CAMPAINHA QUEIMADA

mrkazama
Curioso
Curioso
Registado: 01 abr 2007, 23:01

CAMPAINHA QUEIMADA

Mensagem por mrkazama »

olá malta! estão bons?

desta vez é o seguinte:

tenho uma campainha da "orbis" (nova) ligada a 220v, mas só recebe energia quando se carrega no botão (sem carregar no botão, verifiquei com o busca-polos não há corrente nos fios).

apareceu-me uma mancha negra por cima da campainha, quando retiro a tampa, verifiquei que estava queimada, e a temperatura foi tal que começou a derreter a tampa, penso que deve ter feito chama, devido à mancha negra na parede, bem, pelo menos fumegou bastante...

as minhas questões são:

Se só tem corrente quando se carrega no botão, como pode ter queimado?

Será que queimou por alguém ter carregado no botão durante muito tempo? (por vezes os miúdos colam os botões com fita-cola, e quando não há ninguém nas casas, lá ficam as campainhas a tocar horas a fio... [não posso afirmar que tenha sido o meu caso, pois não detectei nada no botão, aliás, este está a funcionar bem e os fios estão bem ligados])

Será que o técnico que fez a instalação eléctrica pode ter deixado algum fio mal ligado nalguma caixa de derivação?

desde já obrigado pelo vosso tempo e disposição!

abraço a todos!
admin
Admin
Admin
Registado: 02 set 2006, 13:05
Has thanked: 120 times
Been thanked: 140 times
Contacto:

Mensagem por admin »

Poderia ter sido muitas horas seguidas a trabalhar mas normalmente estão preparadas para isso .

Poderia ser uma anomalia já vinda de fabrica

Será que é para ligar directamente a 2220V

Estas são as minhas
solução ao seu problema
Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
DMCB
Curioso
Curioso
Registado: 20 mai 2007, 15:39

Mau contacto

Mensagem por DMCB »

Viva colega, deu aí uma pista que poderá ter importância fundamental, "por vezes os miúdos colam os botões com fita-cola", o problema não será o funcionamento da campainha em longos períodos de tempo mas sim um mau contacto ( circuito semi aberto ) que provoca o aparecimento de arcos eléctricos ( resistência do ar > resistência do cobre ), provocando um aquecimento substancial.

Abraços
Sempre disposto a aprender e partilhar experiências com outros profissionais desta área.
justme
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 mai 2007, 21:17
Been thanked: 24 times

Mensagem por justme »

Apenas com esses dados so podemos tentar adivinhar.
Visitei a pagina da Orbis e segundo o esquema de ligações para o unico modelo apresentado há duas alternativas de ligação:
-para 220V

-para 125v

ter havido uma troca na escolha da tensão adequada parece-me uma boa hipotese. É que neste caso a campainha até podia funcionar por diversas vezes sem se queimar uma vez que o seu uso é intermitente -praticamente pulsante - e apenas num toque mais longo ela ter-se por fim queimado!
justme
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por justme »

Adm escreveu:

Poderia ter sido muitas horas seguidas a trabalhar mas normalmente estão preparadas para isso.

As campainhas não estão preparadas para funcionar por periodos alongados. O seu serviço normal é claramente intermitente. Não há qualquer vantagem para o fabricante optimiza-las para funcionar por longos periodos sobretudo se pensarmos na competitividade entre fabricantes.

Um abraço.
justme
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por justme »

DMCB escreveu:
Viva colega, deu aí uma pista que poderá ter importância fundamental, "por vezes os miúdos colam os botões com fita-cola", o problema não será o funcionamento da campainha em longos períodos de tempo mas sim um mau contacto ( circuito semi aberto ) que provoca o aparecimento de arcos eléctricos ( resistência do ar > resistência do cobre ), provocando um aquecimento substancial.

Caro DMCB,

caso acontecesse um mau contacto devido a "por vezes os miúdos colam os botões com fita-cola" isso aconteceria exatamente no botão e qualquer arco electrico far-se-ia sentir exatamente aí, não na bobina/transformador da campainha. Parece-me razoável analizar desta forma.

