Acompanhamento da obra

pgoulao
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 24 jan 2008, 18:24
Contacto:

Re: Acompanhamento da obra

Mensagem por pgoulao »

Bom dia, caros amigos

Sendo um postador pouco activo, por falta de tempo, não posso deixar de contribuir com os meus dois centavos para esta discussão. Friso que tb eu sou projectista, para enquadrar o que vou dizer a seguir.

Acho que esta discussão, se vai se não vai, só se põe por causa do nacional "porreirismo" e facilitismo, a leitura do DEC LEI é directa e não se presta a interpretações dúbias, no entanto percebo que alguns colegas tenham reticências em ir à obra, principalmente por 2 ordens de razão (à la Pacheco Pereira):

1ª situação: vendedores de assinaturas.

Neste grupo enquadram-se todos os "projectistas", que não tendo conhecimentos técnicos, tempo ou paciência para elaborarem os projectos de mote próprio empenham o seu bom nome e a sua integridade profissional por meia dúzia de tostões ou duas dúzias é indiferente.

2ª situação: maus matemáticos

Neste grupo enquadram-se todos os "projectistas" que independentemente de terem conhecimentos técnicos ou não, ainda não perceberam que o valor de um trabalho é a soma de todas as componentes do mesmo, assim sendo se o acompanhamento da obra faz parte das obrigações do projectista, é mais uma parcela a ter em consideração aquando do orçamento para o projecto.

Em qualquer destas situações facilmente chegamos à conclusão que o acompanhamento da obra está comprometido. Não é fácil gastar gasóleo para ir à obra quando o valor que se cobrou pelo projecto, não chega sequer para pagar as cópias. Não é fácil ir acompanhar a execução quando a única coisa que conhecemos do projecto é o "carapau" na ficha técnica.

Caros amigos, não quero gerar grande confusão com este post, quero apenas contribuir com a minha experiência de quase 10 anos de acompanhamento de obras na área das telecomunicações, frisando que felizmente cada vez mais há bons exemplos, e pedindo encarecidamente que não andem à procura do buraco na lei para não terem que cumpri-la. Se os tempos mudam devemos mudar com eles, se as nossas obrigações aumentam, devemos encara-las como voto de confiança no nosso trabalho e corresponder às expectativas. Todas as actividades envolvem responsabilidade, todas as tarefas, quando bem executadas têm valor e são válidas. Sejam responsáveis e assinem os vossos termos de responsabilidade conscientes do que quer dizer RESPONSABILIDADE e tudo o resto fica resolvido por si.

Grande abraço

PGoulão
Imagem
Imagem
carlos_cfr7
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 11 jun 2007, 15:37
Been thanked: 1 time

Mensagem por carlos_cfr7 »

:shock: :wink:

penso que é uma medida inteligente para acabar com os projectos "hobbie"...
ou é um profissonal na area, ou deixa de andar a estragar a concorrencia.

resta ver as medidas da anacom para quem nao cumpre... porque leis sem penalizaçoes nao servem de muito...
Eng. de electrónica e telecomunicações
pgoulao
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 24 jan 2008, 18:24
Contacto:

Mensagem por pgoulao »

Bom Dia

Enquanto prestador de serviços na área de telecomunicações, tive o prazer de acompanhar uma semana inteira de fiscalizações da ANACOM há pouco tempo, e posso garantir: eles andam aí.

Foi com algum agrado que senti que os homens andam com vontade de regularizar esta falta de definição que temos desde que terminaram as certificações. A ver se chega juizo a alguns pseudo-instaladores e pseudo-projectistas que por aí andam.
Imagem
Imagem
baldolixo
Curioso
Curioso
Registado: 16 nov 2007, 12:24
Been thanked: 1 time

Mensagem por baldolixo »

pgoulao Escreveu:Bom dia, caros amigos

Sendo um postador pouco activo, por falta de tempo, não posso deixar de contribuir com os meus dois centavos para esta discussão. Friso que tb eu sou projectista, para enquadrar o que vou dizer a seguir.

Acho que esta discussão, se vai se não vai, só se põe por causa do nacional "porreirismo" e facilitismo, a leitura do DEC LEI é directa e não se presta a interpretações dúbias, no entanto percebo que alguns colegas tenham reticências em ir à obra, principalmente por 2 ordens de razão (à la Pacheco Pereira):

1ª situação: vendedores de assinaturas.

Neste grupo enquadram-se todos os "projectistas", que não tendo conhecimentos técnicos, tempo ou paciência para elaborarem os projectos de mote próprio empenham o seu bom nome e a sua integridade profissional por meia dúzia de tostões ou duas dúzias é indiferente.

2ª situação: maus matemáticos

Neste grupo enquadram-se todos os "projectistas" que independentemente de terem conhecimentos técnicos ou não, ainda não perceberam que o valor de um trabalho é a soma de todas as componentes do mesmo, assim sendo se o acompanhamento da obra faz parte das obrigações do projectista, é mais uma parcela a ter em consideração aquando do orçamento para o projecto.

Em qualquer destas situações facilmente chegamos à conclusão que o acompanhamento da obra está comprometido. Não é fácil gastar gasóleo para ir à obra quando o valor que se cobrou pelo projecto, não chega sequer para pagar as cópias. Não é fácil ir acompanhar a execução quando a única coisa que conhecemos do projecto é o "carapau" na ficha técnica.

