regulador de fluxo luminoso lâmpadas fluorescentes compactas

Responder
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

regulador de fluxo luminoso lâmpadas fluorescentes compactas

Mensagem por joaoosvaldo »

Boas.

Queria saber a vossa opinião sobre a aplicação de reguladores electrónicos de potência e fluxo luminoso em lâmpadas fluorescentes compactas, eu tenho o manual dos reguladores do link seguinte em que diz que aplicando o regulador em lâmpadas fluorescentes compactas consegue-se entre 30 a 35% de poupança em energia, reduzindo a tensão até 190V. A minha dúvida principal é se as lâmpadas fluorescentes compactas acendem com um nível tão baixo de tensão??

link do regulador: http://www.irem.it/en/Lfr/LFRset.htm

Segue também o manual em anexo.

A aplicação para a qual estou a falar é para um jardim público.
Anexos
Stabilux.pdf
(2.1 MiB) Transferido 102 vezes
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
NunoBlop
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 26 set 2008, 20:47

Re: regulador de fluxo luminoso lâmpadas fluorescentes compa

Mensagem por NunoBlop »

Penso que a questão deverá ser colocada com o controlo de frequência e não da tensão. Soluções para lâmpadas fluorescentes NÃO integradas são as mais simples, práticas e baratas.
O que é uma lâmpada fluorescente compacta? É uma fluorescente tubular com um outro design! Por isso o controlo de fluxo é "simples". Colocando a questão das integradas... não me perguntem o porquê, mas meto algumas reticencias....

Fica um link rapido, com uma "diz que é" pesquisa no google:
http://br.osram.info/produtos/profissional/reatores/
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

Colega NunoBlop desde já obrigado pela resposta mas não percebi muito bem o seu ponto de vista!!!

As lâmpadas fluorescentes compactas a que me refiro são por exemplo as lâmpadas com casquilho E27. Esta questão que coloquei tem a ver com racionalização de energia da iluminação durante a noite para redução dos custos com a energia, por exemplo na iluminação pública. A minha dúvida é se o que dizem no manual funciona mesmo reduzindo a tensão nas fluorescentes compactas até um limite de 190V.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

NunoBlop
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 26 set 2008, 20:47

Mensagem por NunoBlop »

Agora entendi, não percebeste porque estamos a falar de diferentes assuntos; as minhas desculpas!!! A verdadeira pergunta...não sei.

Como tinha dito, qual o porquê do controlo de fluxo pela tensão e não pela frequência? As fluorescentes compactas com esse casquilho, são todas integradas (pelo que sei), a opção de não integradas (tipo as que têm um casquilho G23,G24....) não é colocada?

Se estamos a considerar um jardim, presumo que a opção de desligar algumas não seja válida, mas a solução do controlo ser realizado não "lâmpada a lâmpada" é valido? Ou seja, um controlador de fluxo para "n" lâmpadas...

Peço desde já desculpa por estar a desviar a conversa.
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

O controlo será global, ou seja, o regulador vai "pegar" em toda a instalação de iluminação. Também existem outros tipos de lâmpadas tais como de iodetos metálicos e de vapor de sódio, mas a grande maioria são fluorescentes compactas, também existem fluorescentes não integradas. A ideia da utilização do regulador é apenas redução do fluxo luminoso durante a madrugada que são horas de menor afluência de pessoas no jardim com o objectivo de redução dos consumos de energia eléctrica.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

Gostava de obter outras opiniões em relação à minha questão inicial. Obrigado.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”