Comando a distancia!

Responder
fiasgardone
Curioso
Curioso
Registado: 26 jan 2008, 10:47
Agradecimento recebido: 1 vez

Comando a distancia!

Mensagem por fiasgardone »

Pessoal tudo bem! não sei se este è o sitio mais apropriado para por esta duvida, pe4o desde jà as desculpas!

Queria comandar a distancia uma portas electrica ou seja de manha abrir a noite fechar ,mas só quando eu desse essas ordem, ou seja não seria todos os dias igual!

Pesquisando no google aparece alguma coisa que fala no sistema GSM com telemovel, ou seja
como fazer uma ligação ao vibrador do telemovel e depois fazer uma chamada para esse numero fazer ligar o dispositivo, só que tem um problemas que pode haver disparo errado e isso a mim não era nada agradavel, mesmo pecimo! e so dava para ligar e nao para desligar.

Tambem descobri que atravez de SMs tambem è possivel ligar e desligar qualquer dispositivo electrico,atravez de um codigo liga o relè e para desligar envia outro codio, como uma letra etc, ora esse era o essencial para mim, mas nao percebi ao certo como funciona, e tambem tinha que ser programado em assemble coisa que nao percebo nada! aqui fica o site!

http://www.serasidis.gr/circuits/smscon ... roller.htm

Tambem me disseram que hà despositivos para os carros quando roubados atravez de uma ligação è possivel desligar e ligar um relé ,mas que tambem não è nada barato!

Pergunto jà algem montou alguma coisa assim no genero e poderia partilhar? para montar o circuito não
hà problema!

No mercado tem modulos gsm Penso que dà para isso, mas è caro,pode haver coisas no mercado mais em conta mas eu desconheco, ou seja queria coisa mais em conta se possivel

desde jà agradeço a ajuda
kakai
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 22 jan 2007, 19:24

Re: Comando a distancia!

Mensagem por kakai »

fiasgardone
Curioso
Curioso

Obrigado pela ajuda!

Mas em relação ao que eu procuro não estou a ver solução nesse topico!o que eu quero realmente era contrular o dipositivo de qualquer parte do País, por isso eu achei a montagem do telemovel a melhor solução!

Vamos ver se algem jà montou algo no genero!!

Um abraço
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 201 vezes

Mensagem por nelmindo »

Com o recurso a modems GSM é possivel efectuar o que pretende. Já existe um tópico aberto
http://www.eletricidade.net/viewtopic.php?f=24&t=5031
fiasgardone
Curioso
Curioso

nelmindo Escreveu:Com o recurso a modems GSM é possivel efectuar o que pretende. Já existe um tópico aberto
http://www.eletricidade.net/viewtopic.php?f=24&t=5031
Pessoal tudo bem !

Eu antes de postar aqui qualquer coisa faço sempre uma pesquisa no forum e realmente tinha visto esse tópico tambem , mas como era um pouco caro e tem que se saber programar tambem, então resolvi procurar coisa mais barata!

Como tenho andado nas minhas pesquisas encontrei algo que não estou entender bem (devido ao meu ingles pessimo) do qual pedia a vossa ajuda, eu descobri um site onde tem um circuito para ligar o telemovel , mâs tem là qiualquer coisa escrita que não percibi e tambem com o google esta dificil e è o seguinte;

""The project uses two GSM cellphone to control appliance or any AC operated device. By connecting cellphone speaker to the circuit and calling such cellphone then press key 1 to 4 on keypad of calling celphone, all those four appliance/devices can be switched ON/OFF""

e o site è este.. http://pupzaprojects.com/DTMF.htm

Serà que se eu montar este circuito dà para o que eu quero?

desde jà agradeço
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 201 vezes

Mensagem por nelmindo »

O problema destes circuitos home-made, é a fiabilidade.
Por exemplo, não percebi se o telefone é atendido, quando recebe a chamada. Se o assim fizer, quem é o que o desliga depois das operações todas. É que este circuito está um pouco incompleto.
patinhofeio
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 mar 2008, 10:45

Mensagem por patinhofeio »

