subsituir rede rj11 por rj45
subsituir rede rj11 por rj45
A minha casa tem uma instalação tradicional, i.e., cabo coaxial p TV e rj11 p telefone.
No entanto, estou a pensar montar 1a rede de dados rj45 e estava a pensar retirar o cabo de telefone e substituir por cabo de dados rj45 Cat6.
O q acham da ideia?
No entanto, estou a pensar montar 1a rede de dados rj45 e estava a pensar retirar o cabo de telefone e substituir por cabo de dados rj45 Cat6.
O q acham da ideia?
- carlos_cfr7
- Quadro de Honra
- Registado: 11 jun 2007, 15:37
- Agradecimento recebido: 1 vez
Re: subsituir rede rj11 por rj45
Acho que fazes bem.
tem atençao que o cabo de telefone está ligado em bus, e o cabo de rede é ligado em estrela. deves ter um tubo 16mm entre tomadas. se for cat6 nao passas mais que 1 UTP. se for cat5 deves conseguir passar 2. O cat 6 pra ja nao te dá vantagens quase nenhumas, a menos que tenhas que garantir rede gigabit a grandes distancias.
desenha o percurso de tubo e ve como e onde vais por o switch para veres que cabos podes passar.
tem atençao que o cabo de telefone está ligado em bus, e o cabo de rede é ligado em estrela. deves ter um tubo 16mm entre tomadas. se for cat6 nao passas mais que 1 UTP. se for cat5 deves conseguir passar 2. O cat 6 pra ja nao te dá vantagens quase nenhumas, a menos que tenhas que garantir rede gigabit a grandes distancias.
desenha o percurso de tubo e ve como e onde vais por o switch para veres que cabos podes passar.
Última edição por carlos_cfr7 em 20 abr 2010, 16:51, editado 1 vez no total.
Eng. de electrónica e telecomunicações
qual é a melhor forma de descobrir por onde passam os fios de telefone?
- carlos_cfr7
- Quadro de Honra
pois é tirares as tomadas e mexer os fios, pra veres de onde e pra onde vao.
- carlos_cfr7
- Quadro de Honra
sim. a rede telefonica antigamente era em bus como era antigamente tambem a TV. as tomadas de telefone estao todas ligadas em paralelo, so tinham um contacto com um interruptor para que so o 1º telefone do bus tocasse. mas nao era qualquer telefone que suportava isso.
ok ... era bom se a minha fosse em estrela pois facilitava-me a vida ... a csa é de 2008, mas n tem ITED.
- carlos_cfr7
- Quadro de Honra
onde estou a morar agora tambem é assim, entraram os projectos na camara antes de 2005, ainda com o RITA. O apartamento foi a estrear em 2009, ms é no sistema RITA.
Acabei por usar o wireless, mais pk a casa é alugada.
Acabei por usar o wireless, mais pk a casa é alugada.
sincera/ ando a estudar o assunto ... estive hj a ver e p passar 1 cabo Cat5e junto do coaxial ... é mm à tangente ...
considerei várias hipoteses:
- rede rj45
- rede rj45 + plc
- rede fibra
mas qdo as infraestruturas n estão preparadas é 1a chatice.
A ideia era montar 1a rede de 1 Gbps ou + já a pensar no futuro ...
considerei várias hipoteses:
- rede rj45
- rede rj45 + plc
- rede fibra
mas qdo as infraestruturas n estão preparadas é 1a chatice.
A ideia era montar 1a rede de 1 Gbps ou + já a pensar no futuro ...
estive a estudar o tipo de cabos e p 1a rede de 1 Gbps, existem vários ... mas aonde é q posso comprar cabos Cat5e ou Cat6 q sejam finos?
é q dentro das mm's especificações nem todos tem o mm diametro.
é q dentro das mm's especificações nem todos tem o mm diametro.
- carlos_cfr7
- Quadro de Honra
em cat5e consegues cerca de 5mm, em cat 6 nao deves conseguir menos que 6mm.
nao precisas de cat6 pra gigabit em casa. cat5e chega-te perfeitamente.
nao precisas de cat6 pra gigabit em casa. cat5e chega-te perfeitamente.
p conseguit montar uma rede de 1 Gbit até 10 GBits só Cat 7, certo? ... mas o diametro vai parar aos 8 mm.
Será q consigo passar 1 cabo destes no tubo do telefone, i.e., substituindo 1 pelo outro?
O engraçado é q tenho aqui dois cabos: 1 de Cat5e stp e 1 de Cat7 stp e o de Cat7 é + fino do q o de Cat5e ... estranho n?
Dos cabos q possuo c as mm's especificações, i.e., Cat5e stp ... mas de marcas diferentes os diamentros tb s significativa/ diferentes ...
Será q consigo passar 1 cabo destes no tubo do telefone, i.e., substituindo 1 pelo outro?
O engraçado é q tenho aqui dois cabos: 1 de Cat5e stp e 1 de Cat7 stp e o de Cat7 é + fino do q o de Cat5e ... estranho n?
Dos cabos q possuo c as mm's especificações, i.e., Cat5e stp ... mas de marcas diferentes os diamentros tb s significativa/ diferentes ...
- carlos_cfr7
- Quadro de Honra
mas para que queres uma rede em casa com essas velocidades? Isso so se justifica em empresas.. eu por wireless(54mbps) consigo fazer streaming de video HD entre o pc pessoal e o ht-pc da sala, sem falhas...
em casa tenho 1a rede de 1 Gbps ... e estou habituado a ver filmes em fullHD ... sem falhas!
E a trf de files é excelente ... imagino q c a entrada nos Gigas o melhor é montar 1a rede q dê p os próximos 5 a 10 anos ...
E a trf de files é excelente ... imagino q c a entrada nos Gigas o melhor é montar 1a rede q dê p os próximos 5 a 10 anos ...
- carlos_cfr7
- Quadro de Honra
ok, é uma justificação. os fullhd ja no meu caso, prefiro 1º transferir, e depois ver localmente. a 54mbps nas cenas com mt movimento, nota-se alguns soluços. mas consegues rede gigabit com cabo cat5e, na boa.
O futuro é a fibra. se queres uma coisa "future proof" poe um cabo de 1 par de fibras ( multimodo é mais barato e pra essa distancia dá e sobra, as interfaces tambem sao mais baratas).
O futuro é a fibra. se queres uma coisa "future proof" poe um cabo de 1 par de fibras ( multimodo é mais barato e pra essa distancia dá e sobra, as interfaces tambem sao mais baratas).