Obrigatoriedade de apresentação de cálculos das FO's
Obrigatoriedade de apresentação de cálculos das FO's
Boa tarde,
Oa ler o Manual (2ªEdição), fiquei com a percepção que não será necessário apresentar os cálculos das perdas para as FO´s!! Ou estarei enganado?!
Por exemplo, para uma moradia unifamiliar, onde os comprimrntos de FO's são minimos, serámesmo necessário?!
Cumprimentos,
Obrigado.
Oa ler o Manual (2ªEdição), fiquei com a percepção que não será necessário apresentar os cálculos das perdas para as FO´s!! Ou estarei enganado?!
Por exemplo, para uma moradia unifamiliar, onde os comprimrntos de FO's são minimos, serámesmo necessário?!
Cumprimentos,
Obrigado.
- Cipriano
- Quadro de Honra
- Registado: 08 out 2007, 19:16
- Been thanked: 1 time
- Contacto:
Re: Obrigatoriedade de apresentação de cálculos das FO's
Boas, para as moradias não é obrigatório a fibra óptica, logo depende do projectista se vai colocar ou não. Se colocar terá de apresentar os cálculos.
O Scalabitano Alojamento ideal para o seu website
Blog Pessoal
Santarem Digital O Portal mais completo sobre Santarém
Executo Projectos de: Electricidade, Gás, Águas, Ited, Solar Térmico, Solar Fotovoltaico, IMI, Arquitectura
Blog Pessoal
Executo Projectos de: Electricidade, Gás, Águas, Ited, Solar Térmico, Solar Fotovoltaico, IMI, Arquitectura
Boa tarde,
Nas moradias não será obrigatório FO, da CEMU ao ATI, sendo facultativo. Mas é obrigatório do ATI á ZAP!! Certo?!
Pois na tabela 41 do Manuaul ITED 2ªedição, apenas refere facultativo nas residências, mas só da CEMU ao ATI.
Cumprimentos,
Nas moradias não será obrigatório FO, da CEMU ao ATI, sendo facultativo. Mas é obrigatório do ATI á ZAP!! Certo?!
Pois na tabela 41 do Manuaul ITED 2ªedição, apenas refere facultativo nas residências, mas só da CEMU ao ATI.
Cumprimentos,
- Cipriano
- Quadro de Honra
- Contacto:
Sendo facultativo da CEMU ao ATI, se por acaso não colocares um cabo FO e nem deixares um tubo preparado, não faz nexo instalar um do ATI á ZAP. Senão depois ligas esse FO aonde? Pelo que li, julgo ser facultativo para moradias, tanto da CEMU ao ATI como do ATI para a ZAP.
Mas é uma dúvida que tb quero esclarecer mesmo.
Mas é uma dúvida que tb quero esclarecer mesmo.
Blog Pessoal
Blog Pessoal
Boas,
Pelo que percebi, ficará a FO do ATI á ZAP, e o operador trás a FO até ao ATI.
O tubo de entrada a utilizar será o mesmo do cabo coaxial.
Cumprimentos,
Nuno Melo
Pelo que percebi, ficará a FO do ATI á ZAP, e o operador trás a FO até ao ATI.
O tubo de entrada a utilizar será o mesmo do cabo coaxial.
Cumprimentos,
Nuno Melo
- Cipriano
- Quadro de Honra
- Contacto:
O operador é que vai gastar dinheiro com o cabo FO da CEMU ao ATI??? Não me parece, até porque da CEMU ao ATI é "terreno teu".
Vou esperar para ir a uma formação para tirar imensas dúvidas que julgo que vão ficar á mesma...
Vou esperar para ir a uma formação para tirar imensas dúvidas que julgo que vão ficar á mesma...
Blog Pessoal
Blog Pessoal
- carlos_cfr7
- Quadro de Honra
- Registado: 11 jun 2007, 15:37
Está bem evidente no manual que é obrigatorio fibra do ATI à zap. a propria definiçao da zap inclui as tomadas de fibra, e a zap é só para habitaçoes.
Tanto a fibra como o coaxial nao sao obrigatorios da cemu até ao ATI. E sim, o operador leva provavelmente, sem emendas, dos derivadores/cogumelos até dentro de casa. nao ha necessidade de ter emendas na CEMU, já que o RG é o ATI. Ja nos outros edificios(colectivos) nao ha derivaçoes nas caixas de entrada, a 1ª derivaçao/uniao, é no ATE.
