Código: Selecionar todos
Memória descritiva
1. Introdução
A presente memória descritiva refere-se à execução da instalação de um sistema de porteiro eléctrico, com intercomunicação, num edifício composto por quatro fracções: duas lojas no rés-do-chão; dois apartamentos no 1º andar, com uma área comum de acesso, composta de entrada, escadas e patim.
O sistema de porteiro eléctrico com intercomunicador vai servir os dois apartamentos do 1º andar. Será também instalado um botão de chamada no patamar do 1º andar para cada apartamento e, no hall de entrada do edifício, um botão para comando do trinco eléctrico.
2. Canalizações
A canalização será oculta, constituída por condutores protegidos por tubos embebidos na alvenaria. Tem origem no quadro de serviços comuns.
2.1. Tubos
Será usado tubo do tipo VD. Nos troços onde seja necessário passar mais de cinco condutores, deverá utilizar-se tubo VD20, a fim de facilitar o seu enfiamento; nos outros, será utilizado tubo VD16.
2.2. Caixas
Serão utilizadas caixas de derivação e de aparelhagem em PVC rígido, próprias para instalações embebidas, compatíveis com o tubo VD e equipadas com boquilhas flexíveis.
2.3. Condutores
Os condutores a utilizar serão do tipo H05V-U de 0,5 mm2.
3. Aparelhagem
Será utilizado um "kit" de porteiro eléctrico para dois utilizadores da marca Elvox com a ref.ª Art. 895E, que é constituído por: transformador 230V / 12V; dois telefones e uma botoneira. Os aparelhos de comando (botões de pressão) serão da marca GE modelo Algarve ref.ª 137 com tecla basculante e ficarão alojados em caixas de aparelhagem (ponto 2.2.)
O transformador deverá ser montado no quadro eléctrico de serviços comuns; a protecção do transformador contra sobre-intensidades ou curto-circuitos será assegurada por disjuntor com o calibre de 6A.
Na montagem do "kit" deverão ser observadas as instruções que o acompanham.


