Ferreira Cruz Escreveu:Boas!
Concordo em absoluto! Penso ser muito prático (apesar de n ter experiência prática), colocar para a ZAP, 3 de 25mm. Será certamente melhor de trabalhar com as I1...
tubo de 20 é muito mais facil de trabalhar, sempre que puder, uso-o
Já agora e como ainda estou "atrasado" com o novo manual, tenho as seguintes dúvidas:
- a caixa I1, que era falada no 1º manual, para ligações futuras, foi abolida nesta 2ª edição não foi?
foi
- o diâmetro interno minimo, continua a ser de 20mm, qd este levar apenas 1 cabo? Pessoalmente, coloco sempre como minimo 25;
o diametro externo minimo passou a ser 20mm
- não percebo a lógica de ser obrigado a colocar fibra óptica na ZAP, e depois na ligação CEMU-ATI, ficar ao critério do projectista colocar ou não..alguém percebe, ou esta-me mesmo a "falhar" alguma coisa?
tá-te a falhar que o operador normalmente leva a fibra até casa. se deixares na cemu, tens mais um conector e mais uma atenuaçao.
- nas proteções e ligações de terra houve alterações significativas?
verifica as secçoes dos cabos, e o DST, a filosofia é semelhante
Abraço!
IED - Moradia
- carlos_cfr7
- Quadro de Honra
- Registado: 11 jun 2007, 15:37
- Been thanked: 1 time
Re: IED - Moradia
Eng. de electrónica e telecomunicações
Depois de ler este tópico de fio a pavio deparei-me com algo em que eu estava em erro... Tinha a ideia de que o diâmetro mínimo de 20 interior (ITED 1) se teria mantido, passando agora a ser de mínimo o 25 comercial, tendo em conta os cálculos para os diâmetros. Vejo que estava enganado e que o mínimo é o diâmetro comercial 20, tendo em conta os cálculos para determinação do diâmetro da tubagem.
Outro aspecto é que para a ZAP estava a prever 2 tubos de 25 em isogris-F, mas agora fico na dúvida se não será preferível partir para 3 de 20 ou 3 de 25, una vez que o isogris sempre foi (pelo que tenho visto em obra) a tubagem de eleição pelos instaladores.
Podem-me dar aqui uma opinião ou expôr um raciocínio fundamentado quanto ás tubagens para a ZAP?
Já li o que está para trás, é mais a questão dos 3 de 20 ou 3 de 25 para a ZAP.
Agradeço a paciência.
Outro aspecto é que para a ZAP estava a prever 2 tubos de 25 em isogris-F, mas agora fico na dúvida se não será preferível partir para 3 de 20 ou 3 de 25, una vez que o isogris sempre foi (pelo que tenho visto em obra) a tubagem de eleição pelos instaladores.
Podem-me dar aqui uma opinião ou expôr um raciocínio fundamentado quanto ás tubagens para a ZAP?
Já li o que está para trás, é mais a questão dos 3 de 20 ou 3 de 25 para a ZAP.
Agradeço a paciência.
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 12 mar 2008, 21:40
Caro colega carlos_cfr7
A tua resposta ao colega é correcta, mas se eu fosse o dono de Obra, preferia colocar a ligação da Fibra até á CEMU do que ser assaltado por potenciais operadores, que vão fazer a ligação da CEMU ao ATI, ou seja usar este pretexto para nos assaltar a casa,
A 2ª edição ITED prevê segurança, aqui a meu ver foi esquecida e como nós sabemos "a ocasião faz o Ladrão"
"- não percebo a lógica de ser obrigado a colocar fibra óptica na ZAP, e depois na ligação CEMU-ATI, ficar ao critério do projectista colocar ou não..alguém percebe, ou esta-me mesmo a "falhar" alguma coisa?
tá-te a falhar que o operador normalmente leva a fibra até casa. se deixares na cemu, tens mais um conector e mais uma atenuaçao.
Cumprimentos
Pedro Barbosa
A tua resposta ao colega é correcta, mas se eu fosse o dono de Obra, preferia colocar a ligação da Fibra até á CEMU do que ser assaltado por potenciais operadores, que vão fazer a ligação da CEMU ao ATI, ou seja usar este pretexto para nos assaltar a casa,
A 2ª edição ITED prevê segurança, aqui a meu ver foi esquecida e como nós sabemos "a ocasião faz o Ladrão"
"- não percebo a lógica de ser obrigado a colocar fibra óptica na ZAP, e depois na ligação CEMU-ATI, ficar ao critério do projectista colocar ou não..alguém percebe, ou esta-me mesmo a "falhar" alguma coisa?

Cumprimentos
Pedro Barbosa
- carlos_cfr7
- Quadro de Honra
- Registado: 11 jun 2007, 15:37
- Been thanked: 1 time
o operador vem sempre a casa, ou pôr o telefone, ou verificar se a fibra esta bem, ou ligar o ont, ou fazer testes.. mesmo que seja a uniao na cemu..
Eng. de electrónica e telecomunicações
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 12 mar 2008, 21:40
Claro que sim, mas apenas quando o chamares, e aqui vai ficar a duvida pelo dono de obra quando é que isso vai ser feito, vai vassilar e já foste olha para o k te digo.
Um Abraço
Pedro Barbosa
Um Abraço
Pedro Barbosa
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 jan 2008, 17:00
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 3 times
podias explicar melhor esta frase??Pedro Barbosa Escreveu:Claro que sim, mas apenas quando o chamares, e aqui vai ficar a duvida pelo dono de obra quando é que isso vai ser feito, vai vassilar e já foste olha para o k te digo.
Um Abraço
Pedro Barbosa
não entendi o que querias dizer...
Learning is the goal!!
já li o manual e partilho as mesmas duvidas em relação ao que escreveu o Ferreira da Cruz!
Aguem não tem duvidas nestes pontos que possa esclarecer?
obg
Aguem não tem duvidas nestes pontos que possa esclarecer?
obg
Tenho recoorido ocasionalmente a tomadas duplas RJ45. Refiro-me a 2 tomadas numa só caixa I1, prevendo a ligação de 2 cabos UTP de 4 pares e cat. 6 na mesma caixa (1 para cada tomada).
Acham que vou contra o Manual em algum ponto?
Eu acho que não, até porque se esse pormenor ficar omisso no projecto, o instalador pode sempre montar 2 tomadas RJ45 lado a lado e faz o mesmo efeito.
É que nas cozinhas, por exemplo, por vezes não há muita lógica para o local da RJ45 e assim colocava tudo no mesmo ponto.
p.s.: Se o criador do tópico fizesse o favor, podia editar o título do mesmo, corrigindo-o.
Acham que vou contra o Manual em algum ponto?
Eu acho que não, até porque se esse pormenor ficar omisso no projecto, o instalador pode sempre montar 2 tomadas RJ45 lado a lado e faz o mesmo efeito.
É que nas cozinhas, por exemplo, por vezes não há muita lógica para o local da RJ45 e assim colocava tudo no mesmo ponto.
p.s.: Se o criador do tópico fizesse o favor, podia editar o título do mesmo, corrigindo-o.