Primeiro projecto ITED
-
- Curioso
- Registado: 24 mar 2010, 14:42
Primeiro projecto ITED
Boas tardes.
Estou a começar um projecto ITED mas a verdade é que este vai ser o primeiro que vou fazer e estou um pouco perdido.
Alguem me pode dar uma orientação de como proceder e se possivel alguma documentação para efectuar os calculos necessários...
Como nunca realizei nenhum não tenho nenhum metodo, os passos a seguir, são estes?
1- desenhar na planta as tomadas;
2- Realizar os calculos;
3- Memoria justificativa;
4- Termo de responsabilidade;
Cumprimentos
MM
Estou a começar um projecto ITED mas a verdade é que este vai ser o primeiro que vou fazer e estou um pouco perdido.
Alguem me pode dar uma orientação de como proceder e se possivel alguma documentação para efectuar os calculos necessários...
Como nunca realizei nenhum não tenho nenhum metodo, os passos a seguir, são estes?
1- desenhar na planta as tomadas;
2- Realizar os calculos;
3- Memoria justificativa;
4- Termo de responsabilidade;
Cumprimentos
MM
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 22 mar 2010, 12:10
Re: Primeiro projecto ITED
Boa noite,
No meu entender primeiro:
1- Requisitos funcionais especificados pelo cliente,
2- Elaborar um esboço das tomadas terminais para submeter a apreciação do cliente (localização / quantidades),
2- Ir ao local verificar a ligação a rede publica existente,
3- Tudo o resto já proposto
4- Calculo de custos associados aos materiais aplicados e sua viabilidade,
5- Assegurar o acompanhamento a obra por ti ou por terceiro
Melhor e leres o ponto 4.1 da versão 2 do novo manual (Dado já estar-mos no fim do mês)
Espero ter ajudado,
OL
No meu entender primeiro:
1- Requisitos funcionais especificados pelo cliente,
2- Elaborar um esboço das tomadas terminais para submeter a apreciação do cliente (localização / quantidades),
2- Ir ao local verificar a ligação a rede publica existente,
3- Tudo o resto já proposto
4- Calculo de custos associados aos materiais aplicados e sua viabilidade,
5- Assegurar o acompanhamento a obra por ti ou por terceiro
Melhor e leres o ponto 4.1 da versão 2 do novo manual (Dado já estar-mos no fim do mês)
Espero ter ajudado,
OL
-
- Curioso
Espero ter ajudado,
OL[/quote]
Bom dia.
Sim, ja me ajudo com estas dicas.
Obrigado.
OL[/quote]
Bom dia.
Sim, ja me ajudo com estas dicas.
Obrigado.
-
- Curioso
Bom dia OL!
Mais uma duvida sffv, estou inscrito na ANACOM até 05/2011 e tambem na ANET, mas com a entrada do novo regulamento tenho visto que é necessario fazer uma formação de "reciclagem", e que agora é só necessário estar inscrito na ANET....Podes me ilucidar sffv?
Quer dizer que para que eu possa realizar um projecto ITED (visto que ainda nunca fiz nenhum) terei que fazer em primeiro esta formação?
Onde me poderei informar para realizar estas formações?
Obrigado!
MM
Mais uma duvida sffv, estou inscrito na ANACOM até 05/2011 e tambem na ANET, mas com a entrada do novo regulamento tenho visto que é necessario fazer uma formação de "reciclagem", e que agora é só necessário estar inscrito na ANET....Podes me ilucidar sffv?
Quer dizer que para que eu possa realizar um projecto ITED (visto que ainda nunca fiz nenhum) terei que fazer em primeiro esta formação?
Onde me poderei informar para realizar estas formações?
Obrigado!
MM
- carlos_cfr7
- Quadro de Honra
- Registado: 11 jun 2007, 15:37
- Been thanked: 1 time
telefona para a anet e diz que queres pedir competencias no ITED atravez duma anterior inscriçao na anacom.
A inscriçao da anacom ja nao é valida para ti, mas eles nas camaras nao sabem disso...lol
a partir do decreto 123/09 a anacom so inscreve tecnicos projectistas que a anet nao aceita, ou seja, electricistas com a formaçao ited.
é tipo a DGE para os electricistas.. para os engenheiros, tá a anet.
