Interruptor diferencial selectivo
Interruptor diferencial selectivo
Olá amigo...
Estou a terminar a electricidade da minha casa e fiquei com uma duvida. Tenho um QG, um Q.1ºandar, um Q.cozinha e um na Q.cave. Agora pergunto, será necessario pôr um int. deferencial selectivo no Q.G para garantir a selectividade entre diferenciais.
Estou a terminar a electricidade da minha casa e fiquei com uma duvida. Tenho um QG, um Q.1ºandar, um Q.cozinha e um na Q.cave. Agora pergunto, será necessario pôr um int. deferencial selectivo no Q.G para garantir a selectividade entre diferenciais.
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
Re: Interruptor diferencial selectivo
As saídas que saem do QG para alimentar os restantes quadros parciais não necessitam de estar protegidas pelo diferencial, visto que os quadros elétricos têm de ser da classe II de isolamento e existindo diferenciais apenas nos circuitos finais que saem de cada um dos quadros (ex.: iluminação, tomadas e outros equipamentos). De forma simplificada a montante do corte geral do QG é daí que devem derivar as saídas para os restantes quadros sem passar pelo diferencial.Plant Escreveu:Olá amigo...
Caso não queira fazer a alteração indicada acima aí sim deve utilizar um diferencial selectivo no QG.
Última edição por joaoosvaldo em 20 abr 2010, 09:24, editado 1 vez no total.
-
- Velha Guarda
- Registado: 24 abr 2009, 00:08
Não concordo com o colega, pode colocar um só diferêncial para protecção dos 3 quadros parciais e ter um corte geral de protecção a cada um dos quadros, ou então um corte geral, da saida deste ai sim sair para cada um dos quadros parciais e depois em cada quadro colocar um diferêncial, porque sair para os quadros parciais antes do corte geral onde fica o corte geral a instalação!
Cumprimentos;
Cumprimentos;
Pedro Mendes
- joaoosvaldo
- Team Apoio
Sim o que queria dizer era depois do corte geral da instalação a instalar no QG é daí que devem derivar as alimentações para os parciais, peço desculpa pela confusão!pedro_mendes Escreveu:Não concordo com o colega, pode colocar um só diferêncial para protecção dos 3 quadros parciais e ter um corte geral de protecção a cada um dos quadros, ou então um corte geral, da saida deste ai sim sair para cada um dos quadros parciais e depois em cada quadro colocar um diferêncial, porque sair para os quadros parciais antes do corte geral onde fica o corte geral a instalação!
Cumprimentos;
Quanto à sua opinião de colocar um só diferencial nada o impede em princípio mas não acho uma boa solução até porque se existir um defeito à terra em qualquer circuito da instalação fica tudo fora de serviço, ou seja, se o problema for num QP vai ficar a instalação toda fora de serviço sem necessidade nenhuma!
-
- Velha Guarda
Boas..sim sem duvida concordo, mas é de facto uma solução, garante a protecção contra defeito, e já agora se por acaso colocar 3 diferênciais e se forem da mesma protecção contra defeito desparam todos na mesma, tem que haver uma diferênca entre cada um deles.
Cumprimentos;
Cumprimentos;
Pedro Mendes
- joaoosvaldo
- Team Apoio
Não percebi muito bem!!! Se existirem 3 diferenciais e por exemplo se cada diferencial proteger 5 circuitos (no total ficam 15 circuitos) e se existir um defeito fase-terra no circuito x só vai disparar o diferencial desse circuito apenas, só pode acontecer disparar mais algum no caso de existir mais algum diferencial a jusante mas neste caso este deve ser selectivo, mas podendo esta situação ser evitada com o que eu disse no outro post.pedro_mendes Escreveu:Boas..sim sem duvida concordo, mas é de facto uma solução, garante a protecção contra defeito, e já agora se por acaso colocar 3 diferênciais e se forem da mesma protecção contra defeito desparam todos na mesma, tem que haver uma diferênca entre cada um deles.
Cumprimentos;
-
- Velha Guarda
Vejo o anexo e pode ser que perceba e ajude, como disparam todos se foram da mesma protecção.joaoosvaldo Escreveu:Não percebi muito bem!!! Se existirem 3 diferenciais e por exemplo se cada diferencial proteger 5 circuitos (no total ficam 15 circuitos) e se existir um defeito fase-terra no circuito x só vai disparar o diferencial desse circuito apenas, só pode acontecer disparar mais algum no caso de existir mais algum diferencial a jusante mas neste caso este deve ser selectivo, mas podendo esta situação ser evitada com o que eu disse no outro post.pedro_mendes Escreveu:Boas..sim sem duvida concordo, mas é de facto uma solução, garante a protecção contra defeito, e já agora se por acaso colocar 3 diferênciais e se forem da mesma protecção contra defeito desparam todos na mesma, tem que haver uma diferênca entre cada um deles.
Cumprimentos;
Cumprimentos;
- Anexos
-
- digitalizar0001.jpg
- (1.8 MiB) Transferido 67 vezes
Pedro Mendes
- joaoosvaldo
- Team Apoio
Colega Pedro Mendes parece que temos um problema de comunicação
!!! Eu sei como é que funciona a selectividade entre diferenciais mas não se aplica na solução apresentada por mim, visto que na solução que sugeri não existem diferenciais em "cascata" a jusante de cada diferencial apenas existem os cortes parciais e gerais conforme o caso.
Ver a imagem em anexo seguinte (apesar da má qualidade do desenho penso que dá para perceber a ideia):
*De notar ainda que as canalizações de alimentação aos quadros devem ser realizadas com cabos de duplo isolamento.

Ver a imagem em anexo seguinte (apesar da má qualidade do desenho penso que dá para perceber a ideia):
*De notar ainda que as canalizações de alimentação aos quadros devem ser realizadas com cabos de duplo isolamento.
- Anexos
-
- solução proposta.jpg
- (184.03 KiB) Transferido 59 vezes
Última edição por joaoosvaldo em 21 abr 2010, 14:58, editado 1 vez no total.
-
- Velha Guarda
Estou exclarecido, não tinha percebido bem..Sendo assim concordo, esta correcto.
Cumprimentos, Pedro Mendes
Cumprimentos, Pedro Mendes
Pedro Mendes
-
- Curioso
- Registado: 11 ago 2020, 22:06
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 1 time
Poderia facultar o nome desse livro para que eu possa adquiri-lo?pedro_mendes Escreveu: 20 abr 2010, 23:34Vejo o anexo e pode ser que perceba e ajude, como disparam todos se foram da mesma protecção.joaoosvaldo Escreveu:Não percebi muito bem!!! Se existirem 3 diferenciais e por exemplo se cada diferencial proteger 5 circuitos (no total ficam 15 circuitos) e se existir um defeito fase-terra no circuito x só vai disparar o diferencial desse circuito apenas, só pode acontecer disparar mais algum no caso de existir mais algum diferencial a jusante mas neste caso este deve ser selectivo, mas podendo esta situação ser evitada com o que eu disse no outro post.pedro_mendes Escreveu:Boas..sim sem duvida concordo, mas é de facto uma solução, garante a protecção contra defeito, e já agora se por acaso colocar 3 diferênciais e se forem da mesma protecção contra defeito desparam todos na mesma, tem que haver uma diferênca entre cada um deles.
Cumprimentos;
Cumprimentos;