Ajuda: Sistema de relógio para forno

Responder
luis_carneiro_rm
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 19 abr 2010, 19:23

Ajuda: Sistema de relógio para forno

Mensagem por luis_carneiro_rm »

Boa tarde.

Precisava de ajuda para instalar um sistema de relógio para ligar um forno de uma pastelaria automaticamente a uma determinada hora.

Há interruptores horários que trabalhem com alimentação trifásica? Não tenho a certeza, mas penso que o forno em questão é alimentado com tensão trifásica.
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Re: Ajuda: Sistema de relógio para forno

Mensagem por joaoosvaldo »

luis_carneiro_rm Escreveu:Boa tarde.

Precisava de ajuda para instalar um sistema de relógio para ligar um forno de uma pastelaria automaticamente a uma determinada hora.

Há interruptores horários que trabalhem com alimentação trifásica? Não tenho a certeza, mas penso que o forno em questão é alimentado com tensão trifásica.
Se o forno é trifásico é colocar o interruptor horário a alimentar a bobina de um contactor que por sua vez vai alimentar o forno.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

Relógios com "alimentação trifásica" (o que o colega quer dizer é alimentados a 400V, obtidos entre duas fases...) desconheço. Mas isso pode ser facilmente contornável com um tranformador 400/230V de baixa potencia, se não tiver neutro junto da máquina.
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

joaoosvaldo Escreveu:

Se o forno é trifásico é colocar o interruptor horário a alimentar a bobina de um contactor que por sua vez vai alimentar o forno.
O facto do forno ser trifásico é solucionado com o descrito no post em "quote", e o relógio é monofásico e o contactor trifásico.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

luis_carneiro_rm
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

joaoosvaldo Escreveu:
joaoosvaldo Escreveu:

O facto do forno ser trifásico é solucionado com o descrito no post em "quote", e o relógio é monofásico e o contactor trifásico.
Obrigado pela ajuda, sem querer estar a pedir demais, e uma vez que não tenho experiência prática na matéria, é possível arranjar tipo um esquema ou qualquer coisa do género para perceber melhor a solução? o relógio que estás a falar é um daqueles "normais" que se usa para ligar a máquina de lavar a meio da noite por exemplo certo???
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

Sim o relógio é um normal só vai servir para dar a ordem de "atracar" ao contactor e por sua vez alimentar o forno!
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

jasilva
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 19 set 2007, 14:05

Mensagem por jasilva »

Boa tarde.
Conforme sugerido pelo colega "joaoosvaldo", presumindo que não quer utilizar transformadores e tem 230V disponíveis (F+N), anexo um exemplo de como poderá ligar o forno, usando um interruptor horário normalíssimo.
Dependendo da programação que colocar no "relógio", fará fechar o contacto seco do mesmo o que energizará a bobine do contactor e alimentará o forno. Atenção à potência admitida pelo contactor e às protecções (não estão contempladas no esquema pois presumo que já existe um circuito devidamente projectado mas apenas comandado manualmente).

Cumprimentos,
José Silva
Anexos
ligar_forno_rel.JPG
ligar_forno_rel.JPG (10.16 KiB) Visto 1595 vezes
Cumprimentos,
José Silva
luis_carneiro_rm
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

jasilva Escreveu:Boa tarde.
Conforme sugerido pelo colega "joaoosvaldo", presumindo que não quer utilizar transformadores e tem 230V disponíveis (F+N), anexo um exemplo de como poderá ligar o forno, usando um interruptor horário normalíssimo.
Dependendo da programação que colocar no "relógio", fará fechar o contacto seco do mesmo o que energizará a bobine do contactor e alimentará o forno. Atenção à potência admitida pelo contactor e às protecções (não estão contempladas no esquema pois presumo que já existe um circuito devidamente projectado mas apenas comandado manualmente).

Cumprimentos,
José Silva
Desculpa lá mas o fórum diz-me que não tenho permissão para ver os anexos. :?
Já estive nas FAQ a ver se descobria o que tinha de fazer mas não descobri.
Alguém me pode dizer o que tenho de fazer? Ou então jasilva, se possivel envias-me o ficheiro por MP ou de outra maneira.

Desde já agradeço pela ajuda! :wink:
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

Colega luis_carneiro_rm dê uma vista de olhos nos seguintes link's:

http://www.eletricidade.net/viewtopic.php?f=4&t=5855

http://www.eletricidade.net/viewforum.php?f=23 (faça a sua apresentação)

actualize também o seu perfil ("profile").
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

luis_carneiro_rm
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Já fiz a minha apresentação, e o meu perfil também já está + ou - completo.

Pelo que percebi pelo que andei a pesquisar este será o meu 5º post por isso o problema já deve ficar resolvido 8)
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Has thanked: 2 times
Been thanked: 12 times

Mensagem por Varejo »

Boas, tens este contactor Legrand 04070, depois colocas o interruptor horário 03740 só para atracar o contactor!

p.s o 04070 é de 40A.

Imagem

Imagem
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
luis_carneiro_rm
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mais uma vez obrigado pela ajuda.
Estou a espera que me seja dada a permissão para ver os anexos, do user que postou à uns posts atrás, pois sem um esquema de ligações não me vou aventurar a fazer isso pois não é a minha área, e para o caso em questão não posso correr o risco de me tentar desenrascar. lol
Narciso Ferreira
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 25 out 2009, 17:03
Has thanked: 1 time
Been thanked: 18 times

Mensagem por Narciso Ferreira »

Boas

Eu ja fiz uma alteração dessas num forno de uma pizaria em que o dono tinha que se por a pé de manha 1/2 hora mais cedo so por causa de pôr o forno quente para a hora de abertura ao publico mas cada forno é um forno e pode não dar para fazer a mesma alteração mas o que eu fiz depois de ter examinado a instalação interna do forno foi o seguinte: o forno era alimentado com 3 fases mais neutro mas o neutro era so para alimentar o painel de comando e as bobines dos contactores então foi so identificar qual era o neutro que alimentava as bobines e colocar um relógio alimentado com uma das fases e neutro e o contacto interruptor do relógio passou a controlar o neutro que alimenta as bobines dos contactores do forno.
luis_carneiro_rm
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Pois, já vi que é por aí que tenho que ir, mas queria mesmo era um esquema com as ligações a fazer, porque como já disse não tenho experiência na matéria.

E já agora isso é coisa pra custar quanto mais ou menos?

É que o dono da pastelaria pediu um orçamento à empresa que vendeu o fogão e eu até fiquei parvo com o valor que eles pedem por uma coisa dessas.
Responder

Voltar para “Dúvidas”