Tanto a fibra como o coaxial nao sao obrigatorios da cemu até ao ATI. E sim, o operador leva provavelmente, sem emendas, dos derivadores/cogumelos até dentro de casa. nao ha necessidade de ter emendas na CEMU, já que o RG é o ATI. Ja nos outros edificios(colectivos) nao ha derivaçoes nas caixas de entrada, a 1ª derivaçao/uniao, é no ATE.
Eng. de electrónica e telecomunicações
Boa noite
O manual diz na pág 85:
2.5.3.2.4 CAIXA DE ENTRADA DE MORADIA UNIFAMILIAR – CEMU A Caixa de Entrada de Moradia Unifamiliar (CEMU) é destinada aos edifícios residenciais de um fogo – Moradia Unifamiliar - sendo destinada ao alojamento de dispositivos de derivação ou transição.
Esta caixa tem 2 funções:
1 – Alojamento dos dispositivos de transição, para cabos de pares de cobre, entre as redes públicas de telecomunicações ou provenientes de uma ITUR, e a rede individual de cabos;
2 – Caixa de passagem para as redes de operador que terminam no ATI, em cabo coaxial e fibra óptica.
Acho que dá para tirar as dúvidas. O operador coloca a fibra até ao ATI.
Nao sei se já alguém tinha visto o esquema de fibra óptica que fiz, e que já coloquei aqui no forum
segue o link: http://www.eletricidade.net/viewtopic.php?f=20&t=7618
Sendo assim então só se faz os cálculos da atenuação da fibra do ATI à ZAP. Eu fiz também da CEMU ao ATI, mas tenho de emendar isso. Deem a vossa opinião
Cumprimentos
O manual diz na pág 85:
2.5.3.2.4 CAIXA DE ENTRADA DE MORADIA UNIFAMILIAR – CEMU A Caixa de Entrada de Moradia Unifamiliar (CEMU) é destinada aos edifícios residenciais de um fogo – Moradia Unifamiliar - sendo destinada ao alojamento de dispositivos de derivação ou transição.
Esta caixa tem 2 funções:
1 – Alojamento dos dispositivos de transição, para cabos de pares de cobre, entre as redes públicas de telecomunicações ou provenientes de uma ITUR, e a rede individual de cabos;
2 – Caixa de passagem para as redes de operador que terminam no ATI, em cabo coaxial e fibra óptica.
Acho que dá para tirar as dúvidas. O operador coloca a fibra até ao ATI.
Nao sei se já alguém tinha visto o esquema de fibra óptica que fiz, e que já coloquei aqui no forum
segue o link: http://www.eletricidade.net/viewtopic.php?f=20&t=7618
Sendo assim então só se faz os cálculos da atenuação da fibra do ATI à ZAP. Eu fiz também da CEMU ao ATI, mas tenho de emendar isso. Deem a vossa opinião
Cumprimentos
-
- Velha Guarda
- Registado: 24 abr 2009, 00:08
So para completar e para tirar as duvidas, no sabado estive numa formação da ixus sobre ITED ITUR e da CMUs ao ATI só é origatório o cabo UTP6, tanto cabos coaxiais como fibra optica são facultativos.
Espero ter ajudado, em anexo a epresentação da formação.
Cumprimentos;
Espero ter ajudado, em anexo a epresentação da formação.
Cumprimentos;
- Anexos
-
- Apresentação Manual ITED.pdf
- (3.16 MiB) Transferido 182 vezes
Pedro Mendes
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 jan 2008, 17:00
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 3 times
Na minha opinião, o Manual ITED 2ª edição é claro:
FO obrigatória do ATI ao ZAP
Portanto, os cálculos a efectuar/apresentar serão somente sobre este troço!
O cabo de fibra será monomodo com 2 fibras, OF300 (?).
O Manual diz lá qq coisa dum G567A (?) em que se baseia para dar os exemplos dos cálculos...
