alarmes sem fios???

beto440
Curioso
Curioso
Registado: 13 mar 2008, 22:10
Has thanked: 1 time

alarmes sem fios???

Mensagem por beto440 »

Caros amigos gostaria de ter a vossa opinão, estou a pensar seriamente em colocar um sistema de alarme de intrusão na minha casa,o problema é que não queria "rasgar" as paredes para passar tubo.
Os alarmes sem fios seriam uma boa solução?
São fiáveis?
Já alguêm aqui no forum os usou ou procedeu á montagem dos mesmos?

Obrigado
Pollux
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 fev 2008, 21:36

Re: alarmes sem fios???

Mensagem por Pollux »

Podes sempre passar calha técnica pelos rodapés.

Quanto aos equipamentos sem fios, são utilizados em último recurso na minha opinião mas, é uma opção à calha técnica.
Os detectores sem fios precisam de uma pilha que em média duram 3 anos.
Faz uma análise "custo VS estética" e decide.

;)
patinhofeio
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 mar 2008, 10:45

Mensagem por patinhofeio »

Boas...
Em muito tipo de casas, se o "instalador" for habilidoso, consegue-se instalar sistemas cablados com um impacto mínimo.
Como em todos os sistemas sem fio, a segurança consegue ser contornada. Ate em redes wireless, já se começa a descobrir e desincriptar as redes...
Um sistema de alarme deve ser seguro, e como tal, quanto menos probabilidades de ser sabotado melhor..
Os sistemas de alarme wireless, usam frequências radioelectricas para comunicar entre os dispositivos. Basta alguém ter um scaner de frequências para perceber que ha um alarme desses montado. Basta depois criar uma emissão numa frequência idêntica para perturbar o sistema, que ou dá falso alarme, ou fica inactivo.
Ha sistemas mais avançados que funcionam com duplicação de frequências, reduzindo assim os erros, mas há também interferências que perturbam um espectro inteiro de frequências, inviabilizando tambem esses sistemas.
Alem das despesas com a manutenção(pilhas, mudança das mesmas, etc) a (in)segurança é outra desvantagem.
PS: já aqui foi falado em situações em que em certos locais alguém não consiga abrir o portão da garagem ou o feixo do carro com o comando. Se forem para outro local, tudo trabalha bem. Isso deve-se ás perturbações no espectro radioelectrico. Por vezes basta estar debaixo de linhas de alta tensão para que aparelhos que funcionem com radiofrequência deixem de funcionar de forma correcta.
Não esquecer também que os ladrões estão/são cada vez mais espertos, capazes de estudar os sistemas e a forma de os anular.
Abraço
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
beto440
Curioso
Curioso

Mensagem por beto440 »

Obrigado pelas vossas respostas, vou estudar a hipotese da calha...

Obrigado
Pollux
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por Pollux »

Pode até nem ser precisa calha.
;)
Ribatejo
Curioso
Curioso
Registado: 12 abr 2010, 14:23

Mensagem por Ribatejo »

Boas pessoal

Sobre alarmes e construção civil, tenho pratica quase zero...

Mas, o ultimo alarme que vi sem fios, e que parece ser o melhor que deve haver (pelo menos que eu conheço e vi a funcionar)

Tem o seguinte principio:

E posto uma câmara de filmar em cada divisão da casa e também no quintal se for caso disso...

As câmaras estão ligadas a um PC (naquele caso por cabo TV) mas pode ser por Wireless...
Quando o alarme é ligado (através do PC), sempre que as câmaras detectarem movimento, informam ao TLM do proprietário, que o alarme disparou...
sempre que o alarme dispara o PC vai buscar uma hora de filmagens anteriores e até o alarme ser desactivado...
fica tudo registado em video...
través da net, o proprietário pode ver em tempo real o que se passa em casa...

Neste caso ele tinha um cão no quintal e umas plantas, que com o vento tinham movimento,
mas é lhe possível anular zonas da imagem na detecção de movimento.

Segundo o proprietário, gastou cerca de 700€ em câmaras e instalação das mesmas, e o PC já ele tinha assim como o programa do alarme...

