Acompanhamento da obra

lmp
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 13 nov 2007, 14:09

Re: Acompanhamento da obra

Mensagem por lmp »

Meus caros

O projectista tem de acompanhar a obra, está na lei.
Se não puder, tem de nomear um colega oficialmente.

As coimas são também para o dono de obra, assim tem a obrigação de avisar o projectista do início dos trabalhos. (talvez a muitos donos de obra não sejam conveniente a presença de uma fiscalização...)

Aconselho vivamente, que seja referido na memória descritiva, que o dono de obra deve avisar o projectista, com carta registada com aviso de recepção. assim, ficamos todos salvaguardados.

Leiam o DL26/2010 e vejam o que diz em relação á responsabilização dos intervenientes nos processos.
carlos_cfr7
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 11 jun 2007, 15:37
Been thanked: 1 time

Mensagem por carlos_cfr7 »

Esses é que nao têm competencias tecnicas para verificar a execução. nao sabem distinguir um cat5 do cat6.. sabem la se o instalador cumpre o projecto... sabem verificar caixas e tubagem quanto muito..
eu acho bem que alguem ande em cima do instalador, antes eram os certificadores.. ser o projectista ou uma equipa de fiscalizaçao é indiferente. O projectista pode subcontratar alguem para fazer isso..
Eng. de electrónica e telecomunicações
ferrocha
Curioso
Curioso
Registado: 21 abr 2010, 19:57

Mensagem por ferrocha »

carlos_cfr7 Escreveu:Esses é que nao têm competencias tecnicas para verificar a execução. nao sabem distinguir um cat5 do cat6.. sabem la se o instalador cumpre o projecto... sabem verificar caixas e tubagem quanto muito..
eu acho bem que alguem ande em cima do instalador, antes eram os certificadores.. ser o projectista ou uma equipa de fiscalizaçao é indiferente. O projectista pode subcontratar alguem para fazer isso..
Nem que não saibam distinguir, sabem sempre ler, ou então pegam numa ponta e levam ao revendedor de material mais próximo. Afinal de contas o director de obra deve ser alguém com pelo menos 2 dedos de testa. Apesar que já tenho visto de tudo...
baldolixo
Curioso
Curioso
Registado: 16 nov 2007, 12:24

Mensagem por baldolixo »

Se um instalador não sabe distinguir um cat 5 de um cat 6 será que deve sê-lo? Na minha opinião não faz sentido um projectista andar a fazer de fiscal quando não é pago para isso ou acham que os valores que se praticam hoje em dia incluem este trabalho? Já agora, que tipo de fiscalização pode fazer? Ver se as TT e ATI está no sitio previsto em projecto? Qual é o grau de rigor desta avaliação / certificação ??
eng_jersilva
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 01 fev 2008, 14:51
Has thanked: 10 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por eng_jersilva »

baldolixo Escreveu:Se um instalador não sabe distinguir um cat 5 de um cat 6 será que deve sê-lo? Na minha opinião não faz sentido um projectista andar a fazer de fiscal quando não é pago para isso ou acham que os valores que se praticam hoje em dia incluem este trabalho? Já agora, que tipo de fiscalização pode fazer? Ver se as TT e ATI está no sitio previsto em projecto? Qual é o grau de rigor desta avaliação / certificação ??
Mas k... o amigo é daqueles que leva 50 euros por um projecto ITED!? Vejo tanta indignação nas sua palavras!!!
Abraço

João Silva
Eng.º Electrotécnico

Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
ferrocha
Curioso
Curioso

Mensagem por ferrocha »

Eu sei que cheguei a este fórum um pouco á paraquedista, mas sei do que falo e não invento. Estão previstas na legislação actual as seguintes figuras (entre outras) relevantes para o meu argumento: Coordenador de projecto, Director técnico de obra e Director e Fiscal de Obra. Dependendo das câmaras municipais, por vezes as duas últimas figuras fundem-se, mas não deviam, aliás, o director e fiscal de obra nem devia ser um dos projectistas, mas essa é utra história. Cada uma destas figuras emite um termo de responsabilidade por o ser, então porque não atribuir responsabilidades ao(s) director(es). Para quê andarmos a correr riscos de sobrepôr responsabilidades em obra?
Eu nem falei em instaladores, mas sim, concordo que deveriam ser profissionais idóneos e verdadeiramente responsáveis e não "assinar de cruz" os termos por instalações, que muitas vezes nem foram feitas por eles nem por pessoal seu subordinado.

