Tomadas a aplicar nas casas de banho
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 19 abr 2010, 20:17
Tomadas a aplicar nas casas de banho
Boa noite
Não sei se podem me ajudar, mas gostaria se possível que me indicassem quais as tomadas que são aprovadas para as casas de banho.
Obrigada
Carla Valentim
Não sei se podem me ajudar, mas gostaria se possível que me indicassem quais as tomadas que são aprovadas para as casas de banho.
Obrigada
Carla Valentim
-
- Velha Guarda
- Registado: 24 abr 2009, 00:08
Re: Tomadas a aplicar nas casas de banho
Minimo IP 45 no volume 3 a mais de 60 cm do volume 2, com alveolos, atenção aos espelhos com tomadas, se não tiverem alvelos não confirmidade.
Cumprimentos,
Cumprimentos,
Pedro Mendes
Todas as tomadas são obrigadas a ter condutor de terra. No caso das casas antigas, em que muitos dos casos não existe condutor de terra...é necessário tomar especial atenção à ligação destas tomadas numa casa de banho, pois o problema agrava-se neste local (normalmente as pessoas andam descalças) e existe maior perigo em sofrer uma descarga eléctrica.
Cumprimentos,
Cumprimentos,
pedro_mendes Escreveu:Minimo IP 45 no volume 3 a mais de 60 cm do volume 2, com alveolos, atenção aos espelhos com tomadas, se não tiverem alvelos não confirmidade.
Cumprimentos,
No volume 3, o tal que fica depois dos 60 cm das banheiras ou base chuveiro, poderá aplicar tomadas com terra e IP X1 ( se casa de banho particular) e com a condição de ser protegida por diferencial de 30 mA (no quadro electrico, a montante do respectivo circuito). No caso de balneário público aí sim o IP terá de serr IPX5.
No volume 2, a tal faixa de 60 cm depois das banheiras ou base chuveiros, só são permitidas tomadas alimentadas por transformador de separação.
Cumps.
-
- Velha Guarda
- Registado: 24 abr 2009, 00:08
Vai-me deculpar estar de novo a dizer, mas inda a pouco tempo estive na certificação de uma obra e em que o engº disse que o IP mi nimo no volume 3 é IP45. Foi o que me foi dito.ruimeo Escreveu:pedro_mendes Escreveu:Minimo IP 45 no volume 3 a mais de 60 cm do volume 2, com alveolos, atenção aos espelhos com tomadas, se não tiverem alvelos não confirmidade.
Cumprimentos,
No volume 3, o tal que fica depois dos 60 cm das banheiras ou base chuveiro, poderá aplicar tomadas com terra e IP X1 ( se casa de banho particular) e com a condição de ser protegida por diferencial de 30 mA (no quadro electrico, a montante do respectivo circuito). No caso de balneário público aí sim o IP terá de serr IPX5.
No volume 2, a tal faixa de 60 cm depois das banheiras ou base chuveiros, só são permitidas tomadas alimentadas por transformador de separação.
Cumps.
Cumprimentos;
Pedro Mendes
O Volume 3 é classificado como AD2 (casas de banho particulares) logo IP minimo X1. Ver agendas distribuídas pela Certiel.
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
Nas casas de banho particulares o índice de protecção mínimo é efectivamente IPX1 para tomadas localizadas no volume 3 e em balneários públicos é que o mínimo é IPX5.
Em caso de dúvida pode consultar as RTIEBT ponto 701.512.2. Um conselho não acreditar em tudo o que dizem e confirmar com as regras técnicas!!!
Em caso de dúvida pode consultar as RTIEBT ponto 701.512.2. Um conselho não acreditar em tudo o que dizem e confirmar com as regras técnicas!!!
Caro Pedro Mendes, em relação às instalações no interior das casas de banho existe por aí muita mistificação e boatos!
É preciso ter cuidado e pelos menos passar uma vista de olhos pela secção 701 das RTIEBT.
Essa situação do IP45 só é aplicavel em balnearios (locais onde podem aceder diferentes pessoas, como por exemplo em escolas, fabricas, etc.)
Os IP´s dos equipamentos a instalar nas casas de banho são:
Volume 0: IPX7
Volume 1: IPX5
Volume 2: IPX4
Volume 2: IPX1
Volume 2: IPX5
cumps
É preciso ter cuidado e pelos menos passar uma vista de olhos pela secção 701 das RTIEBT.
Essa situação do IP45 só é aplicavel em balnearios (locais onde podem aceder diferentes pessoas, como por exemplo em escolas, fabricas, etc.)
Volume 2: IPX4
Volume 2: IPX1
cumps