A inscriçao da anacom ja nao é valida para ti, mas eles nas camaras nao sabem disso...lol
a partir do decreto 123/09 a anacom so inscreve tecnicos projectistas que a anet nao aceita, ou seja, electricistas com a formaçao ited.
Eng. de electrónica e telecomunicações
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 jan 2008, 17:00
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 3 times
ai sabem, sabem!carlos_cfr7 Escreveu:telefona para a anet e diz que queres pedir competencias no ITED atravez duma anterior inscriçao na anacom.
Quanto Às formações, procura informação no IEP.
Ontem recebi uma carta deles a dar indicação dos cursos e preços...

Learning is the goal!!
- carlos_cfr7
- Quadro de Honra
por aqui ainda conheço quem ainda se esteja a safar sem gastar dinheiro em declaraçoes... passa por electricista com formaçao ITED, mas tem licenciatura apenas..
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 jan 2008, 17:00
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 3 times
não percebi... passa por electricista?carlos_cfr7 Escreveu:por aqui ainda conheço quem ainda se esteja a safar sem gastar dinheiro em declaraçoes... passa por electricista com formaçao ITED, mas tem licenciatura apenas..
se tem formação ITED e cartão da ANACOM, até pode ser pedreiro ou agricultor! desde que esteja legalmente autorizado a subscrever os projectos, não há impedimento (eu por exemplo conheci um condutor de autocarros nesta situação!!) de os efectuar...
..daí que não tenha entendido o facto de ter "apenas" licenciatura!
Learning is the goal!!
- carlos_cfr7
- Quadro de Honra
tem cartao anacom porque é licenciado em electrotecnia.
nao tem formaçao em ited. para esses a inscriçao da anacom desde maio/09 nao é valida.
nao tem formaçao em ited. para esses a inscriçao da anacom desde maio/09 nao é valida.
- Cipriano
- Quadro de Honra
- Registado: 08 out 2007, 19:16
- Contacto:
Eu nem sou electricista nem Eng. e posso assinar projectos itedgemini Escreveu:não percebi... passa por electricista?carlos_cfr7 Escreveu:por aqui ainda conheço quem ainda se esteja a safar sem gastar dinheiro em declaraçoes... passa por electricista com formaçao ITED, mas tem licenciatura apenas..
se tem formação ITED e cartão da ANACOM, até pode ser pedreiro ou agricultor! desde que esteja legalmente autorizado a subscrever os projectos, não há impedimento (eu por exemplo conheci um condutor de autocarros nesta situação!!) de os efectuar...
..daí que não tenha entendido o facto de ter "apenas" licenciatura!

O Scalabitano Alojamento ideal para o seu website
Blog Pessoal
Santarem Digital O Portal mais completo sobre Santarém
Executo Projectos de: Electricidade, Gás, Águas, Ited, Solar Térmico, Solar Fotovoltaico, IMI, Arquitectura
Blog Pessoal
Santarem Digital O Portal mais completo sobre Santarém
Executo Projectos de: Electricidade, Gás, Águas, Ited, Solar Térmico, Solar Fotovoltaico, IMI, Arquitectura
-
- Registado: 30 abr 2008, 15:25
Boas...
Também estou a fazer o meu 1º Projecto segundo este novo ITED.
Uma coisa que já me apercebi é a Obrigatoriedade de instalação de 2 RJ45 por divisão (Tabela 44) o que, praticamente duplica o número de saídas dos ATIs.
Os instaladores já se terão apercebido que numa Moradia T3 terão que colocar um ATI de 10 saídas, em vez de um de 6??
Além da caixa CATI...!!!
Um abraço
Também estou a fazer o meu 1º Projecto segundo este novo ITED.
Uma coisa que já me apercebi é a Obrigatoriedade de instalação de 2 RJ45 por divisão (Tabela 44) o que, praticamente duplica o número de saídas dos ATIs.
Os instaladores já se terão apercebido que numa Moradia T3 terão que colocar um ATI de 10 saídas, em vez de um de 6??
Além da caixa CATI...!!!
Um abraço
-
- Registado: 30 abr 2008, 15:25
Aqui fica uma apresentação da ANACOM que me parece interessante...