É muito simples ou pelo menos pareceu-me simples...
E é muito pratico e funcional...

o programa tem mais funcionalidades que ele tinha ainda desactivadas:
- podia ser informado que lhe estavam a tocar a campainha, e responder via TLM para o intercomunicador da campainha...
- podia activar o alarme silencioso...
- podia ter mais que um TLM a ser alertado...
- ETC

CUMPS
Pollux
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por Pollux »

Isso é o sistema comercializado pela Securitas Direct. Se calhar sai mais barato um contrato com eles e fica isento de manutenção.
Ribatejo
Curioso
Curioso

Mensagem por Ribatejo »

Pollux Escreveu:Isso é o sistema comercializado pela Securitas Direct. Se calhar sai mais barato um contrato com eles e fica isento de manutenção.
Que manutenção tem aquilo?

o rapaz que me apresentou aquilo, fez tudo, e só tem umas luzes de infrmatica iguais às minhas...

se fosse feito nos dias de hoje ficava-lhe mais barato.
e se utilizar duas câmaras com visão nocturna fica em cerca de 300€ (mais o PC), segundo me informou o autor da coisa...

Cumps
Pollux
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por Pollux »

Tudo tem manutenção, embora muita gente se esqueça disso...
Ribatejo
Curioso
Curioso

Mensagem por Ribatejo »

Pollux Escreveu:Tudo tem manutenção, embora muita gente se esqueça disso...
A questão não é se tem ou não...
É se justifica entregar essa manutenção ou não... :roll:
no meu caso não se justifica nem sequer penso nessa hipótese, e para o proprietário do exemplo também não se justifica :wink:

Cumps
patinhofeio
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 mar 2008, 10:45

Mensagem por patinhofeio »

Ribatejo Escreveu:Boas pessoal
...Mas, o ultimo alarme que vi sem fios, e que parece ser o melhor que deve haver (pelo menos que eu conheço e vi a funcionar)

Tem o seguinte principio:

E posto uma câmara de filmar em cada divisão da casa e também no quintal se for caso disso...

As câmaras estão ligadas a um PC (naquele caso por cabo TV) mas pode ser por Wireless...
Quando o alarme é ligado (através do PC), sempre que as câmaras detectarem movimento, informam ao TLM do proprietário, que o alarme disparou...
...
Boas.
Há aqui algo que me deixou confuso.
Afinal esse sistema de alarme é "sem fios" ou usa cabo de tv(coaxial)?
O cabo coaxial é bem mais grosso e menos maleável que o vulgar cabo de intrusão. O cabo de intrusão, de tão fino que é, por vezes até colado a moldura que habitualmente há entre a parede e o tecto passa despercebido. Depois diz que também pode ser Wireless, o que me leva a concluir que o sistema em causa não é mesmo wireless. Ora, para quem lida com wireless, seja em redes sem fio, seja em links de vídeo, ja por certo aconteceu ter dificuldades em usar certos sistemas, tal é a saturação dessa banda de frequências(2.4Ghz). Ou seja, voltando ao meu anterior post: Alguém que veja câmaras wireless, siga algum aparelho que gere frequências parasitas em 2.4Ghz e la se vai a imagem.

Agora questões efectivas:Esse sistema, é de videovigilância e embora possa funcionar como alarme, não tem as mesmas capacidades.
Os preços referidos não devem estar correctos.700€ custa um computador mediano. Só a placa de aquisição de 4 ou 8 câmaras upa upa no preço.
Sistema não é imune às falhas de energia(as centrais de alarme convencionais, permitem + de 24h sem energia. Façam lá uma proposta para o preço de uma ups capaz de aguentar o pc esse tempo todo)
As centrais de alarme não têm "ecrans azuis", e computadores com sistemas de vigilância, as vezes calha.(experiência própria com uma placa de 16 câmaras que só ela custou os olhos da cara).
Se a intenção do autor do tópico for optar por videovigilância, aconselho antes os gravadores de videovigilància digitais, capazes de funcionar a 12 volt(facilmente se colocam baterias para socorro), permitem gravar imagens, enviar ou consultar pela internet, enviar emails de ocorrências, ou podem activar saídas por relé capazes de accionar um comunicador externo para enviar sms para n telefones.
Se optar pela solução de detecção apenas, é tentar usar um sótão(na eventualidade de existir) para passar os cabos, furando apenas no local dos detectores. Outra solução, é usar o cabo colado com silicone ao canto entre a parede e tecto. Ha silicone pintavel ou colorido. Se for em parede branca, só o silicone e o cabo passam despercebidos
Agora, tudo depende do que pretende o autor do tópico.
Abraço
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
Kykoo
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 21 mar 2010, 11:50
Has thanked: 7 times
Been thanked: 4 times

