Ajuda: Sistema de relógio para forno
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 19 abr 2010, 19:23
Ajuda: Sistema de relógio para forno
Boa tarde.
Precisava de ajuda para instalar um sistema de relógio para ligar um forno de uma pastelaria automaticamente a uma determinada hora.
Há interruptores horários que trabalhem com alimentação trifásica? Não tenho a certeza, mas penso que o forno em questão é alimentado com tensão trifásica.
Precisava de ajuda para instalar um sistema de relógio para ligar um forno de uma pastelaria automaticamente a uma determinada hora.
Há interruptores horários que trabalhem com alimentação trifásica? Não tenho a certeza, mas penso que o forno em questão é alimentado com tensão trifásica.
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
Re: Ajuda: Sistema de relógio para forno
Se o forno é trifásico é colocar o interruptor horário a alimentar a bobina de um contactor que por sua vez vai alimentar o forno.luis_carneiro_rm Escreveu:Boa tarde.
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Relógios com "alimentação trifásica" (o que o colega quer dizer é alimentados a 400V, obtidos entre duas fases...) desconheço. Mas isso pode ser facilmente contornável com um tranformador 400/230V de baixa potencia, se não tiver neutro junto da máquina.
- joaoosvaldo
- Team Apoio
O facto do forno ser trifásico é solucionado com o descrito no post em "quote", e o relógio é monofásico e o contactor trifásico.joaoosvaldo Escreveu:Se o forno é trifásico é colocar o interruptor horário a alimentar a bobina de um contactor que por sua vez vai alimentar o forno.luis_carneiro_rm Escreveu:Boa tarde.
-
Obrigado pela ajuda, sem querer estar a pedir demais, e uma vez que não tenho experiência prática na matéria, é possível arranjar tipo um esquema ou qualquer coisa do género para perceber melhor a solução? o relógio que estás a falar é um daqueles "normais" que se usa para ligar a máquina de lavar a meio da noite por exemplo certo???joaoosvaldo Escreveu:O facto do forno ser trifásico é solucionado com o descrito no post em "quote", e o relógio é monofásico e o contactor trifásico.joaoosvaldo Escreveu:Se o forno é trifásico é colocar o interruptor horário a alimentar a bobina de um contactor que por sua vez vai alimentar o forno.luis_carneiro_rm Escreveu:Boa tarde.
- joaoosvaldo
- Team Apoio
Sim o relógio é um normal só vai servir para dar a ordem de "atracar" ao contactor e por sua vez alimentar o forno!
Boa tarde.
Conforme sugerido pelo colega "joaoosvaldo", presumindo que não quer utilizar transformadores e tem 230V disponíveis (F+N), anexo um exemplo de como poderá ligar o forno, usando um interruptor horário normalíssimo.
Dependendo da programação que colocar no "relógio", fará fechar o contacto seco do mesmo o que energizará a bobine do contactor e alimentará o forno. Atenção à potência admitida pelo contactor e às protecções (não estão contempladas no esquema pois presumo que já existe um circuito devidamente projectado mas apenas comandado manualmente).
Cumprimentos,
José Silva
Conforme sugerido pelo colega "joaoosvaldo", presumindo que não quer utilizar transformadores e tem 230V disponíveis (F+N), anexo um exemplo de como poderá ligar o forno, usando um interruptor horário normalíssimo.
Dependendo da programação que colocar no "relógio", fará fechar o contacto seco do mesmo o que energizará a bobine do contactor e alimentará o forno. Atenção à potência admitida pelo contactor e às protecções (não estão contempladas no esquema pois presumo que já existe um circuito devidamente projectado mas apenas comandado manualmente).
Cumprimentos,
José Silva
- Anexos
-
- ligar_forno_rel.JPG (10.16 KiB) Visto 1599 vezes
Cumprimentos,
José Silva
José Silva
-
Desculpa lá mas o fórum diz-me que não tenho permissão para ver os anexos.jasilva Escreveu:Boa tarde.
Cumprimentos,
José Silva

Já estive nas FAQ a ver se descobria o que tinha de fazer mas não descobri.
Alguém me pode dizer o que tenho de fazer? Ou então jasilva, se possivel envias-me o ficheiro por MP ou de outra maneira.
Desde já agradeço pela ajuda!