Uma coisa é certa, se no final teremos que emitir um termo a dizer que a obra se encontra de acordo com o projecto, eu quero conhecer minimamente a instalação, nem que seja na fase de enfiar cablagens. Mas preferencialmente 2 visitas, uma com as tubagens instaladas e outra com a instalação concluída ou em vias de o estar.
carlos_cfr7
Quadro de Honra
Quadro de Honra

se for daqueles (director/responsavel) que estao la so pra receberem o deles, que estao la porque é obrigatorio estar la alguem, logo ves se eles se preocupa com esses pormenores.. quem assina é o electricista ou instalador.. o director ta-se nas tintas.. numa moradia eles so assinam e mal poem lá os pés..
nem se espera que eles tenham conhecimentos tecnicos para esta especialidade... Se para ser director ou fiscal é preciso ser eng civil, nao podemos esperar que eles saibam alguma coisa desta área.

é preciso uma entidade de telecomunicaçoes (fiscal ou projectista) para verificar as normas tecnicas, assim como quem verificava a electricidade era a certiel, com eng electrotecnicos, e nao um eng civil..

Quem concorda que a certiel fazia um papel importante na qualidade das instalaçoes electricas, tambem concordará que a obrigação dum projectista ou fiscal ira contribuir significativamente para a qualidade da instalação ited.

e se o termo da correcta instalação virá do projectista, faz todo o sentido que seja o projectista a visitar a obra.

acho que esta medida é mais porque ha muito electricista instalador que nao tem conhecimentos profundos de telecomunicaçoes, mas porque esteve nas formaçoes, tem inscriçao. ha certas omissoes que nao constam no projecto mas que seguem normas tecnicas, que muitas vezes os instaladores desconhecem.. se tiver o projectista em obra, pedem esclarecimentos e recebem formaçao..

acho bem, obriga o projectista a ir a obra dar apoio..
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Has thanked: 1 time
Been thanked: 3 times

Mensagem por gemini »

carlos_cfr7 Escreveu:...
e se o termo da correcta instalação virá do projectista, faz todo o sentido que seja o projectista a visitar a obra.
...
Mas o termo da correcta instalação vem do instalador, não é do projectista... :wink:
Learning is the goal!!
carlos_cfr7
Quadro de Honra
Quadro de Honra

lê la bem o art 69º c) :wink:

talvez nao seja bem um termo, mas o projectista tem de assinar como está instalado consoante o projecto e normas tecnicas.

e sim, o instalador tem de emitir o termo da correcta instalaçao..
ferrocha
Curioso
Curioso

Mensagem por ferrocha »

A legislação quando aperta, aperta para todos, mas há por aí muita obrinha com licença levantada por um CAP e não por um técnico superior devidamente qualificado.

Uma coisa com a qual posso certamente contribuir aqui é com a tal visão um pouco mais abrangente de que falei. Não melhor, nem pior, simplesmente mais abrangente. Não entro em quesilhas entre diferentes especialidades nem nunca entrei. Em cada ramo em que trabalho há sempre uma á espreita e os comentários que ouço por vezes são de uma infelicidade que chega a ser absurda.

Como já disse, cada vez mais temos que trabalhar em equipa, mas temos que ter muito cuidado com a sobreposição de responsabilidades em obra.
Já viram a situação de se encontrarem simultâneamente numa obra de dimensão reduzida o dono de obra, o empreiteiro, o director de obra e os porjectistas de 2 ou 3 especialidades, acabam por ser mais do que os trabalhadores. 8)
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Has thanked: 2 times
Been thanked: 12 times

Mensagem por Varejo »

Boas, o problema é quando os proprios projectistas também não percebem nada de telecomunicações andam a fazer projectos ITED copy paste de uns para os outros, mesmo que vão á obra se o instalador também pouco perceber já se sabe no que vai dar (já deu)... sai o ITED2 e "todos" (parece que só alguns) teem de fazer formações para aprender um pouco do que andam a assinar...