Boas.
Sejamos práticos: Quem tem dinheiro, compra BMW, quem não tem, compra fiat. Ambos andam e servem pra levar a família, mas um com mais conforto que o outro.
Esta introdução é apenas para elucidar outras frases idênticas, do tipo: a pressa é inimiga da perfeição, etc etc.
Os sistemas comerciais de controlo por mensagem são sempre caros, devido à pouca implementação dos mesmos no mercado. Tudo o que tem pouca saída, é habitualmente mais caro.
Se pensarem nos passos que um sistema desses tem de fazer, facilmente percebem que a ser feito de forma Home made(caseira) implica muita programação. Mesmo implicando programação(em assembly ou em outra linguagem qualquer) há sempre custos incontornáveis, como seja o modem gsm, o circuito em si, a manutenção do cartão gsm para colocar no sistema.
Se procurar nos sites onde viu os circuitos programáveis, talvez encontre algum que tenha o código pronto a programar, bastando para isso fazer(ou comprar um programador, e carregar o ficheiro fornecido por eles, normalmente em HEX). Tenho ideia de já ter ouvido falar num site que tinha o projecto completo, mas não sei o endereço.
O circuito do ultimo site(o tal em inglês que não percebeu) funciona da seguinte forma:
O telefone A liga para o B e envia um som DTMF(aquele som que se ouve quando se carrega nas teclas) No telefone B, conforme o som recebido, ele descodifica a tecla premida e activa/desactiva a saída correspondente. Neste esquema falta o circuito para atender a chamada(atender o telefone B). Resumindo, o circuito nada mais é que um emissor/receptor de DTMF via telefone, mas sem o sistema de atendimento automático. Este sistema só pode ser concretizado, se o telefone B permitir a função "atender chamada automaticamente após x toques". Sendo este um sistema puramente codifica/descodifica DTMF, pode surgir o problema de alguém ligar para o telefone B e clicar em alguma das teclas 1,2,3,4 e activar/desactivar circuitos.
A forma ideal e segura, passa sempre pelas soluções micro-controladas(as mais caras), pois através do processador(o tal programável) dá para colocar código de acesso, níveis de acesso para funções especiais, etc.
Abraço
Última edição por patinhofeio em 21 abr 2010, 22:12, editado 1 vez no total.
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
fiasgardone
Curioso
Curioso

nelmindo Escreveu:O problema destes circuitos home-made, é a fiabilidade.
Por exemplo, não percebi se o telefone é atendido, quando recebe a chamada. Se o assim fizer, quem é o que o desliga depois das operações todas. É que este circuito está um pouco incompleto.

Pessoal agradeço vossos comentarios!

nelmindo eu tambem não percebi essa, se era necessario atender o telefone! senão fosse era bom!

patinhofeio tudo bem!

Eu sei que se comprar um produto comercial è mais fiavel, mas como isso è para consumo proprio então se por acaso houvesse alguma coisa em conta era excelente para mim! e programação quanto a mim tà feio, mesmo que seja pouco!

Mesmo assim o circuito vai ligar ao escutador(penso eu) do telefone B,ora como è feita essa descodificação DTMF atraves do escutador, visto os toques DTMF è feito no telefone A (telefone comando) è nesse que os toques são feitos quando digitamos os nemeros e o telefone B vai receber o numero completo!

Sinceramente estou bastante confuso, se poder esclarecer melhor agradeço!

bem este circuito eu não estou a ver verdadeiramente como funciona como sitei em cima, porque realmente se for para atender o telefone este circuito não tem qualquer significado para ligar quer seja o que for , porque sendo assim ter que esta uma pessoa por perto para atender o telefone,essa pessoa pode ligar e desligar os despositivos a controlar isto no meu caso!

Desde jà agradeço mais Ideias
patinhofeio
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 mar 2008, 10:45

Mensagem por patinhofeio »

fiasgardone Escreveu: ...
Mesmo assim o circuito vai ligar ao escutador(penso eu) do telefone B,ora como è feita essa descodificação DTMF atraves do escutador, visto os toques DTMF è feito no telefone A (telefone comando) è nesse que os toques são feitos quando digitamos os nemeros e o telefone B vai receber o numero completo!

