Qual de vocês cobra 70 eur por um projecto?

Responder
carlos_cfr7
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 11 jun 2007, 15:37
Been thanked: 1 time

Re: Qual de vocês cobra 70 eur por um projecto?

Mensagem por carlos_cfr7 »

trivial Escreveu:Poupem-me
Os electrotécnicos já são fod.... por toda a legislação e vocês ainda querem dividir?
um eng, civil pode assinar tudo e mais alguma coisa.
nós temos de dividir os trabalhos com tec. de electricidade e etc,

o que deveria era quer seja da área energia ou telecomunicações poder assinar tudo, afinal somos eng. e supostamente só assinamos o que temos certeza doq ue fazemos.
se é de uma área ou outra.... um eng que seja eng. tem de saber se desenrascar e aprender ou então não é eng. e então não deveria por assinar nada

Cumps
cada um so deveria poder assinar praquilo que teve formaçao adequada. o curso deles é vocacionado para a construçao civil. os electrotecnicos é vocacionado para muita coisa, uma delas a construçao civil. é normal os de civil possam assinar muita coisa na construçao civil. O ited é uma area pequena nos engenheiros de telecomunicaçoes, e é mais pq os electrotecnicos sempre tem ficado com a parte do bolo dos de telcomunicaçoes.

Na pratica quer tecnicos quer engenheiros assinam o que podem pra ganhar dinheiro, quer saibam quer nao... qd nao sabem, pedem um projecto a quem sabe, ou como uns que aparecem pelo forum a dizer: "nao percebo nada de ited, nunca fiz nada disso mas tenho aqui um pra fazer, ajudem-me, alguem tem uma memoria e um projecto exemplo?" e tentam copiar o que der.. depois veem-se umas lindas maravilhas por aí.. contra isso nao ha nada a fazer..
e depois admiram-se de haver por ai projectos a 50€...

ha a fazer é contra quem nao teve formaçao especifica, nao deixar assinar... e quando digo formaçao, falo em redes ethernet, fibra, PC todas as cats, coaxial, modulaçoes TV e SAT, taxas de erros digitais, niveis de sinais minimos para cada modulaçao, ganhos e tudo o que esta por tras de antenas, feixes hertzianos (que muitas vezes sao viaveis em algumas situaçoes), etc etc... com as matematicas e fisicas que estao por tras.

Nao é com uma formaçao a dizer" aqui poes o ati, aqui o ate, usa esta e aquela tubagem, este e aquele cabo, e ta o projecto feito". assim um engenheiro civil qq dia até faz projectos electrotecnicos, se deixassem...
Eng. de electrónica e telecomunicações
carteiro
Curioso
Curioso
Registado: 27 mai 2007, 14:17
Contacto:

Mensagem por carteiro »

Boas!

De facto tudo o que aqui se lê mostra a face da engenharia no nosso pais, é uma vergonha como colegas de áreas diferentes se tratam uns aos outros, não há o minimo de dignidade profissional.
Não vejo isto nos foruns de outras profissões, não vejo divisões na mesma profissão, é uma tristeza. Ganhem juizo, postem mais coisas construtivas e menos destruitvas. É um facto que a necessidade leva a estas coisas menos agradáveis, mas tenham dó e vejam o que escrevem para todos lerem, dignifiquem-se a vós próprios.

Cumps
carlos_cfr7
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 11 jun 2007, 15:37

Mensagem por carlos_cfr7 »

Ninguem está a falar de colegas, está-se a falar da legislaçao e suas consequencias.

estou a apresentar a justificaçao que encontro para termos projectos a 50 e 75€...

Se as outras áreas profissionais estivessem assim, teriamos consultas no medico a 5€.. se nao teem, por alguma razao é..
Eng. de electrónica e telecomunicações
sohc
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 03 dez 2007, 20:21

Mensagem por sohc »

Eu já subi os preços para, no mínimo, 250€

Quanto a fazer por 75€ não há justificação possível quando se trata de um projecto isolado. Não paga os custos nem o trabalho.

O engraçado é que muitas vezes esses projectos de 75€ chegam ao cliente final também a 250€ ou mais, ficando um intermediário (Eng Civil, Arquitecto, etc) com a diferença, sem responsabildades nem trabalho.
cmdsej
Curioso
Curioso
Registado: 16 mar 2008, 13:47

Mensagem por cmdsej »

são três proçessos, só para copias lá vão os 75 euros não sou projectista sou instalador.
nos instaladores electricos se fossemos coesos como os medicos , enfermeiros, bancarios tinhamos mais vantagens no mercado porque a electreçidade é um bem essencial quase tudo funciona com electriçidade.
devia de haver uma bitola minima de preços para executar os trabalhos electricos e de comunicações.
zegogas
Curioso
Curioso
Registado: 02 set 2009, 20:27

Mensagem por zegogas »

carlos_cfr7 Escreveu:estou a perceber a pergunta do varejo,
mas nao é mais complicado agora quem nao está nas associaçoes porfissionais renovar a inscriçao? nao teem de ter formaçoes regulares e afins? eu penso que a anacom vai filtrar muito mais o pessoal que antes podia assinar projecto.. isto só até a categoria 2 de alvará, onde estao na maioria moradias e pequenos edificios.
para cima disso, nunca houve problemas, os electricistas nao se aventuravam muito, e ficava pra gabinetes de projecto.
Concordo plenamente.
os electricistas não se aventuram a fazer projectos, e a formação é muitas das vezes cara demais e muitos vão disistir de poder assinar projectos.
Infelizmente na minha zona também levam isso pelos projectos, mas algumas vezes trazem tantos erros que é necessário outro.
diasarmando
Curioso
Curioso
Registado: 21 jan 2009, 17:20

Mensagem por diasarmando »

Não ta facil.

