da rede coaxial e o respectivo desequilibrio.
Deve garantir-se na gama 5-862MHz um tilt menor ou igual a 15dB, para a gama 950-2150MHz um tilt menor ou igual a 20dB.
Cumprimentos,
basofias Escreveu:Caro amigo,
Cumprimentos,
Eu sei que são necessários os cálculos para os Sinais de Saída e para o Tilt nas tomadas para as redes MATV/SMATV.
Para a rede CATV o manual também é claro e pede os cálculos das perdas até ás tomadas.
A dúvida que tenho é da necessidade do cálculo do Sinal de Saída nas tomadas (na rede CATV), e se sim quais são esses valores de sinal, porque no manual nada é dito em relação a isso (pelo menos eu não consegui encontrar!). A única tabela com sinais de saida é referente ás redes MATV/SMATV.
Obrigado pela ajuda!
- eng_jersilva
- Velha Guarda
- Registado: 01 fev 2008, 14:51
- Has thanked: 10 times
- Been thanked: 17 times
boas e já agora quais as modelações é que devemos utilizar!????
Abraço
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Jers@Portugalmail.com
- carlos_cfr7
- Quadro de Honra
- Registado: 11 jun 2007, 15:37
- Been thanked: 1 time
Boas,
a ideia que tenho é que so precisas calcular atenuaçoes.
o operador, consoante a modulaçao que irá disponibilizar, logo escolherá os niveis. Ele deverá ter conhecimento das atenuaçoes da tomada mais e menos favoravel, e verificará o tilt.
se quiseres saber os niveis para catv, eles sao os mesmo que para matv:
am-tv(audio em fm) se for analogica,
QAM se for digital.
o operador, consoante a modulaçao que irá disponibilizar, logo escolherá os niveis. Ele deverá ter conhecimento das atenuaçoes da tomada mais e menos favoravel, e verificará o tilt.
se quiseres saber os niveis para catv, eles sao os mesmo que para matv:
am-tv(audio em fm) se for analogica,
QAM se for digital.
Eng. de electrónica e telecomunicações
- eng_jersilva
- Velha Guarda
- Registado: 01 fev 2008, 14:51
- Has thanked: 10 times
- Been thanked: 17 times
pois mas por exemplo tou aqui a utilizar o novo soft da teka e não sei quais as modulações a utilizar no RG-CC!!??
Abraço
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Jers@Portugalmail.com
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Jers@Portugalmail.com
Esta é a ideia com que fiquei depois de ler o manual, visto que em nenhum lado se fala nas saídas da CATV.carlos_cfr7 Escreveu:Boas,
Mas sei de colegas que continuam a apresentar na memória descritiva os sinas de saída nas tomadas, para a rede de CATV.
- carlos_cfr7
- Quadro de Honra
- Registado: 11 jun 2007, 15:37
- Been thanked: 1 time
mal tambem nao faz, nao vai é servir para nada.
Eng. de electrónica e telecomunicações
Se o sinal disponível pelo operador for digital a modulação é 64 QAM. Para sinais analógicos é AM.eng_jersilva Escreveu:pois mas por exemplo tou aqui a utilizar o novo soft da teka e não sei quais as modulações a utilizar no RG-CC!!??
Sempre que houver possibilidade de instalar uma box tens sinal digital. Neste momento acho que a Zon só instala serviço digital.