- joaoosvaldo
- Team Apoio
Colega luis_carneiro_rm dê uma vista de olhos nos seguintes link's:
http://www.eletricidade.net/viewtopic.php?f=4&t=5855
http://www.eletricidade.net/viewforum.php?f=23 (faça a sua apresentação)
actualize também o seu perfil ("profile").
http://www.eletricidade.net/viewtopic.php?f=4&t=5855
http://www.eletricidade.net/viewforum.php?f=23 (faça a sua apresentação)
actualize também o seu perfil ("profile").
-
Já fiz a minha apresentação, e o meu perfil também já está + ou - completo.
Pelo que percebi pelo que andei a pesquisar este será o meu 5º post por isso o problema já deve ficar resolvido
Pelo que percebi pelo que andei a pesquisar este será o meu 5º post por isso o problema já deve ficar resolvido

- Varejo
- Team Apoio
- Registado: 14 jun 2007, 01:17
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 12 times
Boas, tens este contactor Legrand 04070, depois colocas o interruptor horário 03740 só para atracar o contactor!
p.s o 04070 é de 40A.

p.s o 04070 é de 40A.

Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
-
Mais uma vez obrigado pela ajuda.
Estou a espera que me seja dada a permissão para ver os anexos, do user que postou à uns posts atrás, pois sem um esquema de ligações não me vou aventurar a fazer isso pois não é a minha área, e para o caso em questão não posso correr o risco de me tentar desenrascar. lol
Estou a espera que me seja dada a permissão para ver os anexos, do user que postou à uns posts atrás, pois sem um esquema de ligações não me vou aventurar a fazer isso pois não é a minha área, e para o caso em questão não posso correr o risco de me tentar desenrascar. lol
-
- Velha Guarda
- Registado: 25 out 2009, 17:03
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 18 times
Boas
Eu ja fiz uma alteração dessas num forno de uma pizaria em que o dono tinha que se por a pé de manha 1/2 hora mais cedo so por causa de pôr o forno quente para a hora de abertura ao publico mas cada forno é um forno e pode não dar para fazer a mesma alteração mas o que eu fiz depois de ter examinado a instalação interna do forno foi o seguinte: o forno era alimentado com 3 fases mais neutro mas o neutro era so para alimentar o painel de comando e as bobines dos contactores então foi so identificar qual era o neutro que alimentava as bobines e colocar um relógio alimentado com uma das fases e neutro e o contacto interruptor do relógio passou a controlar o neutro que alimenta as bobines dos contactores do forno.
Eu ja fiz uma alteração dessas num forno de uma pizaria em que o dono tinha que se por a pé de manha 1/2 hora mais cedo so por causa de pôr o forno quente para a hora de abertura ao publico mas cada forno é um forno e pode não dar para fazer a mesma alteração mas o que eu fiz depois de ter examinado a instalação interna do forno foi o seguinte: o forno era alimentado com 3 fases mais neutro mas o neutro era so para alimentar o painel de comando e as bobines dos contactores então foi so identificar qual era o neutro que alimentava as bobines e colocar um relógio alimentado com uma das fases e neutro e o contacto interruptor do relógio passou a controlar o neutro que alimenta as bobines dos contactores do forno.
-
Pois, já vi que é por aí que tenho que ir, mas queria mesmo era um esquema com as ligações a fazer, porque como já disse não tenho experiência na matéria.
E já agora isso é coisa pra custar quanto mais ou menos?
É que o dono da pastelaria pediu um orçamento à empresa que vendeu o fogão e eu até fiquei parvo com o valor que eles pedem por uma coisa dessas.
E já agora isso é coisa pra custar quanto mais ou menos?
É que o dono da pastelaria pediu um orçamento à empresa que vendeu o fogão e eu até fiquei parvo com o valor que eles pedem por uma coisa dessas.