Mensagem por Kykoo »

Boas,

Penso que vai para aqui uma confusão, que nada vai beneficiar o autor do tópico. Gostaria de dar a minha opinião pessoal e profissional neste assunto. Os sistema de detecção de intrusão wireless regra geral funcionam numa de duas frequências: 4?? ou 8??. Qualquer central actual possui um sistema de supervisão entre ela e os restantes equipamentos wireless a ela conectados, com isto quero dizer, que em intervalos de tempo regulares os equipamentos enviam uma mensagem do seu estado. Existindo uma falha na comunicação ela é imediatamente reportada. Da mesma forma que se existir uma perturbação na banda de frequência do sistema (jamming) a central detecção também reporta essa situação. Os equipamentos que existem para perturbar certas frequências têm um raio de acção extremamente diminuto e não são assim tão baratos como isso! Uma protecção perímétrica é essencial!

Que eu saiba, pelo menos, por conhecimento profissional, nenhum ladrão se equipa com tecnologia hi-tech que custa avultadas quantias para vir assaltar uma simples moradia!

Como sabem toda a segurança não passa de um risco calculado! Pois como devem compreender não existe um sistema perfeito, seja em que área ou utilização for! A questão é que deve-se pensar, projectar e construir da melhor forma possível, ou seja, minimizando os riscos!

Se me perguntassem se tinha alguma objecção em colocar um sistema wireless em minha casa para me proteger, diria logo que não! A única desvantagem de facto é a substituição das pilhas dos sensores de forma periódica, de acordo com o movimento que existir, e não são assim tão caras como isso!
Normalmente o que as pessoas querem é bom e barato, depois é-lhes dado sistemas desadequados, pouco funcionais e de qualidade duvidosa. Agora pergunto, quanto vale para si a sua segurança, da sua família e dos seus bens?

Aqui também foi referido sistemas de vigilância que hoje em dia se interligam aos normais sistemas de alarme. Não é mais do que uma confirmação visual de um evento! Sempre que é activado um dispositivo (desde que esteja equipado com essa característica) envia uma confirmação visual (imagem) à central receptora de alarmes. Bastante útil para rastrear os alarmes reais dos falsos alarmes.

Na verdade no exemplo dado aqui pelo colega "Ribatejo" trata-se de um sistema de video-vigilância que está a funcionar como alarme de intrusão. O sistema de gestão detecta movimento na imagem e faz a reportagem do mesmo para os utilizadores, pode activar luzes, portões, sirenes o que quiser!

Resta-me dizer que cada caso deve ser encarado como um caso único e avaliada a situação ao promenor. Infelizmente existe para aí muita falta de responsabilidade e acima de tudo profissionalismo, pois encaram todas as situações por igual, não avaliando individualmente a implementação de um sistema de segurança!

Para qualquer dúvida/conselho, sempre ao vosso dispôr! :)

Abraço
Técnico de Sistemas Electrónicos de Segurança
beto440
Curioso
Curioso

Mensagem por beto440 »

Muito obrigado a todos por tenterm ajudar-me, mas o caro amigo kykoo confenceu-me com a sua resposta, explicou e muito bem (no meu ver) o funcionamento e as desvantagens poucas parece-me ,só a questão das pilhas, e a verdade é como ele diz a segurança não passa de um risco calculado.

Obrigado a todos
Ribatejo
Curioso
Curioso

Mensagem por Ribatejo »

Kykoo Escreveu:Boas,

Penso que vai para aqui uma confusão, que nada vai beneficiar o autor do tópico.

Na verdade no exemplo dado aqui pelo colega "Ribatejo" trata-se de um sistema de video-vigilância que está a funcionar como alarme de intrusão. O sistema de gestão detecta movimento na imagem e faz a reportagem do mesmo para os utilizadores, pode activar luzes, portões, sirenes o que quiser!
.... ...
Obrigada Kykoo, :wink:
Por ajudar a esclarecer isto...

patinhofeio Escreveu:Há aqui algo que me deixou confuso.... ....
Tamem a mim :roll:

CUMPS
cooldrink
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 28 nov 2010, 18:41

Mensagem por cooldrink »

eu comprei o meu na comtrónica, custou 390 euros, alarme gsm sem fios tudo wireless, central ,2 comandos, com dois detectores movimento, vem ja programada e tudo, e podes tb comprar detector de fumo e gas.

www.comtronica.com
Responder

Voltar para “Sistemas de Segurança”