- Anexos
-
- ANACOM_NOVAS_REGRAS_ITED 2.pdf
- (2.45 MiB) Transferido 164 vezes
Em primeiro lugar, permitam-me frisar que 90% dos projectos ITED que me passam pelas mãos se tratam de fracções simples.
Nos primeiros projectos ITED que apresentar tenho algumas dúvidas, mas espero na pior das hipóteses cometer algumas omissões. Passo a explicar e certamente alguns se identificarão com a minha problemática.
1 - Começo logo com a ficha técnica, o projectista é que decide qual a informação relevante a colocar na mesma? Como assim, baseando-se na constante na ficha da 1ª edição? No que toca a níveis de qualidade nem tem nada a haver com a versão anterior.
2 - Localização GPS? Temos que ir ao local antes de mais nada? Sim, porque o levantamento topográfico foi efectuado talvez há mais de 1 ano e o topógrafo não fazia a mínima ideia de que alguém lhe iria pedir isso. Além disso, já me custa a convenver alguns clientes de que me devem fornecer a planta de localização 1:5000, quanto mais as coordenadas de GPS.
3 - Constituição da ITED? Ok, não são necessários comentários (elementar).
4 - Cálculos para coaxial? Utilizava software próprio anterirmente, (infinitamente mais simples de utilizar devido ao nº de automatismos incluídos) que qualquer software disponibilizado no mercado. Agora? caditeritur pois já recorria ao CADitedcoox em instalações de maior complexidade.
5 - Cálculos FO? As atenuações são de tal forma baixas para fracções simples correntes que o seu valor é praticamente irrelevante. Aliás, se arredondarmos a apenas 2 casas decimais, o mesmo valor deve dar para a maioria dos casos correntes.
6 - Protecção de pessoas e equipamentos (Ligações á terra)? Vou manter o que praticava anteriormente pois considero correcto, apesar de insuficiente para evitar danos na instalação em caso de descarga atmosférica no mastro das antenas...
As omissões a salvaguardar em MD e acordar as visitas á obra e a sua remuneração serão o resto do problema com que me deparo no momento.
Se na geração anterior a ANACOM ainda andava a dar sessóes de esclarecimento no ano passado, vamos ver nesta geração até quando as as vão haver, ou se vamos sr deixados para os abutres comerem já que a responsabilidade é cada vez mais do projectista.
Nos primeiros projectos ITED que apresentar tenho algumas dúvidas, mas espero na pior das hipóteses cometer algumas omissões. Passo a explicar e certamente alguns se identificarão com a minha problemática.
1 - Começo logo com a ficha técnica, o projectista é que decide qual a informação relevante a colocar na mesma? Como assim, baseando-se na constante na ficha da 1ª edição? No que toca a níveis de qualidade nem tem nada a haver com a versão anterior.
2 - Localização GPS? Temos que ir ao local antes de mais nada? Sim, porque o levantamento topográfico foi efectuado talvez há mais de 1 ano e o topógrafo não fazia a mínima ideia de que alguém lhe iria pedir isso. Além disso, já me custa a convenver alguns clientes de que me devem fornecer a planta de localização 1:5000, quanto mais as coordenadas de GPS.
3 - Constituição da ITED? Ok, não são necessários comentários (elementar).
4 - Cálculos para coaxial? Utilizava software próprio anterirmente, (infinitamente mais simples de utilizar devido ao nº de automatismos incluídos) que qualquer software disponibilizado no mercado. Agora? caditeritur pois já recorria ao CADitedcoox em instalações de maior complexidade.
5 - Cálculos FO? As atenuações são de tal forma baixas para fracções simples correntes que o seu valor é praticamente irrelevante. Aliás, se arredondarmos a apenas 2 casas decimais, o mesmo valor deve dar para a maioria dos casos correntes.
6 - Protecção de pessoas e equipamentos (Ligações á terra)? Vou manter o que praticava anteriormente pois considero correcto, apesar de insuficiente para evitar danos na instalação em caso de descarga atmosférica no mastro das antenas...
As omissões a salvaguardar em MD e acordar as visitas á obra e a sua remuneração serão o resto do problema com que me deparo no momento.
Se na geração anterior a ANACOM ainda andava a dar sessóes de esclarecimento no ano passado, vamos ver nesta geração até quando as as vão haver, ou se vamos sr deixados para os abutres comerem já que a responsabilidade é cada vez mais do projectista.