Sinceramente estou bastante confuso, se poder esclarecer melhor agradeço!
...
Boas.
Uma boa forma de perceber o funcionamento de qualquer circuito que nos apareça à frente, é consultar os datasheets, dos componentes que integram esse esquema.
Começando a descodificar o esquema:
O circuito integrado MT8870 é um descodificador de DTMF. Ele vai descodificar os sons emitidos pelo telefone A. Consoante forem ligadas as saídas, podemos ter 16 combinações possíveis(nem vou alongar-me sobre as frequências para não baralhar, mas pode procurar frequências DTMF no Google e vai descobrir muita coisa). As saídas deste circuito integrado vem em BCD binário, e são ligadas ao CI 74138 que é um desmultiplexer 3/8. Este desmultiplexer, vai converter o sinal BCD para saídas independentes. Se consultar o datasheet dele, verá a tabela de verdade(o modo de ele funcionar).
Cada saída do 74138 está ligada a um flip-flop(7476, e cada circuito tem 2 flip-flop internos). Desta forma, cada vez que se clica numa tecla, a saída muda o estado(como se fosse um telerruptor).
Como já referi acima, o circuito vai descodificar os códigos DTMF enviados pelo telefone A, mas para isso, é preciso que a ligação esteja estabelecida(chamada atendida) Durante uma chamada, se uma das pessoas clicar nas teclas do telefone, o som DTMF é enviado pela linha para o outro telefone.
Como referi no post anterior, para este sistema funcionar, é preciso que a chamada seja atendida. Ou o telefone B tem algum sistema de atender após n toques, ou terá de fazer um sistema desse tipo para atender(o que complica mais o circuito) Outra desvantagem deste sistema, é que não tem forma de saber se a saída x está ligada ou desligada. De cada vez que clica numa tecla, apenas muda o estado da mesma, mas tanto pode ligar como desligar(e após algumas manobras fica sem saber qual o estado das mesmas).
A solução, poderia passar por adaptar mais saídas no circuito(com pequenas alterações este circuito pode ter 7 saídas), e usar por exemplo uma saída de forma directa para fazer reset ao sistema. Claro está, que tudo isso implica conhecimentos e testes.
Abraço
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
fiasgardone
Curioso
Curioso

patinhofeio Escreveu: Boas.
Como já referi acima, o circuito vai descodificar os códigos DTMF enviados pelo telefone A, mas para isso, é preciso que a ligação esteja estabelecida(chamada atendida) Durante uma chamada, se uma das pessoas clicar nas teclas do telefone, o som DTMF é enviado pela linha para o outro telefone.
Como referi no post anterior, para este sistema funcionar, é preciso que a chamada seja atendida. Ou o telefone B tem algum sistema de atender após n toques, ou terá de fazer um sistema desse tipo para atender(o que complica mais o circuito) Outra desvantagem deste sistema, é que não tem forma de saber se a saída x está ligada ou desligada. De cada vez que clica numa tecla, apenas muda o estado da mesma, mas tanto pode ligar como desligar(e após algumas manobras fica sem saber qual o estado das mesmas).
A solução, poderia passar por adaptar mais saídas no circuito(com pequenas alterações este circuito pode ter 7 saídas), e usar por exemplo uma saída de forma directa para fazer reset ao sistema. Claro está, que tudo isso implica conhecimentos e testes.
Abraço
OLa Pessoal! o fim de semana começa agora para mim!

Amigo Patinho obrigado pelos esclerecimentos!

Eu realmente referia-me era ao funcionamento entre o telemovel e o circuito! e não circuito em si!

Bem esta visto que isto não tem qualquer valor para aquilo que eu quero visto ter que ser atendido o telefone !
Por isso as pesquisas vai continuando e desta vez foi um colega que me deu a ideia de um telemovel com o vibrador de alarme era capaz de consegir alguma coisa pelo menos para ligar um rele por um certo periodo de tempo e depois desligar o automatico claro que requer um circuito temporizador , mas isso acho que não è dificil!

Vamos ver no que isto vai dar!?

Um abraço e bom fim de semana!
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”