Depois, o esquema que vem no Manual também deverá ser o bastante para indicar no projecto:
ATI (primário RG-FO ; secundário RC-FO) ---------------- (liga á ZAP) -------------------- ZAP (2 tomadas FO)
FO obrigatória do ATI ao ZAP
Portanto, os cálculos a efectuar/apresentar serão somente sobre este troço!
O cabo de fibra será monomodo com 2 fibras, OF300 (?).
O Manual diz lá qq coisa dum G567A (?) em que se baseia para dar os exemplos dos cálculos...
Depois, o esquema que vem no Manual também deverá ser o bastante para indicar no projecto:
ATI (primário RG-FO ; secundário RC-FO) ---------------- (liga á ZAP) -------------------- ZAP (2 tomadas FO)
Learning is the goal!!
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 30 abr 2008, 15:25
Bom dia...
Na tabela 41 (pág.112) do MANUAL ITED, refere que a instalação de cablagem de FO é facultativa nas moradias.
Na tabela 44 (pág.147) está a mesma informação.
No entanto, nesta última tabela refere que a TOMADA ZAP é Óbrigatória. Assim, parece-me obrigatório a instalação de tubagem para FO, mas quanto à cablagem, esta é facultativa.
NOTA IMPORTANTE: É OBRIGATÓRIO A INSTALAÇÃO DE 2 RJ45 POR DIVISÃO!! (Acho que já muita gente, instaladores principalmente que não se apercebeu disto) - vejam a mesma tabela 44
Um abraço
Na tabela 41 (pág.112) do MANUAL ITED, refere que a instalação de cablagem de FO é facultativa nas moradias.
No entanto, nesta última tabela refere que a TOMADA ZAP é Óbrigatória. Assim, parece-me obrigatório a instalação de tubagem para FO, mas quanto à cablagem, esta é facultativa.
NOTA IMPORTANTE: É OBRIGATÓRIO A INSTALAÇÃO DE 2 RJ45 POR DIVISÃO!! (Acho que já muita gente, instaladores principalmente que não se apercebeu disto) - vejam a mesma tabela 44
Um abraço
- carlos_cfr7
- Quadro de Honra
o que é facultativo é a ligaçao entre a CEMU e o ATI. na instalaçao individual (do ATI pra frente) é sempre obrigatoria nos edificios residenciais.rvinagreiro Escreveu:Bom dia...
Seja como fôr, a atenuação nas fibras utilizadas em moradis é de cerca de 0,5dbuV/km... Será assim tão importante a perda numa instalação ITED de uma moradia?
Nem que seja desde a caixa no muro limite da propriedade até á ZAP, será um valor praticamente irrelevante.

Nem que seja desde a caixa no muro limite da propriedade até á ZAP, será um valor praticamente irrelevante.
- carlos_cfr7
- Quadro de Honra
As diferenças das atenuaçoes nao vai estar no comprimento da fibra, mas no metodo da ligaçao(fusao ou junta mecanica e conectorizaçao).
A ideia deve ser pro operador saber q atenuaçoes tem do ATI pra frente e que valores pode esperar ao medir na tomada, e prever defeitos..
e obedece a regra geral pra edificios maiores.. na moradia parace nao ter muita logica mas no backbone da rede estruturada duma empresa ja faz todo o sentido. A moradia é um caso particular..
A ideia deve ser pro operador saber q atenuaçoes tem do ATI pra frente e que valores pode esperar ao medir na tomada, e prever defeitos..
e obedece a regra geral pra edificios maiores.. na moradia parace nao ter muita logica mas no backbone da rede estruturada duma empresa ja faz todo o sentido. A moradia é um caso particular..
Concerteza, mas estava-me mesmo a referir ao caso particular de moradias, no qual considero discutível a lógica de haver "paragem" no ATI. Se numa moradia tem que ser previusta a ligação de 2 fibras, que vão para a ZAP, porquê haver sequer conexões no ATI? Era mais simples prever uma tubagem isolada para esta tecnologia (a passar pelo ATI, mas mais como formalidade técnica) e o operador, como interessado em vender o seu serviço, que levasse as fibras da CVM para a ZAP. Nesse caso já não teria com que se preocupar com a rede interna.carlos_cfr7 Escreveu:As diferenças das atenuaçoes nao vai estar no comprimento da fibra, mas no metodo da ligaçao(fusao ou junta mecanica e conectorizaçao).
..