cada um so deveria poder assinar praquilo que teve formaçao adequada. o curso deles é vocacionado para a construçao civil. os electrotecnicos é vocacionado para muita coisa, uma delas a construçao civil. é normal os de civil possam assinar muita coisa na construçao civil. O ited é uma area pequena nos engenheiros de telecomunicaçoes, e é mais pq os electrotecnicos sempre tem ficado com a parte do bolo dos de telcomunicaçoes.trivial Escreveu:Poupem-me
Os electrotécnicos já são fod.... por toda a legislação e vocês ainda querem dividir?
um eng, civil pode assinar tudo e mais alguma coisa.
nós temos de dividir os trabalhos com tec. de electricidade e etc,
o que deveria era quer seja da área energia ou telecomunicações poder assinar tudo, afinal somos eng. e supostamente só assinamos o que temos certeza doq ue fazemos.
se é de uma área ou outra.... um eng que seja eng. tem de saber se desenrascar e aprender ou então não é eng. e então não deveria por assinar nada
Cumps
Na pratica quer tecnicos quer engenheiros assinam o que podem pra ganhar dinheiro, quer saibam quer nao... qd nao sabem, pedem um projecto a quem sabe, ou como uns que aparecem pelo forum a dizer: "nao percebo nada de ited, nunca fiz nada disso mas tenho aqui um pra fazer, ajudem-me, alguem tem uma memoria e um projecto exemplo?" e tentam copiar o que der.. depois veem-se umas lindas maravilhas por aí.. contra isso nao ha nada a fazer..
e depois admiram-se de haver por ai projectos a 50€...
ha a fazer é contra quem nao teve formaçao especifica, nao deixar assinar... e quando digo formaçao, falo em redes ethernet, fibra, PC todas as cats, coaxial, modulaçoes TV e SAT, taxas de erros digitais, niveis de sinais minimos para cada modulaçao, ganhos e tudo o que esta por tras de antenas, feixes hertzianos (que muitas vezes sao viaveis em algumas situaçoes), etc etc... com as matematicas e fisicas que estao por tras.
Nao é com uma formaçao a dizer" aqui poes o ati, aqui o ate, usa esta e aquela tubagem, este e aquele cabo, e ta o projecto feito". assim um engenheiro civil qq dia até faz projectos electrotecnicos, se deixassem...