Boas.
Tenho uma situação em que numa instalação existe uma grande dequilíbrio de fases (L1=75A; L2=60A; L3=30A e N=43A) e também existe uma poluição harmónica da corrente (THDi) muito significativa entre os 10 e os 50%. A minha questão é se conseguir equilibrar as cargas da instalação pelas fases o teor de distorção harmónica da corrente também vai descer??
desequilíbrio de fase e distorção harmónica da corrente
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
- LinceS@T
- Velha Guarda
- Registado: 21 jan 2008, 22:54
- Localização: Évora - Engº de Energia e Sistemas de Potência e Automação
Re: desequilíbrio de fase e distorção harmónica da corrente
Penso que a distorção armónica se vai manter, devem exitir na instalação variadores de velocidade ou UPS, normalmente são estes tipos de equipamentos que fazem a distorção armónica.joaoosvaldo Escreveu:Boas.
Tenho uma situação em que numa instalação existe uma grande dequilíbrio de fases (L1=75A; L2=60A; L3=30A e N=43A) e também existe uma poluição harmónica da corrente (THDi) muito significativa entre os 10 e os 50%. A minha questão é se conseguir equilibrar as cargas da instalação pelas fases o teor de distorção harmónica da corrente também vai descer??
Cumpriemtnos
Saber não ocupa espaço.
Muito bom dia caro colega,
Não é uma área em que me sinta muito à vontade, no entanto pelo conhecimento que tenho, o desiquilibrio das fases não tem relação directa com a distorção harmónica. O principal factor do aparecimento das harmónicas tem a ver com o tipo de cargas que a instalação alimenta, as cargas não lineares, tais como Lâmpadas fluorescentes, microondas, equipamentos electrónicos, etc. são as principais responsáveis pelo aparecimento deste fenómeno.
Aproveito para enviar uma apresentação onde explica melhor as causas deste fenómeno.
Abraço e bom trabalho
Luís Dias
Não é uma área em que me sinta muito à vontade, no entanto pelo conhecimento que tenho, o desiquilibrio das fases não tem relação directa com a distorção harmónica. O principal factor do aparecimento das harmónicas tem a ver com o tipo de cargas que a instalação alimenta, as cargas não lineares, tais como Lâmpadas fluorescentes, microondas, equipamentos electrónicos, etc. são as principais responsáveis pelo aparecimento deste fenómeno.
Aproveito para enviar uma apresentação onde explica melhor as causas deste fenómeno.
Abraço e bom trabalho
Luís Dias
- Anexos
-
- QE_Harmonicas.ppt
- (1.44 MiB) Transferido 183 vezes
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
As distorções harmónicas que se verificam na instalação são à volta de 30% em alturas em que apenas existe iluminação ligada, grande parte da iluminação são fluorescentes compactas mas também existem luminárias de iodetos metálicos e de halogéneo. A minha dúvida tem a ver como o facto dos harmónicos múltiplos de 3 se somarem no condutor de neutro, daí a minha questão. Mas realmente à partida também acho que são assuntos dissociados um do outro!