Boa tarde,
Venho por este meio solicitar a vossa ajuda se for necessario, tenho de fazer o esquema de um quadro electrico de um refeitorio alguem já fez algo parecido???
Cumprimentos,
Pedro
Quadro Electrico de Refeitorio
-
- Velha Guarda
- Registado: 19 abr 2010, 10:32
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 2 times
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 04 abr 2010, 01:41
- Has thanked: 10 times
- Been thanked: 34 times
Re: Quadro Electrico de Refeitorio
Olá Pedro.
Para podermos avaliar melhor a situação precisamos de saber se o refeitório já está em uso ou se é instalação nova, se é só refeitório ou se tem (vai ter) cozinha, que tipo de equipamentos tem (vai ter)...
Cps
A. Castro
Para podermos avaliar melhor a situação precisamos de saber se o refeitório já está em uso ou se é instalação nova, se é só refeitório ou se tem (vai ter) cozinha, que tipo de equipamentos tem (vai ter)...
Cps
A. Castro
Rocha_28359 Escreveu:Boa tarde,
Venho por este meio solicitar a vossa ajuda se for necessario, tenho de fazer o esquema de um quadro electrico de um refeitorio alguem já fez algo parecido???
Cumprimentos,
Pedro
-
- Velha Guarda
Viva Castro,
O refeitorio é novo e vai ter cozinha com os equipamentos todos ( fritadeira, frigorifico, maquina de lavar loiça, etc).
Não sei como fazer o quadro electrico meto cada maquina no seu disjuntor? Como faço com o interruptor diferencial meto só um ou varios??
Tive a fazer as contas das corrente necessarias das maquinas e são baixas, exemplo a fritadeira tem uma potência de 6000W em trifasico por isso dá uma corrente de 10A
Precisava de um exemplo para tirar umas ideias....
Cumprimentos,
Rocha
O refeitorio é novo e vai ter cozinha com os equipamentos todos ( fritadeira, frigorifico, maquina de lavar loiça, etc).
Não sei como fazer o quadro electrico meto cada maquina no seu disjuntor? Como faço com o interruptor diferencial meto só um ou varios??
Tive a fazer as contas das corrente necessarias das maquinas e são baixas, exemplo a fritadeira tem uma potência de 6000W em trifasico por isso dá uma corrente de 10A
Precisava de um exemplo para tirar umas ideias....
Cumprimentos,
Rocha
Cumprimentos
Rocha
Rocha
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 04 abr 2010, 01:41
- Has thanked: 10 times
- Been thanked: 34 times
Boa tarde.
Deve utilizar uma protecção para cada equipamento adquada à carga desse equipamento. Antes de fazer o esquema é de todo conveniente saber que equipamentos vão ser ligados nessa instalação e respectivas potências para calculo da aparelhagem e secção dos fios e cabos eléctricos.
Mais informo que se essa instalação convém que seja planeada e executada de acordo com as regras estabelecidas na lei e por técnicos habilitados para o fazer, mesmo que não seja alvo de uma inspecção, para não ter dores de cabeça à posterióri. É que, hoje em dia, a tendência, em caso de problemas, é ir em cima de quem planeou e de quem executou...
Cps
A. Castro
Deve utilizar uma protecção para cada equipamento adquada à carga desse equipamento. Antes de fazer o esquema é de todo conveniente saber que equipamentos vão ser ligados nessa instalação e respectivas potências para calculo da aparelhagem e secção dos fios e cabos eléctricos.
Mais informo que se essa instalação convém que seja planeada e executada de acordo com as regras estabelecidas na lei e por técnicos habilitados para o fazer, mesmo que não seja alvo de uma inspecção, para não ter dores de cabeça à posterióri. É que, hoje em dia, a tendência, em caso de problemas, é ir em cima de quem planeou e de quem executou...
Cps
A. Castro
-
- Velha Guarda
Desde já agradeço a sua ajuda, vou ter em atenção ao que me referiu
Cumprimentos
Rocha
Cumprimentos
Rocha
Cumprimentos
Rocha
Rocha
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 18 abr 2010, 12:23
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 50 times
Rocha_28359 Escreveu:Boa tarde, queria deixar-lhe aqui a minha ajuda aconselho-o a utilizar um interruptor de corte geral dimensionado ao total das correntes envolvidas, depois utilize protecção diferencial de 30 mA a proteger 2 a 3 circuitos, e assim sucessivamente não esquecendo sempre de ter em conta as intensidades que circulam por estes equipamentos, as vantagens têm a ver com futuros problemas principalmente de defeitos de isolamento garantindo desta forma a selectividade. O quadro a utilizar deve ser da classe II com IP55, procure da marca Hager ou Merlin Gerin.
Cumprimentos,
J. Calado
Cumprimentos,
Pedro