Caros amigos, não quero gerar grande confusão com este post, quero apenas contribuir com a minha experiência de quase 10 anos de acompanhamento de obras na área das telecomunicações, frisando que felizmente cada vez mais há bons exemplos, e pedindo encarecidamente que não andem à procura do buraco na lei para não terem que cumpri-la. Se os tempos mudam devemos mudar com eles, se as nossas obrigações aumentam, devemos encara-las como voto de confiança no nosso trabalho e corresponder às expectativas. Todas as actividades envolvem responsabilidade, todas as tarefas, quando bem executadas têm valor e são válidas. Sejam responsáveis e assinem os vossos termos de responsabilidade conscientes do que quer dizer RESPONSABILIDADE e tudo o resto fica resolvido por si.

Grande abraço

PGoulão
Boa tarde,

Li o post do pgoulao e não consigo discordar na sua forma de pensar. Não tendo ainda nem metade da sua experiência em projecto ou fiscalização coloco-lhe a seguinte questão:

Partindo do principio que existem muitas pessoas competentes a nível nacional e de que, infelizmente, o volume de obras não está distribuído igualmente por todo o país, não iremos entrar na "regionalização" das telecomunicações? Ora vejamos, o indivíduo altamente competente de Chaves cobra 1€ pelo seu projecto, para uma obra da sua cidade. Outro individuo altamente competente, de Lagos, cobra 1,5€ pelo mesmo trabalho porque tem de deslocar-se à obra e obviamente que tem custos diferentes do indivíduo de Chaves. Será lógico pensar por qual dos dois indivíduos altamente competentes o cliente irá escolher.

Cumprimentos
eng_jersilva
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 01 fev 2008, 14:51
Has thanked: 10 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por eng_jersilva »

sinceramente acho que este tópico ja não tem "muita razão de ser"... a duvida era :
xmassas Escreveu:Bom dia,
Nas vossas memórias descritivas fazem alguma referência ao dever do dono de obra vos comunicar a evolução da obra para que possam fazer o devido acompanhamento?
Relativamente ao acompanhamento como fazem no que respeita aos honorários, cobram no projecto ou à posteriori ao dono de obra directamente?
Acho que isto já foi mais que debatido e já se tiraram conclusões, não vejo qual a necessidade de divagar o debate partindo de pressupostos e não do que a lei exige no momento, para isso cria-se novo post.
Abraço

João Silva
Eng.º Electrotécnico

Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
Electro 99
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 fev 2009, 18:21
Has thanked: 5 times
Been thanked: 3 times

Mensagem por Electro 99 »

eng_jersilva Escreveu:sinceramente acho que este tópico ja não tem "muita razão de ser"... a duvida era :
Nas vossas memórias descritivas fazem alguma referência ao dever do dono de obra vos comunicar a evolução da obra para que possam fazer o devido acompanhamento?
Relativamente ao acompanhamento como fazem no que respeita aos honorários, cobram no projecto ou à posteriori ao dono de obra directamente?
Acho que isto já foi mais que debatido e já se tiraram conclusões, não vejo qual a necessidade de divagar o debate partindo de pressupostos e não do que a lei exige no momento, para isso cria-se novo post.
Mas, meu caro José Silva, são tudo questões pertinentes que devem ser abordadas.

No meu caso, tenho um colega arquitecto que, há um ano atrás, me abordou para elaborar os projecto de ITED de uma moradia, que ele nem sequer tinha começado ainda a desenhar. Só agora vou pegar nisso para entregar em Junho. E, de certa maneira sinto-me indignado, porque:

- Quando aceitei fazer projecto, não contava com deslocações (40 km até à obra);
- Ainda não consegui frequentar nenhuma formação em horário pós-laboral para esclarecer as minhas dúvidas.

Resumindo, mesmo querendo elaborar o projecto com o máximo de profissionalismo, tenho a sensação que vai correr mal...
eng_jersilva
Velha Guarda
Velha Guarda

Electro 99 Escreveu:
eng_jersilva Escreveu:sinceramente acho que este tópico ja não tem "muita razão de ser"... a duvida era :
Mas, meu caro José Silva, são tudo questões pertinentes que devem ser abordadas.

No meu caso, tenho um colega arquitecto que, há um ano atrás, me abordou para elaborar os projecto de ITED de uma moradia, que ele nem sequer tinha começado ainda a desenhar. Só agora vou pegar nisso para entregar em Junho. E, de certa maneira sinto-me indignado, porque:

- Quando aceitei fazer projecto, não contava com deslocações (40 km até à obra);
- Ainda não consegui frequentar nenhuma formação em horário pós-laboral para esclarecer as minhas dúvidas.

Resumindo, mesmo querendo elaborar o projecto com o máximo de profissionalismo, tenho a sensação que vai correr mal...

João Silva
Abraço

João Silva
Eng.º Electrotécnico

Jers@Portugalmail.com
Electro 99
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 fev 2009, 18:21
Has thanked: 5 times
Been thanked: 3 times

Mensagem por Electro 99 »

Peço desculpa pelo lapso, João.

Já agora, não quer comentar o que escrevi?

Abraço.
eng_jersilva
Velha Guarda
Velha Guarda

Electro 99 Escreveu:

o que diz em nada tem a ver com o que aqui se tem discutido assim como nada tem a haver com o topico inicial, o que não quer dizer que não é importante o que aqui se tem dicutido, dai ter dito que se necessario discute-se num outro tópico.
Abraço

João Silva
Eng.º Electrotécnico

Jers@Portugalmail.com
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”