Outros que o mais certo é não terem obrigatoriamente de fazer formações, irão continuar a fazer os belos projectos e depois o instalador que veja se tem erros ou não e lhe comunique!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
carlos_cfr7
Quadro de Honra
Quadro de Honra

ferrocha Escreveu: Como já disse, cada vez mais temos que trabalhar em equipa, mas temos que ter muito cuidado com a sobreposição de responsabilidades em obra.
Já viram a situação de se encontrarem simultâneamente numa obra de dimensão reduzida o dono de obra, o empreiteiro, o director de obra e os porjectistas de 2 ou 3 especialidades, acabam por ser mais do que os trabalhadores. 8)
por mim tudo bem, desde que cada um tenha uma parte justa pelo seu trabalho.. e que o cliente concorde que o seu trabalho/preço é justo (se nao concordar, que arranje outro que leve mais barato, que nos dias que correm encontra-se sempre), sem explorar ninguem.. normalmente imagina-se que eles ficam com a grande fatia e os trabalhadores sao todos explorados.. mas se as coisas forem bem feitas, todos saem contentes.

eu sou da opiniao que cada um tem formaçao numa area e so deve ser responsavel nessa area. nao gostava da ideia de ser operado ao cerebro por um cardiologista ou por um oftalmologista.. apesar de terem todos medicina.
trabalham em equipa, com enfermeiros, cada um nas suas funçoes em que tem competencia e cada um sabe o que pode e deve fazer.

as responsabilidades estao definidas (em parte concordo), é preciso é cada um saber o seu lugar e nao sobrepor-se a ninguem.

Varejo, nos sabemos bem o pais em que estamos, o k se puder assinar, assina-se. depois logo se desenrasca.
nao é so com as telecomunicaçoes... se um dia der furo, logo se vê.. é por isso que depois aparecem estas leis "estranhas", e obrigam a fazer formaçoes..
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por gemini »

carlos_cfr7 Escreveu:lê la bem o art 69º c) :wink:

talvez nao seja bem um termo, mas o projectista tem de assinar como está instalado consoante o projecto e normas tecnicas.

e sim, o instalador tem de emitir o termo da correcta instalaçao..
Eu percebo o que dizes e concordo, atenção!

69º c)
c) Assegurar, por si ou por seu mandatário, o acompanhamento da obra, assinalando no respectivo livro de obra o andamento dos trabalhos e a qualidade de execução da mesma, bem como a confirmação final, obrigatória, no respectivo livro, de que a instalação se encontra de acordo com o projecto.

Apesar de tudo, é o instalador quem passa o Termo, como referi.
Learning is the goal!!
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por gemini »

e fazer uma coisa deste género?? Resolve o problema?

"Em conformidade com a alínea c) do artigo 69º do DL 258/2009, delego na pessoa de Director de Fiscalização da Obra a responsabilidade pela verificação da correcta execução do presente projecto.
Ainda, deverá o Dono de Obra informar da data de início dos trabalhos, por meio de carta registada com aviso de recepção, dirigida ao projectista.
Todas as deslocações ao local para acompanhamento de obra serão remuneradas pelo valor estipulado previamente com o Dono de Obra, excluindo a vistoria final acompanhando a Fiscalização e Dono de Obra.
"
Learning is the goal!!
ferrocha
Curioso
Curioso

Mensagem por ferrocha »

gemini Escreveu:e fazer uma coisa deste género?? Resolve o problema?

"Em conformidade com a alínea c) do artigo 69º do DL 258/2009, delego na pessoa de Director de Fiscalização da Obra a responsabilidade pela verificação da correcta execução do presente projecto.
Ainda, deverá o Dono de Obra informar da data de início dos trabalhos, por meio de carta registada com aviso de recepção, dirigida ao projectista.
Todas as deslocações ao local para acompanhamento de obra serão remuneradas pelo valor estipulado previamente com o Dono de Obra, excluindo a vistoria final acompanhando a Fiscalização e Dono de Obra.
"
Isso é o que eu tenho vindo a dizer...

Estou a colocar algo semelhante nos projectos ITED que tenho em mãos, com umas pequenas nuances, nomeadamente no que diz respeito às deslocações à obra e a sua necessidade (á excepção da final, sempre obrigatória) no caso do mandatário designado renunciar á designação (ou mandato, aliás).

Se o director se tiver que "atravessar" para além do termo de director, também no livro de obra noutras especialidades, como profissional responsável deve se informar minimamamente junto do ou de um projectista, dos pormenores aos quais deve estar atento.
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”