Na minha zona existe um individuo que cobra 90€ pelo projecto 2ªEdição ITED e cobra 90€ pelo acompanhamento.

O gajo esta a varrer tudo.
moxeh
Curioso
Curioso
Registado: 15 jul 2008, 20:01

Mensagem por moxeh »

Boas tardes companheiros, é realmente triste de ver colegas a fazerem isso, hoje soube de um Projectista que cobra por cada moradia, ou seja, Projecto ITED e a Ficha Electrotécnica por 75€ e mais 75 € pelo o acompanhamento.
Bom com isto perdi um Gabinete de Arquitectura, mas tive que lhes dizer que realmente a esses preços eram impraticaveis e que nunca poderia praticar esses preços ainda mais com este novo regulamento.
Também informei os Arquitectos se gostariam de serem trocados por valor do projectos e não por eficiência.
Cumprimentos
Licenciado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores
Ramo de Energia.
ruicunha2
Curioso
Curioso
Registado: 21 jan 2008, 22:25

Mensagem por ruicunha2 »

Bom dia,

Acho imoral alguem levar por um projecto ITED 70 euros. Na minha zona levam 150 euros.

Cps
Cipriano
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 08 out 2007, 19:16
Contacto:

Mensagem por Cipriano »

Eu neste momento não faço por menos de 200€+deslocação. Se o cliente quiser tudo bem, senão pode ir muito bem ter com outros :D
O Scalabitano Alojamento ideal para o seu website
Blog Pessoal
Santarem Digital O Portal mais completo sobre Santarém

Executo Projectos de: Electricidade, Gás, Águas, Ited, Solar Térmico, Solar Fotovoltaico, IMI, Arquitectura
lmp
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 13 nov 2007, 14:09

Mensagem por lmp »

Meus caros

No preço de projecto tem de entrar com muitos condicionantes:
- responsabilidade (coima mínima de 500€!)
- tempo gastoxeng/hora
- cópias
- visitas á obra
- outra deslocações
- formação contínua e livros
- etc.

É necessários dar valor á profissão (quanto mais se baixam as calças...) e colocar os pés na terra em relação ás responsabilidades que se assumem, pois quando corre mal...
ptuser
Curioso
Curioso
Registado: 10 ago 2009, 10:39

Mensagem por ptuser »

Boas...

Realmente esta é uma temática que muito se discute e que já era hora de alguém, OE, ANET ou mesmo a ANACOM (pró caso das ITED), colocar mão de modo a uniformizar os valores que se cobram nos actos de engenharia.
Sei de gabinetes a fazerem a 70€ e em cada 5 projectos oferecerem um :lol: é por demais...

Agora falando de coisas que me estão a preocupar... estou com vários projectos de ITED para iniciar e ainda não tenho um valor estipulado para cobrar ao meu cliente.
O valor que tenho em mente situa-se nos 250€, inlcuindo uma visita à obra no final para passar termo de responsabilidade. O que acham dado que normalmente são projectos de vivendas na minha zona de residência...!!!
Acham que serão necessárias mais do que uma visita a obra???

cumprimentos.
Eng. Electrotécnico
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas "ptuser"

"inlcuindo uma visita à obra no final para passar termo de responsabilidade"

Tens que medir e enviar o relatório.

"Acham que serão necessárias mais do que uma visita a obra???"

Creio que sim, mas também depende de quem vai fazer.
Tens trabalhado com esse electricista? tens confiança nele e na sua equipa? Podes "deves como minimo" fazer três visitas, uma de inicio, uma de surpresa a meio antes do reboco e a final.
Se tiveres confiança em terceiros como se fosse tu executar, será o teu critério dado que tu, é que vais ser o responsável..

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
rvinagreiro
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 30 abr 2008, 15:25

Mensagem por rvinagreiro »

A mim aconteceu-me isto recentemente:

Dei preço para projecto ITED de uma Moradia Bifamiliar a um Eng. Civil projectista. Cerca de 350 euros

Ficou espantado e ainda por cima já tinha dado preço baseado em "preços antigos"...

Acabei por aceitar "dividir o prejuízo" com ele, por ser meu amigo hà muito tempo. (MAS JÁ FICOU AVISADO, PARA A PRÓXIMA...COMPENSA)

O pior é que tenho de fazer um memória nova de raiz, dado que ainda não fiz para este novo manual.

(JÁ AGORA SE ALGUÉM ME QUISER ENVIAR UM EXEMPLO DE MEMÓRIA, AGRADEÇO... COMO SÓ COMECEI AGORA A POSTAR, AINDA NÃO ACEDO AOS ANEXOS EMAIL: LUISANTOS78@GMAIL.COM)

Um abraço
ptuser
Curioso
Curioso
Registado: 10 ago 2009, 10:39

Mensagem por ptuser »

Boas..

tal como o user rvinagreiro ficaria gratro se alguém disponibiliza-se uma memória descritiva.

Cumprimentos

neves
Eng. Electrotécnico
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”