Um abraço.
Aasoares
Curioso
Curioso
Registado: 31 mai 2007, 18:49

Mensagem por Aasoares »

Boas,

Campaínhas de tensão de funcionamento de 220V, com botões de comando acessíveis a pessoas (até crianças) ???. Não é real...

Alguma coisa de errado se está a passar, pensem nisto.

Um abraço

Aasoares
admin
Admin
Admin
Contacto:

Mensagem por admin »

É uma boa questão, pois temos a possibilidade de zelar pela segurança

das pessoas, mas há casos que não dá como comandar uma lâmpada a

220 V
credo
Curioso
Curioso
Registado: 14 abr 2007, 23:17

Mensagem por credo »

admin Escreveu:É uma boa questão, pois temos a possibilidade de zelar pela segurança

das pessoas, mas há casos que não dá como comandar uma lâmpada a

220 V
Caro admin não percebi esta parte,
importa-se de desenvolver?
Obrigado
admin
Admin
Admin
Contacto:

Mensagem por admin »

O que eu estava a querer dizer era que o ideal para segurança das pessoas era trabalhar

com tensões de segurança, mas isso a maioria das vezes não será possível
:wink:
credo
Curioso
Curioso
Registado: 14 abr 2007, 23:17

Mensagem por credo »

Ok obrigado pela explicação.
cumps
rmcs
Curioso
Curioso
Registado: 08 out 2007, 14:53
Has thanked: 7 times
Been thanked: 4 times

Re: CAMPAINHA QUEIMADA

Mensagem por rmcs »

não me parece que tenha sido um botão colado pois quando isso acontece normalmente deforma o plastico no sitio da bobine, ás vezes nem isso mas muito raramente mesmo originaria uma mancha negra.

o que mais parece, que talvez tenham ligado 220v na entrada de 110v
Nefelim

Mensagem por Nefelim »

Olá

A campainha tinha mesmo de ser a 220V ?

Nesse caso devia usar-se um relé a tensão reduzida para o botão pois o botão no exterior a 220 V não é permitido

Se houve erro de ser a 115 V ou 230 V não sei não conheço o material mas é tudo muito estranho

Devia usar um tranformador 230/12 ou 230/24 e para os botôes ligar o secundário do transformador, o transformador está sempre em vazio e não avaria

Um abraço

Um abraço
rmcs
Curioso
Curioso
Registado: 08 out 2007, 14:53
Has thanked: 7 times
Been thanked: 4 times

Mensagem por rmcs »

Nefelim Escreveu:Olá

A campainha tinha mesmo de ser a 220V ?

Nesse caso devia usar-se um relé a tensão reduzida para o botão pois o botão no exterior a 220 V não é permitido

Se houve erro de ser a 115 V ou 230 V não sei não conheço o material mas é tudo muito estranho

Devia usar um tranformador 230/12 ou 230/24 e para os botôes ligar o secundário do transformador, o transformador está sempre em vazio e não avaria

Um abraço

Um abraço
É claro que para um botão de campainha deveria de ser 12V mas na realidade as coisas são bem diferentes.
Por exemplo, trabalho em Lisboa na zona de Arroios (zona muito velha) e se for a ser tão linear em relação ás normas deixaria praticamente metade de Lisboa às escuras devido á falta de regulamentação nas instalações eléctricas. Já cheguei a ver cada coisa que assusta tomadas alimentadas com fio TVD (aquele fio antigo de telefone creme por vez 3 condutores em paralelo...) a secção deste nem chegava a 0.30mm2 .... por isso sem me querer afastar do assunto.
Partindo do principio que instalaram uma campainha de 220V e "mandaram" os 220 ao botão o mais certo seria terem ligado no borne dos 110v pois todas as campainhas de 220v trabalham tb a 110v (bem ... todas não sei mas uma grande parte sim) isso poderia ter queimado a campainha instataneamente sem deixar marcas ou acontecer o que aconteceu.

no caso do transformador tb acontece... experimenta deixar um botão preso e de certeza queima a campainha.
Nefelim

Mensagem por Nefelim »

Olá

Tens razão mas os botões têm de funcionar a TRS a 12 Volts pois muitos ficam no exterior á chuva e o uso de um relé é o mais indicado

Um abraço
Responder

Voltar para “Dúvidas”